2015 junho at Blog Ayrton Marcondes

Arquivo para junho, 2015

Terrorismo

escreva o seu comentário

Um estudante de 23 anos chega à praia.   Turistas aproveitam o sol da manhã acompanhados de familiares e amigos. Inesperadamente o rapaz retira do chapéu-de-sol a arma com a qual começa a atirar indiscriminadamente. No final consegue abater 39 pessoas e é morto pela polícia.

Simples assim. Em nome do radicalismo religioso o estudante mata e perde a própria vida. O Estado Islâmico (EI) assume a responsabilidade pelo atentado. A religião serve como escudo para a chacina.

Autoridades tunisianas declaram que o terrorismo feriu de morte o turismo no país. Centenas de turistas deixam a Tunísia enquanto outros cancelam viagens para lá. O EI logra atingir seu objetivo de desestabilização.

Incomoda saber que o estudante radical nada mais era que um cabeça a feita pelo extremismo. Incomoda saber que muitos jovens atendem ao apelo do EI incorporando-se ao grupo terrorista. Incomoda o desprezo pela vida.

O sacrifício humano faz parte da ideologia suicida. Sacrificar e ser sacrificado. Cumprir com arrojo uma missão sem volta.

Semana passada um rapaz de 19 anos entrou numa igreja nos EUA e durante uma hora assistiu ao culto realizado por uma comunidade negra. Depois levantou-se, sacou sua arma e executou nove pessoas. Fez isso em nome do racismo, pretendendo iniciar reação contra os negros da América. Agora o jovem norte-americano está preso. Divulgaram-se fotos dele com casaco nazista.

As pessoas tentam entender, mas ninguém entende. Familiares e vizinhos do rapaz que agiu na praia da Tunísia dizem não saber como ele se tornou terrorista. Entretanto, os atentados crescem. A fúria incontrolável espalha-se no mundo, devorando vidas e não se sabe como contê-la.

Há quem veja nisso tudo sinais de proximidade do apocalipse.

Retornos

escreva o seu comentário

De repente me lembro dos velhos LPs comprados nas poucas e boas lojas do centro que importavam jazz. O equipamento de som que tínhamos em casa era avançado para a época, uma Telefunken Dominante, por exemplo. Mas, nem de longe comparável aos recursos hoje disponíveis. Agora duas caixas positivas são ligadas a um computador e tem-se à mão tudo o que se pretende ouvir em matéria de música.

Não são mais necessários os CDs. Basta pagar 14 reais por mês ao Spotify para ter acesso a milhares de gravações dos mais variados gêneros musicais.

De modo que aquelas madrugadas onde os pickups faziam rodar os LPs ficaram lá, presas ao passado. Com elas as pessoas desaparecidas com quem privávamos de boa música e doses de uísque. Era outro tempo que insiste em retornar agora que Duke Elligton e John Coltrane enchem o ambiente com seus solos. Então os companheiros de ontem ressuscitam e estão de novo ao nosso lado. A música que um dia nos uniu deixou-nos para sempre imantados.

Assim, escoam-se as horas entre imagens do passado e visitas inesperadas.

A música traz de volta os mortos, acreditem.

Escrito por Ayrton Marcondes

28 junho, 2015 às 1:58 pm

escreva o seu comentário

Ídolos

escreva o seu comentário

Até ontem eu nunca ouvira falar de Cristiano Araújo. Acredito que muita gente também não. Foi preciso que o rapaz viesse a falecer num lamentável acidente de carro para que tomássemos conhecimento de sua existência.

Mais que isso o desaparecimento de Cristiano causou espanto. Soubemos que ele era cantor sertanejo. Soubemos, também, que fazia sucesso e tinha alguns hits em evidência.

Pois Cristiano fazia shows país afora. Tinha agenda a cumprir. Apresentava-se com regularidade em programas televisivos que atraem a atenção do grande público. Daí ter sua morte provocado comoção generalizada. Lamentou-se o desparecimento do rapaz em toda parte.

Impressionou o destaque dado pela mídia à morte de Cristiano. De repente alguém de quem não se falava surgiu nacionalmente, ocupando grande espaço nos noticiários. Chorou-se a perda de grande cantor.

Ao velório de Cristiano Araújo, em Goiás, compareceram mais de 10 mil pessoas. Em Caruaru onde o cantor se apresentaria nos próximos dias houve grande consternação. E gente famosa veio a público para lamentar a perda do cantor.

Cristiano Araújo despareceu junto com a namorada no acidente de carro quando voltava de um show em cidade do interior de Goiás. Estavam , os dois, no banco traseiro do veículo e supõe-se que não usavam cintos de segurança. Com o capotamento foram atirados para fora do carro e não sobreviveram.

Não sei se é correto dizer que Cristiano Araújo teve mais visibilidade pública na morte que em vida. Parece-me que sim. Na atual carência de ídolos que nos assola teve ele a oportunidade de ocupar, ainda que por breves momentos, o nicho reservado às grandes expressões públicas. Talvez por isso tanto realce deram ao seu desaparecimento.

Em entrevista recente o escritor Zuenir Ventura falou sobre notícia que correu dando conta de sua morte. Não chegou a confessar, mas achou pequena a repercussão de seu desaparecimento depois não confirmado. E dizer que tratava-se de pessoa tão conhecida, escritor e jornalista.

Creio que Cristiano Araújo, caso fosse a ele possível, estranharia a dimensão da repercussão de sua morte.

Carlos Gardel

escreva o seu comentário

Há 80 anos morria Carlos Gardel num acidente aéreo. O avião em que estava com seu parceiro Alfredo Le Pera, um paulistano, colidiu com outro ainda na pista do aeroporto e Mendellin, Colômbia. Morreram os dois, deixando atrás de si o séquito de fãs que ainda hoje perdura.

Há um texto de Julio Cortázar no qual o escritor diz que para ouvir Gardel é preciso colocar o disco 78 rotações numa vitrola antiga porque só assim pode-se recuperar em parte o clima da época em que o intérprete cantava. Trata-se da busca do genuíno Gardel.

Não é possível imaginar o que teria sido uma interpretação ao vivo de Gardel. Certamente a fama do cantor não se deve ao acaso. As muitas milongas e tangos que cantou até hoje estão em voga na voz de inúmeros intérpretes. Buenos Aires mantém suas casas de tangos nas quais a cada noite acontecem espetáculos nos quais nunca falta o espírito de Carlos Gardel. “Mano a mano”, “El dia que me quieras” a fantástica “Por una cabeza” e muitas outras cantadas por Gardel fundamentam o universo do tango.

Ontem foi dia de homenagens no cemitério de Chacarita em Buenos Aires. Centenas de argentinos compareceram ao túmulo de Gardel quando completavam-se 80 anos da morte do cantor em 24 de junho de 1935. Aos pés da estátua de Gardel foram depositadas flores, charutos, fotos e imagens, além de muito tango e passos de dança. O homem definido como “fora do comum” e “imortal” segue despertando a paixão de seus fãs. Aliás, as homenagens aconteceram não só no cemitério com na cidade onde discursos no parlamento, exposições e lançamento de disco reverenciaram a memória de Carlos Gardel.

Quanto a mim na noite de ontem fiquei, durante algum tempo, ouvindo gravações de Gardel. O tango e um bom copo de vinho lentamente me conduziram àqueles anos nos quais Gardel se apresentava para um público encantado com suas interpretações. Houve um momento em que ouvi um estrondo e me pareceu ver um homem de terno, chapéu e portando um charuto entre os dedos. Assustado, levantei-me e encontrei a janela aberta que havia sido batida pelo vento. Mas, é certo que Gardel estivera ali porque há momentos em que sonho e realidade se confundem.

Exercitando-se

escreva o seu comentário

Divulga-se que apenas 32% dos brasileiros exercitam-se regularmente. Apontam-se os benefícios da prática de exercícios e as consequências do sedentarismo. É preciso mudar o comportamento das pessoas em nome da vida saudável.

Confesso que em matéria de exercícios sempre achei oportuno o parecer da Neuzinha Brizola que certa vez declarou: “quando tenho vontade de fazer exercícios eu me deito e espero passar”.

Também confesso que nunca gostei de fazer ginástica. Mas, isso não quer dizer que tenha me descuidado quanto a isso. Quando fiz 30 anos comecei a correr duas ou três vezes por semana. Corria 15 km. Até hoje dou minhas corridinhas que agora não passam de 2 km. Além do que diariamente luto contra a minha preguiça e passo dolorosos dez minutos numa bicicleta estacionária que tenho em casa.

Admiro muito essa turma que frequenta academia, tem personal treiner , etc. O camarada passa horas naqueles aparelhos que, para mim, só de olhar causam desespero. Corpos preparados, bíceps volumosos, abdome em tábua, realmente o sofrimento parece valer a pena. Mas, para mim, de jeito nenhum.

O que pretendo dizer é que os tais 68% dos brasileiros que não se exercitam talvez não tenham tanta culpa no cartório. Nem vamos pensar na turma que simplesmente não tem tempo, lugar e e mesmo oportunidades para prática de exercícios. O sujeito vive numa capital e para uma simples caminhada deve de deslocar para um parque nem sempre próximo de sua casa. Aí bate o cansaço, a preguiça. Mas, entendo que na verdade o maior empecilho seja a falta de orientação sobre que tipo de esporte praticar. Você pode odiar ginástica, mas sempre existe algo capaz de atraí-lo. Para mim, como disse, é correr.

Divulgar que no Brasil a maioria da população não se exercita e alarmar sobre as consequências desse fato é só o início do caminho. Amanhã todo mundo terá se esquecido disso e as coisas continuarão como estão. Portanto, à luta. Campanhas de estímulo e orientação contribuiriam para tirar muita gente da vida sedentária.

Atores

escreva o seu comentário

Revi o filme “3:10 toYuma” aqui lançado com o título de “Os Intocáveis”. Filmaço. Russsel Crowe e Christian Bale têm grandes atuações. Crowe é o perigoso bandido Ben Wade que é preso e deve ser levado a um trem que passa às 3:10 por Yuma. Bale é Dan Evans um estanceiro que decide levá-lo porque precisa de dinheiro. O final surpreendente coroa a trama bem feita na qual há muito suspense e mergulho na alma das personagens, conferindo sentido às motivações que os conduzem.

“3:10 to Yuma” é filme de 2007. Na verdade trata-se de refilmagem de um faroeste clássico, de 1957, lançado como mesmo título. Na primeira versão o papel de Ben Wade foi entregue a Glen Ford. Ford foi ator preponderante no cinema tendo estrelado mais de 200 filmes. Um de seus grandes trabalhos aconteceu no filme “Gilda” ao lado de Rita Hayworth.

As novas gerações talvez não conheçam Glen Ford, mas os cinéfilos mais velhos certamente não só se lembram dele como de suas ótimas atuações. Para mim um dos grandes filmes no qual Ford teve grande atuação foi o faroeste “Gatilho Relâmpago”. Ford é o proprietário de uma loja em cidade do oeste. Ele não usa arma mas, certo dia, surpreende os que o conhecem ao se mostrar exímio pistoleiro, atirando contra moedas lançadas no ar. As coisas se complicam quando chega à cidade um grande pistoleiro, vivido por Broderick Crawford, que ao ver as moedas furadas decide duelar com o proprietário da loja.

Na cidadezinha do interior em que morávamos havia um cinema cujas sessões aconteciam nas noites de sábados e domingos. Tela pequena, bancos de madeira e só uma máquina que obrigava o funcionário a parar a projeção para trocar o rolo. Nesse intervalo as pessoas trocavam impressões sobre o filme e a molecada se divertia, esperando pela exibição do episódio semanal do seriado do Flash Gordon, herói sempre em luta contra o imperador Ming do planeta Mongo.

Na pequena sala de projeção da minha cidadezinha assisti a incontáveis filmes que geraram a minha paixão pelo cinema. Desse tempo trago as imagens de Glen Ford, ator de quem meu pai não gostava. Meu pai achava-o baixinho e franzino daí que não serviria para os papéis de homem forte que desempenhava nos filmes.

Nunca concordei com a opinião de meu pai. Sempre achei Glen Ford um ótimo ator e senti muito quando soube de seu desaparecimento, aos 90 anos, em 2006.

A sexualidade Mário

escreva o seu comentário

Afinal, a quem interessa a sexualidade de Mário de Andrade?

Finalmente, toda a celeuma que envolve o fato do escritor ser ou não homossexual chega ao fim. A carta escrita por ele ao poeta Manuel Bandeira, guardada a sete chaves na Casa de Rui Barbosa, foi aberta e divulgada. O discreto Mário confirma com elegância a sua homossexualidade. Ponto final.

Mas, se sabíamos de antemão sobre a homossexualidade de Mário. Se Oswald de Andrade tripudiou sobre o fato, divulgando que o escritor era homossexual. Então, por que a necessidade de saber-se sobre o conteúdo da carta?

A resposta é simples: os homens precisam de confissões. Era preciso que o poeta confessasse: sim, sou homossexual. Agora, confissão feita, todo mundo poderá dormir em paz.

Ontem, após conhecer o conteúdo da carta, peguei a “Macunaíma” e reli as primeiras páginas. Mas, não era o mesmo Mário de antes naquelas linhas, o preciso, inconfundível e sempre inspirado Mário? A garantia por escrito de ser homossexual em nenhum resvalou na obra que ele escreveu.

O fato é que a orientação sexual de Mário de Andrade não interessa a ninguém. Se ele preferia homens ou não era assunto só dele. De Mário o que continua a nos interessar é o que escreveu. Homossexual ou não Mário é um desses amigos que nos salva nas madrugadas de desespero quando procuramos nos textos de alguém socorro contra os problemas da vida. É nessas horas que salta da estante um livro de Mário ao qual nos entregamos com imenso prazer.

Foi Mário de Andrade quem nos ensinou:

“O passado é lição para se meditar, não para se reproduzir.”

Saúde e doença

escreva o seu comentário

Pensava que ao me aproximar dos 70 estaria um caco. Surpreendo-me com minha disposição que considero até melhor que em certas fases anteriores da vida. Sintomas como dores de cabeça e prisão de ventre existem, nada piores que no passado. Na verdade o problema está nos excessos. Come-se e bebe-se meio indiscriminadamente. Não há como fugir das consequências, afinal a máquina humana depende de cuidados para se manter funcionando adequadamente.

Vejo-me obrigado a penitenciar-me pelo descaso em relação a cuidados médicos. Sou desses caras que vai deixando pra lá. Exames de rotina só a cada dois anos o que é um erro. Consultas médicas então…

Falo sobre isso porque diariamente ouço sobre o problema das empresas de saúde que muito prometem e em geral têm dificuldades de cumprir o que escrevem nos contratos. De que a saúde pública no Brasil anda mal todo mundo sabe e não é este o espaço para discutir o problema.

Entretanto, parece que os custos poderiam ser reduzidos caso se fizessem campanhas de conscientização. Conheço pessoas que simplesmente não saem de consultórios médicos e a toda hora se submetem a exames clínicos muitas vezes desnecessários.

Uma idosa, usuária de plano de saúde, me disse que talvez o que leve idosos a cuidados exagerados com a saúde seja o medo de morrer. Acrescentou que a qualquer sintoma marca consulta. Por que esperar as coisas piorarem e não combater o mal logo no início? Ocorre que essa senhora idosa tem saúde de ferro, só que não acredita nisso.

O que talvez falte é um pouco de bom senso. Nem pouco, nem muito, apenas e quando necessário. O sujeito não tem que ser como eu que deveria ter mais cuidado com a minha saúde. Nem entregar-se ao exagero no qual consultar médicos e realizar exames torna-se rotina.

Vida regrada, exercícios físicos, bom atendimento médico e condições para tratamento quando preciso constituem-se numa boa política para manter a saúde e viver bem.

Aliás, já passa muito da hora em que eu deveria comparecer à minha consulta anual.

Dia dos namorados

escreva o seu comentário

Por toda parte pessoas falavam sobre o amor. Neste Dia dos Namorados vi pessoas que se procuravam. Mesmo os solitários decidiram-se a sair às ruas em busca de alguém. Mais que nunca valorizou-se mais que amizade, mais que solidariedade: queria-se amor, proximidade.

Nas ruas, nas lojas pessoas corriam em busca de algo que agradasse ao ser amado. Casais em crise muniram-se de boa vontade. Fiéis oraram em nome do amor. No claustro freiras penitentes ajoelharam-se diante do crucificado e juraram a Ele amor eterno. Soube-se que até nos cemitérios pares desaparecidos falaram-se debaixo da terra, renovando juras de amor. Um coveiro relatou ter ouvido vozes ao passar por tumbas onde repousam casais.

O frenesi do amor tomou e uniu os corações. Criminosos refletiram sobre seus crimes e muitos decidiram abandonar a senda de roubos e assassinatos. No Or. iente tropas em comate decidiram fizeram trégua e soldados correram às suas casas. Durante concerto, famoso pianista surpreendeu o público ao tocar trechos de músicas românticas nos intervalos de interpretação de árias. Um rapaz aleijado percorreu em na cadeira de rodas rua muito íngreme para deixacadeiras na porta de moça a quem sempre amou.

Uma senhora de 80 anos abriu a garrafa de champanhe preferida de seu falecido marido, serviu o conteúdo para dois e deixou-se levar pelas boas lembranças do passado. Um rapazinho finalmente encorajou-se e declarou amor à coleguinha de escola.

No Dia dos Namorados a Lua parou no céu iluminando casais. Dizem que Santo Antônio sorriu e abençoou a moça que orava em seu nome, pedindo a ele por um namorado.

Foi um dia de festa no qual celebrou-se o amor. Nesse dia os seres humanos lembraram-se que eram humanos e houve amor. E paz.

Escrito por Ayrton Marcondes

13 junho, 2015 às 7:10 pm

escreva o seu comentário

Perdas

escreva o seu comentário

Estudante do ginásio eu matava aulas para assistir às sessões da tarde no cinema da cidade. O problema era o porteiro do cinema sempre atento aos rapazinhos de uniforme para quem a entrada era proibida. O jeito era levar na bolsa uma jaqueta que substituía o paletozinho cáqui da escola pública. Então o porteiro fazia vista grosa porque naquelas sessões vazias um pagante a mais fazia diferença.

Foi numa dessas tardes, no escuro do cinema, que vi na tela uma imagem que me assustaria durante bom tempo. Tratava-se de um vampiro com ares de poucos amigos. Era um sujeito alto que pouco falava e agia nas sombras cravando seus caninos no pescoço de suas vítimas. Altivo, terrível, o mal em pessoa. A partir daí Dracula passou a fazer parte da minha imaginação.

Christopher Lee, o intérprete de Drácula, morreu ontem.  Embora outros atores tenham interpretado o vampiro no cinema, para mim nenhum deles atingiu a perfeição conseguida por Lee. Ele era Dracula e ponto final. Grande perda para o cinema e nossa imaginação ficcional o desaparecimento de Christopher Lee.

Outra grande perda aconteceu no universo musical com o desaparecimento do saxofonista Ornette Coleman. Confesso ter demorado um pouco para me aproximar da música de Coleman. O “free jazz” e a distância que o separa dos “standards” aos quais meus ouvidos são habituados não é um tipo de som facilmente assimilável. A liberdade de criação de músicos tocando juntos, mas entregando-se a variações personalizadas e sem prévia combinação muitas vezes pode soar grotesca aos ouvintes desavisados. Para Coleman qualquer canção conhecida poderia servir como ponto de partida para criação de nova estrutura de acordes. Entretanto, que não se pense que se trata de composições ao acaso, sem regras.

O mundo amanheceu sem brilho hoje com as ausências de Christopher Lee e Ornette Coleman.