Exercitando-se at Blog Ayrton Marcondes

Exercitando-se

deixe aqui o seu comentário

Divulga-se que apenas 32% dos brasileiros exercitam-se regularmente. Apontam-se os benefícios da prática de exercícios e as consequências do sedentarismo. É preciso mudar o comportamento das pessoas em nome da vida saudável.

Confesso que em matéria de exercícios sempre achei oportuno o parecer da Neuzinha Brizola que certa vez declarou: “quando tenho vontade de fazer exercícios eu me deito e espero passar”.

Também confesso que nunca gostei de fazer ginástica. Mas, isso não quer dizer que tenha me descuidado quanto a isso. Quando fiz 30 anos comecei a correr duas ou três vezes por semana. Corria 15 km. Até hoje dou minhas corridinhas que agora não passam de 2 km. Além do que diariamente luto contra a minha preguiça e passo dolorosos dez minutos numa bicicleta estacionária que tenho em casa.

Admiro muito essa turma que frequenta academia, tem personal treiner , etc. O camarada passa horas naqueles aparelhos que, para mim, só de olhar causam desespero. Corpos preparados, bíceps volumosos, abdome em tábua, realmente o sofrimento parece valer a pena. Mas, para mim, de jeito nenhum.

O que pretendo dizer é que os tais 68% dos brasileiros que não se exercitam talvez não tenham tanta culpa no cartório. Nem vamos pensar na turma que simplesmente não tem tempo, lugar e e mesmo oportunidades para prática de exercícios. O sujeito vive numa capital e para uma simples caminhada deve de deslocar para um parque nem sempre próximo de sua casa. Aí bate o cansaço, a preguiça. Mas, entendo que na verdade o maior empecilho seja a falta de orientação sobre que tipo de esporte praticar. Você pode odiar ginástica, mas sempre existe algo capaz de atraí-lo. Para mim, como disse, é correr.

Divulgar que no Brasil a maioria da população não se exercita e alarmar sobre as consequências desse fato é só o início do caminho. Amanhã todo mundo terá se esquecido disso e as coisas continuarão como estão. Portanto, à luta. Campanhas de estímulo e orientação contribuiriam para tirar muita gente da vida sedentária.

Escrito por Ayrton Marcondes

24 junho, 2015 às 11:23 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta