2018 setembro at Blog Ayrton Marcondes

Arquivo para setembro, 2018

Eder Jofre

escreva o seu comentário

Vi foto recente de Eder Jofre. A velhice não perdoa ninguém. Aos 82 anos o antigo pugilista é pálida imagem do gigante que foi dentro dos ringues.

Os mais novos certamente não fazem ideia de quem foi Eder e do impacto de sua brilhante carreira no país. Eder foi demais. Em 1960 derrotou o mexicano Eloy Sanches e se tornou campeão mundial na categoria dos peso-galo. Treze anos depois, em 1973, conquistaria o título mundial na categoria dos peso-pena.

Eder fez parte do triunvirato de esportistas que, na mesma época, elevaram o nome do esporte brasileiro no exterior. Pelé, no futebol, Maria Esther Bueno, no tênis, Eder no pugilismo. Orgulho da gente brasileira esses três atletas eram tidos como o que de melhor a nação produzira. De Eder me recordo de algumas de suas lutas. Uma delas em defesa do título mundial, realizada no Ibirapuera. O adversário era o inglês Jonny Caldwell que chegara ao Brasil garantindo vitória. Na época - a luta foi em 1962 – os jornais locais insistiam em caracterizar o irlandês com ares de alguém que vinha de um povo que se considerava superior. Verdadeiro ou não o fato despertava os brios dos torcedores locais. No ringue Caldweel levou uma surra de Eder, sendo nocauteado. Os jornais do dia seguinte traziam foto de Caldweel de joelhos na frente de Eder. Era a Europa…

Dias atrás o jornalista esportivo Luís Menon escreveu sobre entrevista que fez com Eder há poucos anos. Na ocasião Menon pediu a Eder que desse um soco em sua mão. Queria o jornalista ter noção da potência do golpe, embora Eder já estivesse envelhecido. Eder negou, dizendo ao jornalista que ele não aguentaria. O jornalista insistiu. Eder aplicou o golpe. Segundo Menon a mão ainda doía passada uma semana do dia em que fora golpeada.

Assim era Eder. Inesquecíveis suas lutas, sempre com o pai, Kid Jofre, no corner do ringue a orientá-lo durante os combates.

Em bom momento chega aos cinemas o filme “10 segundos para vencer” no qual se destacam a carreira de Eder- o Jofrinho - e sua relação com o pai, Kid Jofre. Tem sido destacadas as atuações de Daniel Oliveira, no papel de Eder, e de Osmar Prado, no papel de Kid Jofre. Grande oportunidade para os que não tiveram a acompanharam a carreira de Eder no tempo em que ocorreu. Aliás, na época ouvíamos as transmissões das lutas pelo rádio, dado de que não se dispunham de transmissões televisivas das mesmas. Mas, os interessados podem assistir a vídeos das lutas de Eder, disponíveis no Youtube.

Em nosso país, até hoje, não surgiu pugilista comparável ao grande Eder Jofre.

Gente que morre

escreva o seu comentário

Cada um é cada um nessa vida. Mas, todos morrem. O lugar comum que afirma ser a morte a única certeza que temos não é repetido à toa. Um dia a morte chega, devagar ou repentina, para cada um ela reserva final surpresa. O homem que faz a barba diante do espelho, no dia em que vai morrer, não suspeita que está a executar seus últimos atos. A morte é assim.

Seu Pimenta morreu bem velho e nunca me esqueci dele. Enlouquecera, mas de loucura mansa. Nos últimos tempos da estadia do velho entre nós vez ou outra ele nos surpreendia com algo inusitado. Como aquela madrugada em que fomos acordados pelos gritos de pavor da mulher do seu Pimenta. Vizinhos deles, meus pais correram à casa dos Pimenta para socorrê-los. Encontraram a velha no meio do quarto, ainda gritando: o marido colocara vários sapos na cama, sob o lençol com que ela se cobria. Coisa de louco.

Tantas mortes. Incontáveis mortes. Tantas e tão incontáveis que nos trazem a agonia diante dos anos que passam e a morte que nos ronda na velhice. Como será a minha? Haverá sofrimento? Doença grave? Mal súbito?

Há quem aguarde a morte com serenidade. Sabem que o tempo vivido não tem volta e olham para o passado com ternura. Outros temem a proximidade do fim. Há quem receie o apagamento da memória, o Alzheimer. O horror de um fim com a perda de conhecimento assusta muita gente. Tornar-se uma espécie de “coisa”, com dependência total de outrem.

Na velhice incomodam o cansaço e a tendência à depressão. Sem mais nem menos vai-se entrando numa atmosfera cinzenta que periga tornar-se irreversível. Há que se fugir desse hiato de desespero. Especialistas recomendam atividades, exercícios físicos e até medicamentos.

Ocasionalmente, encontro conhecido no momento em luta contra o câncer. Pessoa forte até há pouco, nota-se seu declínio. Ele parece não se dar por achado. Fala-me, esperançoso, sobre os resultados da quimioterapia e radioterapia. Tem fome de viver. Mas, infelizmente, seus esforços parecem não estar surtindo grande efeito. Ontem, falou-me sobre novos projetos a serem executados assim que melhorar. Fabulosa a tenacidade desse homem que se recusa a entregar.

Minha avó dizia que a morte só surpreende mesmo aos despreparados para recebê-la. Não sei dizer. Trata-se de encontro pessoal, intransferível, data marcada para o episódio que põe termo à vida.

Escrito por Ayrton Marcondes

26 setembro, 2018 às 12:33 pm

escreva o seu comentário

O pênis do presidente

escreva o seu comentário

Muito se fala sobre o pênis. O tal é assunto permanente. Discute-se sobre o tamanho, o volume e assim por diante. Por mais que se diga que tamanho não importa, a verdade é que aos homens parece sempre melhor a propriedade de um pênis que não faça feio frente às mulheres. Não adianta muito os entendidos garantirem que a área erógena das mulheres se localiza mais na parte anterior das vaginas, daí não serem necessários pênis de grande tamanho para provocar prazer. Isso não consola aos proprietários de pênis muito pequenos.

O tamanho médio, considerado bom, corresponde a 13 cm de comprimento. Em torno desse tamanho giram as mais variadas dimensões. Há caras proprietários de membros gigantescos. Sites pornográficos apresentam sujeitos com pênis enormes. Mas, segundo dizem, constituem-se em exceção. A maioria, como se afirmou, fica em torno dos 13 cm.

Certa ocasião um vidraceiro foi prestar serviço em minha casa. Muito falante contou-me sobre sua outra atividade: investimento em jovens bons de bola para repassá-los aos grandes clubes, naturalmente com ganhos. Perguntei a ele sobre seu conhecimento com atletas profissionais. Para se dizer “de casa” passou a comentar intimidades de jogadores conhecidos. A certa altura deu para descrever o pênis de Pelé. Obviamente, não pretendo repetir aqui a descrição que o vidraceiro me fez sobre o pênis do grande jogador.

Todo mundo sabe que o presidente Donald Trump é um sujeito terrível. Homem mais poderoso do mundo neste momento, Trump gosta de tuitar e toma atitudes que exasperam não só seus auxiliares como o resto do mundo. Agora mesmo está em guerra comercial com a China. Especialistas advertem que a loucura de Trump passou do ponto e graves consequências advirão de suas ações à frente do governo dos EUA.

Mas, Trump também se caracteriza por conturbadas ligações em seu passado pessoal. Daí ser o presidente vítima de ataques e constantes achaques. No momento em pauta as acusações da ex-atriz pornô Stormy Daniels que vem expondo detalhes sobre sua relação com Trump. Embora Stormy tenha assinado um acordo para se calar, ela está para lançar um livro no qual releva detalhes sobre sua relação com Trump.

No livro Stormy faz revelações sobre o pênis do presidente que caracteriza como “incomum”. A ex-atriz revela que o presidente tem um pênis “menor que a média”, mas não “absurdamente pequeno”. “Ele sabe que tem um pênis incomum. Tem um grande cogumelo na cabeça” - afirma Stormy.

Nesses novos tempos em que vivemos nem mesmo um poderoso presidente está livre de informações sobre o seu pênis. Coisa chata, muito chata. Todo mundo sabe que Trump, por ser homem, logicamente tem pênis. Agora saber sobre o tamanho, o tal cogumelo…

Milton Buzzeto

escreva o seu comentário

Conheci o Milton em casa de meu sogro. Eram amigos de toda uma vida, gostavam-se e respeitavam-se muito.

No dia em que o conheci o Milton estaria por volta dos 70 anos de idade. Já não gozava da força que, segundo consta, o caracterizara no passado. Mas, algo alquebrado, mantinha lucidez e memória intacta. Na ocasião fiquei sabendo que o Milton fora jogador e técnico de futebol. Na verdade, eu não associara o Milton que tinha à minha frente com o Milton Buzzeto, jogador profissional, mais tarde técnico de equipes profissionais de futebol.

Acontece que o Milton era um homem extremamente cuidadoso no que se referia a si mesmo. De modo algum gabava-se de sua trajetória. Aliás, mostrava-se bastante econômico nas narrativas sobre sua carreira. Falou-me que jogou no Palmeiras, no Juventus e de seu trabalho como técnico. Sem detalhes. Se bem em lembro referiu-se também a uma excursão à Europa, não sei se como jogador ou técnico.

O jornalista Milton Neves realiza excelente trabalho numa sessão de seu site, chamada “Que fim levou”. Trata-se de uma preciosa coletânea de informações sobre gente do esporte, garimpada entre pessoas remanescentes cujas memorias contribuem para compor o perfil de cada um dos enfocados. Entre eles está Milton Buzzeto sobre quem consta, inclusive, elucidativo arquivo fotográfico.

Pois foi através dessas fotografias que pude alcançar a muito meritória trajetória do Milton. Foi ele zagueiro, “becão” forte. Nos anos 50 do século passado fez parte da equipe titular do Palmeiras. Jogou, por exemplo ao lado do centroavante Mazzola que seria titular da seleção brasileira no jogo de estreia contra a Áustria, na Copa de 58. Como se sabe Mazzzola jogou na Itália onde passou a ser conhecido pelo nome de “Altafini”. Ainda no Palmeiras Milton fez parte das retaguardas em que jogavam Valdemar Carabina e Valdemar Fiume.

Depois veio Juventus no qual Milton jogou por alguns anos. Há foto de lances em que Milton disputa a bola com Pelé, em jogo realizado no estádio da Rua Javari.

Encerrada a carreira como jogador, Milton tornou-se técnico do Juventus. Ficou famoso pela chamada “retranca”, sistema de defesa fechada que impedia o avanço dos craques adversários ao gol. Ressalte-se, ainda, o período em que Milton foi técnico do Corinthians.

Milton Buzzeto faleceu nesta segunda-feira. Sua morte foi lamentada no mundo esportivo do país. Comentaristas de renome falaram sobre ele, enaltecendo sua participação no futebol.

De minha parte lamentei não só a perda de Milton como, também, a da oportunidade de tê-lo biografado. Chegamos, eu e ele, a falar sobre essa possibilidade. Disse-me que teria muito a contar sobre o mundo do futebol, jogadores e dirigentes com quem conviveu. Mas, estivemos pouquíssimo tempo juntos. Milton morava em cidade distante e não tivemos oportunidade de levar adiante o projeto da biografia. Uma pena.

Monzón e a Disney

escreva o seu comentário

Noite de 11 de novembro de 1972. Na TV a luta entre Carlos Monzón e Emile Griffith, disputada no Luna Park de Buenos Aires. Em jogo o título mundial dos médios, pertencente a Monzón.

Assisti à luta empolgado com o modo de lutar dos dois opositores. Griffith perfeito, com seus braços em guarda mais baixa e rapidez de golpes bem colocados. Monzón, sensacional. Tanto que acabou levando Griffith ao nocaute, vencendo a luta.

Ainda hoje vale a pena rever a luta, disponível no Youtube. As cenas em preto-e-branco são inesquecíveis para quem gosta de boxe.

O Emile Griffith que entrava no ringue tinha história de vida complexa. Homossexual, anteriormente disputara o título com o cubano Benny Paret. Na pesagem, antes da luta, Paret o tinha ofendido, inclusive tocando nas suas nádegas. Mais tarde, no ringue, o que se viu foi um Griffith muito violento. A tal ponto que nocauteou Paret que veio a entrar em coma e falecer dez dias depois. Griffith viveu com remorso e sentindo-se culpado pela morte de Paret. Chegou a mudar seu modo de lutar, evitando que seus adversários sentissem muita dor.

Quanto a Monzón teve carreira brilhante nos ringues até se aposentar. Casou-se com uma modelo uruguaia, com quem teve um filho. Certa ocasião estava o casal em Mar del Plata, desentenderam-se, Monzón começou a bater na mulher e arremessou-a da janela do segundo andar. De nada adiantaram as desculpas do ex-pugilista, afirmando que a esposa escorregara na varanda. Julgado, Monzón foi condenado a 11 anos de prisão.

Carlos Mozón faleceu em 1995 quando voltava de uma licença obtida para visitar sua família. Vitimado em acidente automobilístico seu funeral mobilizou grande multidão.

Decorridos mais de 20 anos da morte do grande pugilista anuncia-se que a Disney produzirá uma série biográfica baseada na vida do boxeador. Serão 13 capítulos, de uma hora de duração, com destaque à brilhante carreira e a morte daquele que foi campeão dos médios entre 1970 e 1977.

Doces

escreva o seu comentário

Obesidade, cáries, diabetes… O açúcar tem sido apontado como grande vilão da saúde. Recomenda-se que apenas 10% das calorias ingeridas diariamente provenham do açúcar. Pouco se fala dos benefícios do açúcar que são importantes. A sacarose se desdobra em glicose que é a fonte primária de energia utilizada pelas células. E o açúcar está ligado à produção de dopamina, estimulante.

Tem gente que é louca por doces. Confesso me enquadrar nesse grupo. Fui criado em meio a paneladas de doces de abóbora, batata, figos em calda etc. Isso sem falar em paçocas de amendoim moído em pilão. Minha avó paterna sabia fazer um doce de banana de sabor inesquecível. Não sei se ainda é assim - acho que não - mas as mulheres de uma família orgulhavam-se de seus conhecimentos de culinária. As meninas muito cedo aprendiam a cozinhar, pelo menos o básico. Moças prendadas, dizia-se. Existiam ainda as especialidades. Uma prima, por exemplo, era mestre em fazer maioneses. Outra especializada em bolos. E assim por diante.

Assim, tornei-me escravo dos doces. Vida afora tentei privar-me deles, sem sucesso, aliás. Um lauto almoço, ou jantar, jamais estará completo se não acompanhado por um doce ao final -ah, pode ser sorvete. Hum…

Não sou desses caras que comem muito. Minha refeição matinal é fugaz. Mas, por volta do meio-dia, preciso de algo doce, nem que seja uma bala. Ou uma paçoquinha, dessas compradas nas padarias.

Anualmente refaço exames de sangue para dosagens, inclusive a de açúcar. Até hoje nunca recebi a terrível notícia do diabetes. Espero morrer assim.

Escrevo sobre isso porque, dias atrás, uma moça nos visitou e presenciei situação difícil para ela. Acontece que a moça, agora esbelta, lutou muito para perder peso, sabe-se lá o regime a que se submeteu. Eis que havíamos comprado, dias antes, uma daquelas maravilhosas goiabadas produzidas no Sul de Minas. O pior: justamente na presença da moça resolvi servir-me da goiabada.

Resumindo: deu no que deu. Despertado o demônio do açúcar nada pode reprimi-lo. No começo ela recusou. Mas, pouco depois, sucumbiu ao feitiço da goiabada. Não resistiu.

É assim. Acho que esse embate sempre existirá.

Escrito por Ayrton Marcondes

17 setembro, 2018 às 1:36 pm

escreva o seu comentário

Filmes

escreva o seu comentário

Um amigo me fala sobre filmes. Disse que não posso deixar de assistir ao filme “A Criada”, produção sul-coreana. Trata-se de um longa de mais de duas horas cuja trama é surpreendente. Isso além da qualidade da fotografia, justeza do roteiro, ótima direção, bons atores e assim por diante. É o que o amigo me diz.

Confesso que adoro cinema. Assisto a filmes com grande frequência. Mas, longe de mim qualquer incursão crítica sobre as obras que frequento. Análise da história, roteiro, figurinos, música, fotografia, atuações etc., melhor deixar para quem é do ramo. O que não significa que não possa ter opinião sobre as películas que assisto. De tanto ver, observar detalhes, alguma coisa sempre fica.

Tudo isso para chegar ao ponto de dizer que não reúno estrutura para contestar alguém que realmente entende de cinema. O amigo de quem falo já participou de filmagens em sets de cinema e conhece de perto gente ligada à produção de filmes. Pois ele me diz que não entende como o Brasil, país do tamanho que é e com tanta gente inteligente, não consegue produzir filmes que alcancem grande projeção no cenário internacional. Fica-se, aqui, no terreno das boas comédias e raros filmes que nos façam pensar.

Não sei dizer se ele está certo ou errado. Falta-me o acompanhamento de tudo o que vem sendo lançado pelo cinema nacional. Digo a ele que, em todo caso, há que se valorizar as dificuldades financeiras ligadas à produção. Com dinheiro a rodo, como acontece nos EUA, a coisa seria bem outra. Aliás, de que somos capazes de fazer bom cinema não restam dúvidas. Ao longo de nossa história aqui se produziram filmes de grande relevo. “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte, recebeu a Palma de Ouro em Cannes. Em passado recente a atriz Fernando Montenegro foi indicada ao Oscar de melhor atriz. Isso para ficar em apenas alguns destaques.

O falecido Paulo Francis dizia que se Paulo Autran representasse em inglês teria sido um dos grandes do teatro e cinema norte-americanos. Aliás, a arte dramática brasileira tem contado com notável plêiade de grandes atores.

Um alto membro da comissão do Oscar criticou, recentemente, as produções cinematográficas brasileiras. Acusou-as de serem cópias de filmes americanos. Referia-se à temática dos filmes. Disse que gostaria de ser surpreendido por produções originais, de temática própria do país.

Insisto em dizer que me faltam elementos para sustentar discussão sobre esse assunto. Entretanto, não é possível negar-se que algumas das produções nacionais ficam a dever em qualidade em relação às de outros países.

No ano passado o cineasta Caca Diegues, a quem devemos filmes como “Joana Francesa” e Bye Bye Brasil, entre outros, disse que “estamos vivendo a época de ouro do cinema brasileiro”. Em 2017 foram produzidos mais de 150 filmes o que caracteriza crescimento na indústria do cinema nacional.

Entretanto, nem todos os filmes produzidos no país contam com a presença de grande público nas salas de exibição. Esse fato, aliado às dificuldades de financiamento para a produção, constitui-se no gargalo a ser transposto pela gente ligada ao cinema.

Escrito por Ayrton Marcondes

11 setembro, 2018 às 1:09 pm

escreva o seu comentário

A rotina do céu

escreva o seu comentário

Gilles Lapouge escreve em “ O Estado” sobre o racismo que ameaça a Suécia. País onde há respeito à democracia e os direitos humanos são preservados, na Suécia vive um povo sério, tranquilo e imune ao ódio e xenofobia que predomina em toda a Europa. Mas, de repente, essa ordem é abalada. Nas eleições de amanhã o partido dos Democratas Suecos, radical e xenófobo, ganha projeção. Como se explica isso num país de economia próspera, taxa de desemprego baixa e nível de vida bastante elevado? Lapouge responde:

“A monotonia acaba cansando e nada é mais fatigante que a virtude perpétua. O tédio com os longos invernos e essa beleza infinita da natureza - as pessoas estão fartas disso -, sonham com sangue, disputas, infelicidade, felicidade insana. Querem um pouco de ruído, tempestades.”

Fui criado dentro da crença católica. Acompanhava minha mãe à igreja, nas missas de domingo, e ouvia, nos sermões, as promessas sobre o céu. A ele chegariam as almas dos fiéis que, durante a vida nesse mundo convulso, se caracterizam pela boa conduta, ausência de pecados e assim por diante. O sacrifício aqui na Terra seria recompensado pelas delícias do céu. Aos maus, os pecadores, o inferno. Aos bons a glória no reino de Deus.

Não se sabe se as almas desencarnadas se despregariam das personalidades dos homens a quem pertenceram. Seguindo o raciocínio de Lapouge, cãs o mantenham alguma identidade é de se esperar que não se adaptem muito bem à monotonia do cotidiano celeste. O tédio e a beleza infinita de um céu onde nada de ruim acontece talvez as desesperariam. O homem é como é, criatura forjada com prós e contras, erros e acertos, naturalmente competitiva. A placides de um mundo no mundões fosse prodigalizado com a felicidade eterna talvez o fartaria.

Talvez por isso o céu das religiões não seja para todos.  A não ser que a alma, caso realmente exista, ao se despregar do corpo apague seu passado terreno e se integre à rotina de outra dimensão.

Bobagem? Quem sabe…

Depois das chamas

escreva o seu comentário

O apresentador fala sobre o minuto a minuto na TV. Trata-se de pesquisa de audiência realizada a cada minuto. Ele relata que quando se apresentam notícias sobre o incêndio do Museu Nacional a audiência cai repentinamente. Quando se passa a outro assunto a audiência se recupera.

A conclusão é a de que as pessoas não querem ouvir falar sobre o incêndio. Será? Talvez os brasileiros acossados por tantas desgraças não queiram saber sobre mais uma, cuja grandiosidade incomoda. O problema do incêndio do Museu Nacional é que ele é visível. Não há como fugir às imagens do fogo avançando e devorando tudo o que existia dentro do prédio. Não há como se fingir de que aquilo não importa muito. Mesmo para pessoas menos interessadas é muito claro que o fogo está a consumir não só o passado e o presente, mas parte da alma de um povo. Queimar alma é coisa muita séria. Incomoda. Talvez não queiramos assistir a tão triste espetáculo.

O incêndio repercute no mundo. O descaso das autoridades com o patrimônio cultural do país escancara-se, manchando a imagem de todo um povo. O incêndio enche-nos de vergonha. Publica-se que os custos da reforma do Maracanã teriam sido suficientes para manter o museu por mais de 2000 anos.

Na TV jornalistas falam sobre a lamentável situação dos museus nacionais. Ficamos sabendo que no Museu da República, no Rio, o quarto onde Getúlio se suicidou está fechado por conta de goteiras… E o governo parece acordar, prometendo verbas para recuperação e manutenção de nosso patrimônio cultural.

No Rio uma grande passeata de estudantes, realizada na Cinelândia, serviu como protesto em relação à tragédia do Museu Nacional. Na Quina da Boa Vista pessoas fizeram um cordão para abraçar o antigo prédio do qual restam apenas as paredes, ainda que muitas delas ameaçadas de ruir.

Agora o prédio está sendo periciado. Buscam-se culpados. Longa discurseira de autoridades tenta explicar o inexplicável. Técnicos aventam hipóteses sobre o início do incêndio. Pesquisadores, estudantes e toda gente que trabalhava no Museu Nacional não escondem sua tristeza pelas perdas irreversíveis ali verificadas.

Em entrevista uma senhora diz que o incêndio parece a ela um sonho. Diz ter esperança de que, na próxima manhã, quando acordar, o velho museu estará lá, onde sempre esteve, com todo o seu conteúdo e pessoas que diariamente o frequentam.

Pena que a ilusão não nos devolva o passado e faça retornar o que perdemos. Daqui a algum tempo o incêndio do Museu Nacional será assunto do passado e seremos devorados por novas notícias, boas e más. Até lá é bem possível que nossas almas de brasileiros, arranhadas por tanta coisa, tenham se recuperado. Mas, não nos livraremos dessa cicatriz imensa que foi a perda do Museu Nacional.

Falar em público

escreva o seu comentário

Tempo de campanha política, ocasião em que o besteirol se agiganta. Ao candidato cabe impressionar seus eleitores, quaisquer que sejam eles. Como o Brasil é grande e os problemas regionais nem sempre estão na ponta da língua de quem fala, a possibilidade de sair alguma asneira é grande. Além do que, espera-se do candidato que trafegue com desenvoltura - e conhecimento - em todas as áreas. O que é impossível por mais preparado que o candidato seja.

Candidatos são sabatinados o tempo todo. Entrevistas não raro se transformam em verdadeiros interrogatórios. Cobram-se posições, definições, detalhamentos. E o candidato tantas vezes acaba se saindo pela tangente, dizendo um pouco de nada ao que acrescenta outro nada e assim segue em frente.

Pode ser apenas impressão, mas para as próximas eleições os candidatos têm-se mostrado muito aquém daquilo que o país necessita. Ao opinarem sobre o que desconhecem e proporem soluções impossíveis misturam tudo, confundido o eleitor.

Acontece, infelizmente, que existem eleitores para todos, inclusive para os candidatos que não dizem coisa com coisa. De modo que o Brasil segue na corda bamba, esperando, talvez, alguma revelação ou mesmo um milagre. Entretanto, o vazio dos discursos, os erros evidentes em muitas propostas e respostas, são desanimadores.

Falar em público é arte para poucos. Incorrer em erros é o grande perigo que ronda aos que ousam dizer alguma coisa em público. Enganos em geral colocam aqueles que os cometem em situação desagradável. Hoje mesmo se noticia que a cantora Britney Spears, em turnê pelos EUA, dirigiu-se ao público que a assistia, dizendo: “como estão se sentindo Birminghan?’. Pois é. O problema é que o show estava sendo realizado na cidade de Blackpool, localizada a mais de 150 km de Birmingham. Ela não sabia onde estava…

Entre nós a ex-presidente Dilma Roussef tem-se notabilizado por afirmações controversas. Num discurso ela fez um cumprimento especial à Mandioca, ao Milho, e disse que a confecção de uma bola nos torna homo sapiensMulheres Sapiens.

O momento é pródigo para que se acompanhem verdades e inverdades ditas por candidatos. Diariamente, os meios de comunicação trazem colunas nas quais se analisam falas, apontando o que é correto e o que é incorreto. Sempre bom lembrar-se de que vivemos em plena fase do fake news, notícias falsas fabricadas para confundir e prejudicar pessoas. A internet é terreno virgem para a publicação de toda sorte de informações, verdadeiras ou não.

Portanto, cuidado.