2013 abril at Blog Ayrton Marcondes

Arquivo para abril, 2013

Rotina de medo

escreva o seu comentário

Há anos costumo ir à praia de manhã para correr um pouco. No passado conseguia percorrer alguns km, agora restrinjo a dois ou três, às vezes parando no meio para não forçar muito. Confesso que não gosto de fazer exercícios. Nunca frequentei academia ou fui orientado por algum personal trainer. Depois de muita relutância adquiri um aparelho simples que uso todo dia pela manhã. Mas, que ninguém se engane: os meus exercícios diários no parelho não passam dos dez minutos. Só me submeto a isso em nome de manter a minha saúde.

Mas, não foi para relatar minhas desavenças com exercícios que toquei nesse assunto. De correr sempre gostei, prezo muito essa atividade tão boa. Entretanto, de tempos para cá ando preocupado com as minhas idas à praia. Imagine que vi na televisão notícia sobre a instalação de câmeras da prefeitura com a finalidade de aumentar a vigilância no calçadão. Acontece que as tais câmeras não param de flagrar pessoas sendo abordadas por ladrões que as atacam durante as caminhadas ou corridas no calçadão. Os bandidos são velozes, em geral atacam em dupla que se aproxima em bicicletas. Sem descer das bicicletas eles fecham a pessoa que faz exercício e arrancam dela o que tiver consigo. De um senhor idoso arrancaram uma corrente que levava no pescoço, de outro um relógio. Simples assim, direto, à luz do dia, sob o sol. Roubam e saem em suas bicicletas velozes indo para outro lado da extensa orla marítima, buscando alguém distraído para surripiar dele alguns pertences.

Pelo que não tenho levado absolutamente nada comigo, ou seja, não tenho nada que possa ser roubado enquanto pratico os meus exercícios. Entretanto, um amigo me aconselhou levar comigo alguma coisa para poder entregar aos bandidos no caso de vir a ser abordado por eles. Talvez um pouco de dinheiro, de 20 a 50 reais, sirva para que eu possa me livrar deles sem maiores complicações ou prejuízos.

O que se passa é a naturalidade com que falamos sobre coisas assim. De repente tornou-se normal não só a expectativa de ser roubado como a de estar preparado para entregar aos assaltantes algo do agrado deles, impedindo que tenham ideia de praticar algum tipo de agressão. Tudo muito “normal” num mundo em que a violência é cotidiana e tornou-se incontrolável. Bandidos andam por aí escolhendo vítimas e pouco se dá a eles a vida de quem atacam. De fato a vida vale nada para quem tem a liberdade de dispor dela sem receio de punição.

Onde tudo isso vai dar não se sabe. As autoridades não têm coragem de confessar que perderam a batalha para o crime, quem sabe até a guerra. Pelo que parece só um milagre poderá fazer as coisa voltarem a ser como um dia já  foram. Por ora o trem está descarrilado e não há perspectiva de que venha a retornar aos trilhos.

O fim de “Guerra dos Sexos”

escreva o seu comentário

Terminou o remake de “Guerra dos Sexos”, novela das sete exibida na Globo. A nova utilização do antigo tema não funcionou tão bem como da vez anterior. Talvez o maior problema tenha sido mesmo a escolha de um assunto que tinha razão de ser no passado, mas hoje em dia não empolga. Disputas entre homens e mulheres para demonstrar mais competência é assunto que não está em pauta no momento. De modo que os capítulos navegaram entre certa falta de graça e uma dose estipulada de intrigas românticas, quase sempre se deixando levar pelas generosidades do pastelão.

Acontece que o mundo mudou daí a sensação de reler um livro que agradou muito no passado e agora não ofereceu a mesma impressão. Verdade que a novela se valeu das excelentes interpretações dos bons atores da Globo, destacando-se  Irene Ravache, Tony Ramos, Glória Pires, Edson Celulari e outros.  Mas nem eles conseguiram injetar na trama o movimento necessário para atrair a atenção dos espectadores. Faltou impacto, mais que isso uma dose crescente de suspense, aquela agonia de se esperar pelo que deverá acontecer no capítulo seguinte.

Aliás, o sempre esperado último capítulo não trouxe emoção. A situação de Nando – interpretado por Reynaldo Gianechini - resolveu-se sem maiores impactos, ficando ele, no final, com Juliana - interpretada por Maria Ximenes.  Certa carência de glamour permitiu que as coisas se resolvessem mais ou mesmo como se ainda pudesse existir um último capítulo no qual as coisas poderiam ser reviradas.

Destaque-se a excelência de produção técnica da Globo, cada vez mais impressionante. No fim das contas pode-se dizer que “Guerra dos Sexos” foi uma diversão agradável, mas que não deixará saudades. Quem sabe a trama teria sido mais bem recebida caso fosse recheada com outros tipos de disputas, mais atuais que a de brigas por supremacia na gestão de um negócio, realizadas entre homens e mulheres.

Mentes animalescas

escreva o seu comentário

Aconteceu ontem em São Bernardo do Campo. Um homem foi a um consultório dentário afirmando precisar de tratamento num dente.  A dentista deixou-o entrar e pediu a ele que aguardasse na sala de espera enquanto terminava o atendimento de um paciente.

Minutos depois a campainha soou e um segundo homem disse à dentista que precisava de tratamento dentário. Embora dentista dissesse que não poderia atendê-lo no momento, o homem forçou a porta e entrou na sala de espera, seguindo-o um terceiro. Eram marginais, assaltantes de consultórios que rapidamente renderam a dentista e vedaram o paciente que foi colocado na sala ao lado.

Os marginais exigiram os cartões bancários da dentista que os entregou, avisando que não tinha dinheiro na conta. Um deles permaneceu no lugar, mantendo a dentista como refém enquanto os outros foram até um caixa eletrônico.

Da rua os marginais ligaram ao companheiro que estava no consultório, avisando que na conta da dentista havia apenas trinta reais. Enfurecido pela pequena quantidade de dinheiro o marginal jogou álcool no corpo da dentista e ateou fogo embora ela implorasse a ele que não fizesse isso.

Os marginais sumiram, a dentista morreu. Minutos depois o pai dela chegou ao consultório e encontrou a filha morta e queimada.

Simples assim: não tinha dinheiro, assassinada desumanamente com fogo, queimada viva

Andam por aí alguns animais violentos, disfarçados de seres humanos.

Namoro

escreva o seu comentário

Um vizinho sempre perguntava quando via rapaz das redondezas acompanhado por uma moça: namorico ou namoro? Não chegava ao noivado, ficava entre o namorico, mais leve, e o namoro que seria mais compromissado.

Hoje em dia não sei dizer se ainda existe o tal namorico que seria uma espécie de intenção de namoro firme. Eram tempos nos quais as coisas andavam mais devagar. Moça queria casar-se ainda moça, quer dizer virgem. Havia isso do futuro marido querer ser o primeiro. Acontecia de casamentos serem dissolvidos por conta da pretendida virgindade não encontrada.

Namoro interessante foi o do Pereira, herdeiro de fazendas que não se sabe como perdeu tudo, terras e dinheiro. Conheceu uma professora oriunda de cidade distante, filha de pai fazendeiro. Namoraram nos conformes da época e casaram-se. Consta que o Pereira não contou à professora sobre estar falido, acreditando que do lado de lá viria boa recompensa, afinal o pai dela era fazendeiro. Entretanto, a professora também se casou achando que o Pereira seria porto seguro para se ancorar de vez que o pai dela também perdera tudo. E viveram como puderam, o Pereira e sua professora, sem fortuna, à custa do próprio suor e trabalho.

Mas, afinal quem foi que mudou as regras do namoro? Pois, antes, a molecada não tinha muito jeito de imaginar mulheres, ainda mais quando nuas. Não existiam essas revistas com mulheres mostrando tudo tal como hoje se vê nas bancas de jornal. Sobre sexo o máximo era se conseguir o empréstimo das historinhas do Carlos Zéfiro, desenhadas pelo autor para celebrar o tesão reprimido de toda uma população. De modo que uma namoradinha para pelo menos uns beijos era tudo o que a rapaziada almejava.

De repente o mundo mudou, as mulheres se libertaram pelo advento da pílula e os namoros chegaram ao que são hoje, sendo o sexo complemento imediato para futuros entendimentos.

Imagino que por este Brasil ainda exista muita gente aferrada ao velho jeitão, desejando o namoro sério que vira noivado e casamento. Mas, desconfio que de algum modo o namoro tenha perdido um pouco do velho encanto, daquele modo de ser que despertava paixões e desejos profundos de posse que quase sempre demorava pelo menos um pouco a se realizar.

Isso que está escrito acima foi o que eu disse a um rapaz de 17 anos de idade durante conversa descontraída e sem outro propósito que o de jogar papo fora. Quando terminei ele sorriu e me disse que não suportaria ter vivido nesse passado tão chato no qual as coisas não se resolviam logo e na cama. Pelo jeito o rapaz me achou muito “careta”. É isso, ele me chamou de careta, um cara de papo careta, mas para isso usou uma gíria recente que não cheguei a entender bem.

Há quem ponha a culpa de tantas mudanças na televisão.

Vem aí um cometa

escreva o seu comentário

Talvez porque meu pai sempre falasse sobre cometas eu me tornei aficionado desses tipos de corpos celestes. Meu pai era menino pequeno quando viu o cometa Halley em 1910. Naquela aparição o cometa foi recebido com verdadeiro pavor pela população. Falava-se sobre os gases venenosos que teria em sua longa e brilhante cauda, gases esses que seriam mortais aos seres humanos. Consta que houve grande alvoroço em todo o mundo durante a visita do Halley ao espaço próximo da Terra. Do pavor gerado pelo cometa resultaram a produção e venda de máscaras para proteção contra gases venenosos, vestuários protetores e até comprimidos que salvariam milagrosamente aqueles que fossem atingidos pelo veneno.

O Halley passa perto da Terra a cada 76 anos. Meu pai o viu em 1910 e eu em 1986. Estávamos nas montanhas e fui com meu filho a um ponto no qual podíamos observar o cometa. Lembrei-me de que meu pai contava ter visto um cometa grande no céu fato que se explica pela maior proximidade do corpo celeste com a Terra. Em 86 o Halley me pareceu acanhado. Podia, sim, ser visto, mas tão distante estava que perdera parte de seu encanto. Eu que sonhara ver um grande e luminoso cometa no céu fiquei decepcionado.

Agora se anuncia, para novembro deste ano, a passagem do cometa Ion. No momento o Ion aproxima-se da órbita de Júpiter, estando a 612 milhões de Km da Terra. Trata-se de um cometa cuja cabeça tem um diâmetro de 5000 km, sendo, portanto, maior que o tamanho da Austrália. Já a cauda tem 97,1 mil km.

Os astrônomos falam sobre a possibilidade de um espetáculo visual incrível durante a passagem do Ion perto da Terra. Isso é muito animador de vez que não verei a próxima passagem do Halley que se dará em julho de 2061 quando, certamente, terei de há muito tornado ao pó.

Há pouco faleceu um amigo que adorava observar o cosmo. Rapaz de poucos recursos empenhou suas economias na compra de uma luneta, isso no início dos anos 60. Era comum vê-lo com a luneta sobre um tripé observando o céu. Familiarizara-se com o nome e a posição das constelações e sempre dizia ter visto a queda de pequenos meteoros. Conhecia bem os mistérios da Lua de modo que recebeu com alegria a chegada dos astronautas americanos ao satélite.

O sonho do amigo a que me refiro era estudar astronomia. Não pode levar adiante o seu plano dadas as dificuldades da vida. Mas, sempre que eu o encontrava, arranjava tempo para me falar sobre o espaço, paixão da vida dele. Eu fiquei só com os cometas, sonho de vê-los com os olhos de meu pai em 1910 quando, assim contava ele, houve até gente que se matou por medo dos efeitos da passagem pelos nossos céus.

Dor nas costas

escreva o seu comentário

Meu sobrinho reclama de dor nas costas. Conta que todo dia acorda com dor de cabeça que só melhora com o uso de analgésicos. Ele tem quase 40 anos e diz que coisas assim não tem jeito porque resultam do passar do tempo. Não que ele se sinta velho, afinal joga tênis nos fins de semana e sente-se em forma.

Falo ao meu sobrinho sobre a minha experiência com dores nas costas e cabeça. Muito antes do 40 anos de idade eu já convivia com o problema, principalmente dores de cabeça. Ainda não entendera que sofria de enxaquecas e me entupia de analgésicos para debelar a dor.  O problema se agravava nos fins de semana quando íamos ao interior. Eu trabalhava muito naquela época - aos sábados inclusive - e acordava nos domingos em péssimo estado. Não me dava conta de que, no interior, dormia num péssimo colchão onde meu corpo afundava irregularmente, pressionando o pescoço. A dor de cabeça nascia no pescoço por agressão noturna às vértebras cervicais. Depois vinha o latejamento, a hemicrania, enfim os terríveis comemorativos que sucedem durante a crise de enxaqueca.

Também falei ao meu sobrinho sobre o que me acontecia durante viagens ao exterior. Em geral nessas viagens eu sofria de dores de cabeça muito fortes. Isso acontecia porque, aliado ao efeito negativo de colchões de hotéis eu carregava muitas sacolas obtidas nas tais compras que se fazem no exterior. O peso das sacolas carregadas durante horas tinha efeito explosivo na deflagração das crises de dor. Certa vez, estando no metrô de Nova York, fui acometido por uma fortíssima crise de enxaqueca que me levou ao quase desmaio. Não sei qual a sensação que deve preceder a morte, mas aquela crise terá sido um bom ensaio sobre os instantes finais do fim da vida.

Perguntei ao meu sobrinho sobre o colchão em que ele dorme. Disse-me ser velho, precisa trocá-lo. Ele dorme sem travesseiro e acorda com o pescoço duro, isso a toda manhã.

Escrevo sobre isso porque depois que tomei algumas precauções as coisas melhoram bastante. Não vou aqui citar tudo o que se pode fazer para reduzir as dores nas costas e na cabeça. Entretanto, um bom começo é o uso de um bom colchão, nem mole, nem duro, confortável. Ajuda muito a experiência com travesseiros até encontra-se aquele que permite o repouso da coluna cervical. Exercícios físicos adequados e sessões de relaxamento são importantes, a isso se aliando cuidados com a postura, RPG, alongamento e mesmo fisioterapia quando indicada por profissional da área.

Mas, o meu sobrinho é forte e a vida sobra nele. Pelo jeito deixará tudo isso para depois e continuará com os seus males até que eles se tornem realmente insuportáveis. Digo isso a ele que me responde que, de jeito nenhum, vai deixar que isso venha a acontecer. Amanhã mesmo, se tiver tempo, comprará um colchão novo e vida nova daqui pra frente. O problema está nesse “se tiver tempo”. Aconteceu comigo, acontece a toda gente deixar para amanhã algo que pode melhorar muito o nosso dia-a-dia.

O espantalho volta à vida

escreva o seu comentário

Assisti a um documentário sobre efeitos especiais no cinema. Os recursos digitais permitem conferir realidade a coisas inimagináveis. Trata-se um campo em permanente evolução no qual se parte da premissa de que nada é impossível. Se um diretor de cinema imagina uma cena, por mais estranha que seja, um grupo de engenheiros e técnicos corre atrás de soluções que envolvem enormes cálculos e a tornam possível. Quem vê na tela de cinema um desses filmes nos quais robôs são montados de um instante para outro não imagina o trabalho para animar, ao mesmo tempo, milhares de peças que se ordenam até se transformarem no robô que se movimenta como se fosse humano.

Sempre me impressionei com cenas comuns em alguns filmes nas quais o protagonista entra num campo de vegetação alta, tipo um milharal, e se perde dentro dele, buscando uma saída que demora a encontrar. Em alguns filmes o protagonista está sendo perseguido e, portanto, sua fuga é prejudicada pelo labirinto verde que o envolve. Em filmes de terror o protagonista acaba topando com um espantalho, aparentemente colocado ali para afastar aves que devoram o milho. Esses espantalhos podem surpreender os expectadores, saindo de repente de sua imobilidade e ganhando vida que permite a eles a realização de coisas terríveis.

Eis que, no Brasil, um espantalho muito temido, começa a dar sinais de que está novamente vivo, podendo causar estragos inimagináveis na vida de toda a gente. É desses espantalhos dos quais nos esquecemos e até achamos engraçado quando se fala sobre eles, sempre os considerando como coisas do passado. Espantalho tipo o que espanta corvos, sendo os dois, espantalho e corvo, indesejáveis. Espantalho sobre quem muita gente ouve falar, mas por não tê-lo nunca visto, ignora o perigo que oferece.

O nome do espantalho que está voltando à vida no Brasil é inflação. Ele é terrível, capaz de atos odiosos como o de estabelecer uma escalada de preços e prejudicar seriamente a economia do país. Pessoas mais jovens talvez ignorem o passado recente do país no qual a inflação crescente corroía a economia e a vida dos brasileiros. Não podem imaginar o que venha ser a alteração de valores em mais de 50% de um mês para outro, a política de remarcação de preços, o fato dos salários não fazerem frente à escalada de preços, a insegurança geral, enfim  todos os efeitos deletérios da inflação.

São já de algum tempo as advertências sobre os rumos da economia do país cujo governo vem flertando com o perigo do retorno da inflação. Começa a redução do consumo, o PIB é baixo, os juros começam a subir para conter a inflação e o governo parece não saber que rumos dar à economia neste momento bastante delicado que atravessamos.

Estamos, pois, como o protagonista de um filme, em pleno milharal, sabendo que o espantalho tornou à vida e como nos pode atingir. Mas, talvez ainda seja tempo de se achar uma saída e evitar o grande mal ao qual de modo algum podemos retornar.

O Sapateiro

escreva o seu comentário

Chamava-se Zé, pela profissão conhecido como Zé Sapateiro. Quando falavam dele referiam-se, sempre ao “Sapateiro” para não confundir como os outros “Zés” do lugarejo.

Era homem circunspecto, de sorrisos raros e que nunca se completavam. Gordo, tinha a face redonda, pouco cabelo e a barba rala e mal feita entrando pelos lábios. Tido como preguiçoso demorava-se a devolver os calçados que recebia para consertar. Defendia-se quando alguém reclamava, dizendo que o ofício exigia paciência, cuidado e muito jeito para não danificar o calçado. Caprichava na meia-sola, sola inteira, troca de saltos. Couro e borracha mais a cola de sapateiro eram usados com habilidade. No fim demorava, mas o serviço saia a contento.

Pois nunca se ouvira do Sapateiro uma só palavra a respeito de qualquer mulher. Solteirão convicto nunca se soube que ele tivesse mantido algum namoro mesmo na juventude. Era homem do jeito dele, quietão, nem sempre afável, fechado em seu mundo resumido à sapataria e a casa onde ela  ficava e ele morava.

Defronte a sapataria morava uma viúva cujo marido falecera há alguns anos. Em moça fora atraente, mas, passado o tempo, mantinha alguns resquícios da antiga feição. Era ela professora da escola primária da qual voltava todo dia no fim da tarde. Chegada em casa, guardadas as coisas, costumava sair à janela onde ficava até o anoitecer.

Não me lembro de quem foi o primeiro a notar a troca de olhares entre a viúva e o Sapateiro. Ele sentava-se, trabalhando, justamente defronte a porta aberta da sapataria que dava para a janela da casa da viúva.

Com o tempo o flerte se tornou público, correndo até o boato de que o Sapateiro estava de namoro com a viúva. Depois, passaram a comentar que os dois se casariam, assim falavam as comadres. De concreto sabia-se da intenção da viúva que via com bons olhos a possível união. Para o Sapateiro ninguém ousava perguntar nada, embora não fosse incomum que, nos momentos em que a viúva saia à janela, alguém chegasse à porta da sapataria, atrapalhando a visão do Sapateiro. Fazia-se isso só para ver o desespero dele que queria o espaço livre para observar a amada.

Trocaram e trocaram olhares, por muito tempo até que a viúva se cansou e recolheu-se, não mais vindo a janela. Comentou-se que ela perdera a esperança de ser abordada por aquele homem estranho que nunca chegou a dizer a ela uma só palavra.

Tempos depois a viúva adoeceu e as más línguas atribuíram o mal ao amor não correspondido. Definhou depressa a professora viúva até que, certo dia, morreu.

O velório foi feito na sala da própria casa e enterro saiu no início da tarde. Quando o caixão passou pela rua o Sapateiro permaneceu em seu lugar de costume, sentado e consertando sapatos. Há quem diga ter visto uma lágrima descendo do rosto do Sapateiro no momento em que a amada foi levada. Outros contaram que, no dia do enterro, o Sapateiro fechou mais cedo a sapataria, só voltando a trabalhar na manhã do dia seguinte.

A história de um canhão

escreva o seu comentário

Volta e meia me lembro de um conto de Borges no qual uma faca, antes utilizada para assassinatos, repousa numa gaveta. O escritor argentino transfere ao leitor a força contida de uma arma mortal que roubou vidas e pode voltar a roubá-las. As armas nunca dormem de verdade: elas repousam, silenciosas, prontas a retornar à sina de matar para a qual foram construídas.

O mundo seria melhor sem armas. Os EUA não conseguem levar a termo a proibição da comercialização e posse de armas embora os frequentes casos de assassinatos em massa geralmente ocorridos em escolas. Há quem não se sinta seguro sem a posse de uma arma em casa, ainda que nunca tenha aprendido a usá-la. Meu pai tinha um Smith & Wesson do qual muito se orgulhava e trazia em seu quarto de dormir. Naqueles anos 50 ele, de tempos em tempos, ia até o fundo do quintal de casa e gastava uma meia dúzia de balas, atirando em latas. Era o modo dele de se manter ativo em relação ao revólver que herdara de meu avô.

Não sei que destino teve o Smith & Wesson de meu pai. Confesso que caso estivesse comigo teria muitas dúvidas de entregá-lo às autoridades quando da mudança da lei relacionada à posse de armas em nosso país. Tratava-se de um bem de família no qual estavam impressas as mãos de meu avô e meu pai.

Aprendi na escola sobre a valentia de Caxias e a glória brasileira no Paraguai. A Guerra do Paraguai seria dos poucos momentos gloriosos de nossa história pregressa, importante para a manutenção da soberania do país. Só mais tarde foram publicados estudos mais minuciosos dando-nos conta do papel da Inglaterra no conflito e do massacre a que foram submetidas as tropas paraguaias pelos soldados da Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai).

Mas, a Guerra do Paraguai na verdade não acabou conforme nos informa o noticiário de hoje. Acontece que o governo paraguaio reclama ao Brasil a devolução do canhão “Cristão” utilizado pelas tropas paraguaias na batalha de Curupaiti. O “El Cristiano” é considerado herói paraguaio daí a tentativa de reavê-lo. Com o que não concordam autoridades brasileiras, afirmando que seria necessária, também, a devolução de armas brasileiras utilizadas na Guerra.

Estima-se que 300 mil paraguaios e 50 mil brasileiros tenham morrido na guerra realizada em 1870. O “Cristão” repousa calado no “Museu Histórico Nacional”, ele que teve seu momento de glória em campo de batalha. Já não é arma de impacto como teria sido na época da guerra. Mas, como pensa, Borges, é uma arma repousando à espera de ação.

Inocentes pagam a conta

escreva o seu comentário

O mundo se revolve em disputas que, assim parece, nunca terão fim. Com o passar do tempo a paz torna-se uma miragem impossível de ser alcançada. O ódio move seres humanos embrutecidos cuja única intenção é provocar a morte de seus semelhantes.

As palavras escritas acima podem ser verdadeiras, mas ter consciência sobre o significado delas em nada melhora a vida de ninguém. Boas intenções não mudam o mundo, atos bem intencionados talvez.  Talvez por isso eu tenha dado razão hoje ao meu vizinho do quarto andar com quem me encontrei no elevador. Como se sabe ele é um sujeito circunspecto e de opiniões muito definidas, embora às vezes ultrapassadas. Pode-se até mesmo dizer que o meu vizinho é um cidadão meio fora de época. Para ele prevalecem valores hoje em dia relegados ao segundo plano, aliás, infelizmente. De todo modo é sempre um prazer ouvir a esse homem cujo modo de ser faz-nos lembrar das boas e tranquilas conversas de que nos dávamos o desfrute em tempos passados quando não éramos obrigados a essa correria idiota de nosso dia-a-dia.

O meu vizinho me disse com ar grave que de jeito nenhum queria ser norte-americano. Ao ouvir isso ponderei que nos EUA o cidadão pode ter acesso a bens e liberdades não disponíveis em muitos outros lugares. Ao ouvir isso ele me interrompeu:

- Pois repito que de jeito nenhum eu queria ser um norte-americano. A começar pelo envolvimento daquele país nas disputas internacionais. Esse tipo de liderança pode até dar ao cidadão norte-americano uma ideia de supremacia diante do mundo, inclusive certo desprezo por povos menos favorecidos. Também é muito útil para o capitalismo norte-americano que não só invade como contamina culturas alheias que melhor seriam se permanecessem intocadas. Mas, e quanto às reações que essa hegemonia desperta? Que dizer do ódio invencível nutrido por inimigos dos EUA que, caso pudessem, destruiriam tudo o que estivesse ao alcance de seus ataques? Não está isso implícito nos atentados às Torres Gêmeas destruídas por terroristas em 2001?

Tentei argumentar que é impossível exercer liderança ou desistir dela, sem fazer inimigos. Existe sempre um perdedor a contrabalancear negativamente um ganhador. Na divisão de um bolo sempre caberá a alguém a menor ou pior parte e contra isso pouco ou nada pode-se fazer. O meu vizinho me interrompeu mais uma vez:

- Pois é nisso mesmo que me fio ao dizer que não seria um norte-americano ainda que me dessem de graça a cidadania daquele país. Você viu os atentados cometidos no último domingo na maratona de Boston? Então me diga que tipo de sociedade maravilhosa é essa que vive às turras com a ameaça de ataques terroristas. Não é verdade que basta um simples aceno para que o país entre em prontidão e a segurança seja reforçada, apesar de nada disso ser suficiente para tranquilizar as pessoas?

O meu vizinho do quarto andar nunca me confessou sua inclinação política, nem sua preferência pela esquerda ou direita, embora eu o tenha como mais chegado às ideias de direita. Em todo caso tenho que concordar com ele em suas observações sobre o papel hegemônico dos EUA e suas consequências. Todo mundo sabe que apesar dos esforços e gastos astronômicos com segurança o governo norte-americano jamais conseguirá conter a repetição de atos terroristas contra o seu país.

Mas, razão total não posso dar aos argumentos de meu vizinho, não a ponto de dizer que me negaria a receber a cidadania dos EUA caso me fosse gratuitamente oferecida. Mas, fico com ele ao pensar nas pessoas que nada têm a ver com a política externa de seu país e de repente se veem atingidas por explosões que roubam vidas e mutilam pessoas. No fim de tudo quem acaba pagando a conta são pessoas inocentes que nem mesmo saberiam explicar direito porque o azar as teria colocado no local de um ato terrorista justamente no momento em que foi perpetrado.

Pelo que fico pensando nos preparativos brasileiros para os grandes eventos internacionais que se realizarão aqui brevemente. Todo o cuidado será pouco em relação à segurança para que não sejamos surpreendidos por acontecimentos trágicos como o ocorrido na maratona de Boston.