Vem aí um cometa at Blog Ayrton Marcondes

Vem aí um cometa

deixe aqui o seu comentário

Talvez porque meu pai sempre falasse sobre cometas eu me tornei aficionado desses tipos de corpos celestes. Meu pai era menino pequeno quando viu o cometa Halley em 1910. Naquela aparição o cometa foi recebido com verdadeiro pavor pela população. Falava-se sobre os gases venenosos que teria em sua longa e brilhante cauda, gases esses que seriam mortais aos seres humanos. Consta que houve grande alvoroço em todo o mundo durante a visita do Halley ao espaço próximo da Terra. Do pavor gerado pelo cometa resultaram a produção e venda de máscaras para proteção contra gases venenosos, vestuários protetores e até comprimidos que salvariam milagrosamente aqueles que fossem atingidos pelo veneno.

O Halley passa perto da Terra a cada 76 anos. Meu pai o viu em 1910 e eu em 1986. Estávamos nas montanhas e fui com meu filho a um ponto no qual podíamos observar o cometa. Lembrei-me de que meu pai contava ter visto um cometa grande no céu fato que se explica pela maior proximidade do corpo celeste com a Terra. Em 86 o Halley me pareceu acanhado. Podia, sim, ser visto, mas tão distante estava que perdera parte de seu encanto. Eu que sonhara ver um grande e luminoso cometa no céu fiquei decepcionado.

Agora se anuncia, para novembro deste ano, a passagem do cometa Ion. No momento o Ion aproxima-se da órbita de Júpiter, estando a 612 milhões de Km da Terra. Trata-se de um cometa cuja cabeça tem um diâmetro de 5000 km, sendo, portanto, maior que o tamanho da Austrália. Já a cauda tem 97,1 mil km.

Os astrônomos falam sobre a possibilidade de um espetáculo visual incrível durante a passagem do Ion perto da Terra. Isso é muito animador de vez que não verei a próxima passagem do Halley que se dará em julho de 2061 quando, certamente, terei de há muito tornado ao pó.

Há pouco faleceu um amigo que adorava observar o cosmo. Rapaz de poucos recursos empenhou suas economias na compra de uma luneta, isso no início dos anos 60. Era comum vê-lo com a luneta sobre um tripé observando o céu. Familiarizara-se com o nome e a posição das constelações e sempre dizia ter visto a queda de pequenos meteoros. Conhecia bem os mistérios da Lua de modo que recebeu com alegria a chegada dos astronautas americanos ao satélite.

O sonho do amigo a que me refiro era estudar astronomia. Não pode levar adiante o seu plano dadas as dificuldades da vida. Mas, sempre que eu o encontrava, arranjava tempo para me falar sobre o espaço, paixão da vida dele. Eu fiquei só com os cometas, sonho de vê-los com os olhos de meu pai em 1910 quando, assim contava ele, houve até gente que se matou por medo dos efeitos da passagem pelos nossos céus.

Escrito por Ayrton Marcondes

23 abril, 2013 às 9:38 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta