Canudos: As memória de frei João Evangelista de Monte Marciano at Blog Ayrton Marcondes

Canudos: As memória de frei João Evangelista de Monte Marciano

deixe aqui o seu comentário

canudos-livro1

O romance se inicia no final de 1920, no Hospício da Piedade, em Salvador, Bahia. Frei João Evangelista de Monte Marciano, à beira da morte, revê sua vida e acerta contas com o passado. Por sua memória desfilam os episódios que mais o marcaram desde sua chegada ao Brasil, como um jovem sacerdote, em 1872. E, de tudo o que o marcou, a guerra de Canudos lhe deixou no espírito uma nova compreensão do mundo, da fé e de uma gente capaz de lutar por seus ideais a custa da própria vida.Ao participar de um dos episódios mais violentos da história do Brasil, no final do século 19, frei João Evangelista testemunhou o lado da guerra que nunca foi contado.

E é esse relato que Ayrton César Marcondes resgata neste romance primoroso, escrito com a precisão de um mestre. Com sua linguagem envolvente, concisa, poética, Canudos traça também um vasto painel da sociedade brasileira da época, da política, da ligação entre a Igreja e o Estado e, sobretudo, das conflituosas relações entre as classes sociais. Resultado de cinco anos de pesquisas realizadas na Bahia, no Rio de Janeiro, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o livro traz à luz acontecimentos inéditos da guerra de Canudos e recoloca para a historiografia discutir o papel desempenhado pelo coronel Moreira César, que comandou a terceira expedição contra Canudos e foi tachado pelos historiadores de desequilibrado.

Polêmico e instigante, este livro vem se inscrever no rol das obras definitivas a respeito de um dos mais intrigantes conflitos da história do Brasil na segunda metade do século 19.

UM ROMANCE POLÊMICO SOBRE O QUE NUNCA SE CONTOU DA GUERRA DE CANUDOS

BASEADO EM RIGOROSA PESQUISA HISTÓRICA, CANUDOS É O RELATO DE FREI JOÃO EVANGELISTA DE MONTE MARCIANO SOBRE UM DOS MAIS SANGRENTOS EPISÓDIOS DA HISTÓRIA DO BRASIL.
EM 1920, À BEIRA DA MORTE, PRESO A UM CATRE NO HOSPÍCIO DA PIEDADE, EM SALVADOR, BAHIA, O FRADE CAPUCHINHO VÊ DESFILAR POR SUA MEMÓRIA OS 48 ANOS EM QUE VIVEU COMO MISSIONÁRIO EM UM PAÍS REPLETO DE CONTRADIÇÕES E MISTÉRIOS. O FANTASMA DE ANTÔNIO CONSELHEIRO AINDA VEM LHE ASSOMBRAR OS DIAS, EXIGINDO SEU TESTEMUNHO PARA UM LADO DA HISTÓRIA QUE ELE CONHECEU BEM MAS QUE NUNCA FEZ PARTE DOS REGISTROS OFICIAIS.
UM ROMANCE MAGISTRAL, EMPOLGANTE TANTO PELA LINGUAGEM QUANTO PELO TEMA, QUE REABRE A POLÊMICA SOBRE O LÍDER MESSIÂNICO E O MASSACRE DE SEUS SEGUIDORES.

Editora: Best Seller
Ano: 1997
ISBN: 857123616X
Páginas: 319

Escrito por Ayrton Marcondes

28 março, 2009 às 5:24 pm

deixe aqui o seu comentário

Postado em Cotidiano



Deixe uma resposta