2014 março at Blog Ayrton Marcondes

Arquivo para março, 2014

Do que me lembro?

escreva o seu comentário

O golpe militar de 31 de março de 1964 não foi inesperado. Na época eu tinha 17anos de idade e ouvia conversas de meus tios nas quais se dizia que do jeito que estava não se poderia continuar. Aluno do que hoje se chama de Ensino Médio eu lia o jornal “O Estado de São Paulo” que meu tio assinava. Na verdade eu não tinha opinião formada sobre as tendências do momento e o que seria melhor para o país. Falava-se demais naqueles dias sem que houvesse consenso sobre quase nada. Temia-se o comunismo que nos era apresentado como grande mal, veja-se como se vivia na Rússia. Forte impressão causavam as atitudes de Fidel Castro que por pouco não haviam resultado numa guerra mundial. E o mundo dividido em dois blocos pela Guerra Fria funcionava como ameaça permanente de conflito.

Na época eu não sabia avaliar o real significado daquilo que diziam ser os perigos da extrema direita. De modo que nadávamos em águas de incerteza. Aí aconteceu o comício da Central do Brasil no qual Jango pôs as mangas de fora. As medidas por ele anunciadas de modo algum contribuiriam para a solução de problemas do momento. Interpretadas como perigosas serviram de estopim ao golpe de 31 de março.

Do que me lembro bem foi da apreensão geral por não se ter idéia do que viria em seguida. Acompanhavam-se pelo rádio as notícias do dia e estocavam-se nas casas alimentos por receio de que viessem a faltar. Mas, Jango não reagiu e o golpe seguiu em calmaria. Os militares tomaram o poder sem luta e o povo, cansado de tanta confusão, recebeu esperançoso a mudança de governo. Logicamente não se imaginava que os militares permaneceriam no poder e que as coisas tomariam o rumo que tomaram.

Quanto a mim , estudante e nada mais que isso, só vim a entender o significado do golpe uns três dias depois. Morando em Itu eu tinha um amigo que era sócio do clube da cidade. Certa noite convidou-me ele para conhecer o clube e fui barrado pelo porteiro por não ser sócio. Para entrar teríamos que pedir autorização ao presidente do clube. Conduzidos à sala do presidente nós o encontramos em sua mesa de trabalho, cuidando de alguns papéis. Era ele um coronel do exército na ocasião apresentava-se fardado.

Ao reparar na nossa presença o militar levantou a cabeça e o meu amigo começou a falar, sendo interrompido aos gritos. O coronel perfilou-se e , apontando para nós, disse que era justamente para acabar com os privilégios desses filhinhos de papai que o golpe acontecera. Transtornado o coronel escorraçou- nos. Saímos dali assustados mas protestando, aliás inutilmente.

Obviamente a atitude do coronel não traduzia o comportamento de todo o exército. O fato é que, como acontece em todas as organizações, sempre existem os mais exaltados. De modo que passado algum tempo não me surpreendi com as notícias sobre perseguições, torturas e desaparecimentos. O radicalismo tem a seu serviço bons radicais que se esmeram na prática abusiva do poder. E todo mundo sabe de que forma as coisas se passaram nos anos seguintes ao golpe de 64 neste nosso Brasil.

Naturismo

escreva o seu comentário

Sempre que ouço algum comentário sobre naturismo me vem à memória Luz del Fuego. Dançarina, Luz tornou- se celebridade por se apresentar seminua e com cobras enroladas em seu pescoço. Foi ela quem criou a primeira área de naturismo no Brasil. Essa área ficava na ilha de Tapuama de Dentro, localizada na Baia da Guanabara. Para entrar na batizada como “Ilha do Sol” só completamente nu. Os visitantes eram obrigados a se despir antes de visitar a área de nudismo. Atores norte-americanos famosos estiveram na ilha, destacando-se, entre outros, Tyrone Power e Ava Gardner. Jane Mansefield não pode entrar na ilha porque se recusou a tirar a roupa.

Hoje em dia pessoas se despem para participar de passeatas de protesto. Dias atrás pessoas nuas ocupavam as ruas pedalando suas bicicletas. Na Rúnssia as moças do Femen aprontam o diabo, agindo com os seios à mostra. Nas décadas de 1960 e 70 coisas assim eram inimagináveis. Conheci um homem que talvez tenha sido dos primeiros naturistas no Brasil. Morando e trabalhando em São Paulo ele com freqüência viajava para uma cidadezinha do interior onde se embrenhava na mata. Passava dias em meio à mata, completamente nu. A população do lugarejo o tinha por efeminado ou louco. Passar dias pelado no mato realmente era coisa incompreensível.

Neste mês um casal se meteu numa perigosa aventura na Costa Rica. Embrenharam-se na mata, sem roupas, com o propósito de completar um longo trajeto no prazo de 21 dias. Até onde se noticiou o casal aproximava-se do ponto marcado para finalizar a missão, mas o homem se mostrava muito cansado e sem forças para chegar ao fim.

Mas, voltemos a Luz del Fuego. Em 1967 dois homens chegaram nas proximidades da iIlha do Sol e cortaram as cordas que prendiam uma canoa da dançarina.  Depois disso gritaram por ela, pedindo ajuda para resgatar a canoa. Foi assim que Luz del Fuego subiu à canoa dos dois homens visando trazer de volta a dela. Os homens assassinaram a dançarina e depois fizeram o mesmo com o caseiro dela. Conta que o crime foi cometido por vingança dado Luz del Fuego ter, anterormente, denunciado os dois à polícia.

No corredor a morte

escreva o seu comentário

Assisti a vários filmes sobre condenados no corredor da morte. As tramas mostram culpas por crimes hediondos e, em alguns casos, arrependimento dos que os cometeram. Há sempre alguém lutando para adiar a execução ou provar a inocência dos condenados. São histórias muitas vezes baseadas em casos reais. Em muitos filmes as execuções são mostradas. Alguns morrem ao receber injeções de substâncias venosas e há casos de execuções na cadeira elétrica. São cenas desagradáveis que mostram o fim da vida como forma de pagamento à sociedade pelos desvios de conduta que levaram à morte vítimas inocentes.

No mundo real as coisas não se passam de modo diferente do mostrado nos filmes. Em alguns países existem condenados nos corredores da morte aguardando execuções. Em torno de cada um desses casos giram volumosos processos jurídicos em geral envolvendo apelações intermináveis. Execuções acontecem quando todas as possibilidades de defesa se esgotam e uma alta autoridade dá o sinal verde para o desenlace final.

Não por acaso as coisas se passam desse modo. São conhecidos casos de erros judiciários que levaram à execução de inocentes. Um deles, bastante controverso, é o que envolveu o casal Rosenberg nos EUA, acusados, marido e mulher, de espionagem. Ainda hoje persistem dúvidas obre a culpa de Julius e Ethel Rosenberg que foram executados justamente num momento em que a Guerra Fria estimulava a repressão ao comunismo nos EUA. O caso dos Rosenberg forneceu munição para o senador Joseph McCarthy na época investigando atividades antiamericanas.

Acaba de ser libertado no Japão Iwao Hakamada que passou 45 anos no corredor da morte aguardando sua execução. Hakamada foi acusado de ter esfaqueado e matado o dono da fábrica em que trabalhava, a mulher e o filho dele. Depois disso ateara fogo a casa da família.

No caso de Hakamada existem fortes indícios de erro para a condenação. O sangue encontrado numa camisa no local dos crimes não era o de Hakamada. Além disso, Hakamada teria sido obrigado a confessar os crimes depois de ser submetido, durante 20 dias, a tortura em um quarto fechado. Dos três juízes que o condenaram um era favorável a absolvição e só recentemente veio a público para fazer essa declaração.

Passar 45 anos no corredor da morte é algo inimaginável, ainda mais em se tratando de um inocente. Não existe nenhuma forma de compensação que se aproxime de alguma possibilidade de quitação com o período de vida perdida. O caso de Iwao Hakamada dá o que pensar. No Brasil onde se verifica tanta criminalidade e impunidade a pena de morte é sempre lembrada. Valeria a pena?

50 anos depois

escreva o seu comentário

Aproxima-se o dia 31 de março em que se completam 50 anos do golpe militar que deu início ao período de ditadura no país. Nos últimos dias a mídia tem dado espaço a toda sorte de comentários, resenhas e depoimentos sobre aquele conturbado momento de nossa história. Livros são publicados havendo entre os diferentes autores divergências a respeito dos fatores que desencadearam a queda de Jango e o início da ditadura. Ora valorizam-se mais os problemas internos do país na época considerada, ora a participação norte-americana com seu apoio ao golpe, sendo que a maioria atribui à somatória de vários aspectos os acontecimentos que ainda hoje despertam tanta atenção.

Vale lembrar que nos anos em que Jango foi presidente o país não contou com uma política direcionada no sentido de atacar e tentar resolver os problemas que afligiam o dia-a-dia dos brasileiros. Só para citar um exemplo às vésperas do golpe a inflação andava na casa dos 200%. Reinava no país a sensação de insegurança num tempo em que os reflexos da Guerra Fria se faziam presentes em todo o mundo. Nesse sentido a tendência esquerdista de membros do governo e as reformas anunciadas pelo presidente no célebre comício Da Central do Brasil funcionaram como estopim para o movimento que deu início ao período de ditadura no país.

Ressalte-se que de todo modo o chamado “Golpe de 64” pode ser enquadrado como uma rebelião anunciada. Desde o segundo governo de Getúlio Vargas a direita empenhava-se na direção de um golpe de estado. Vargas suicidou-se em 54 e Juscelino, eleito pelo voto direto, só o sucedeu porque o então Ministro da Guerra, Marechal Lott, garantiu a posse dele. Jânio era oposição e sucedeu a Juscelino para renunciar sete meses depois de assumir a presidência. Naquele momento o vice-presidente João Goulart só assumiu a presidência por aceitar dividir o poder dentro de um regime presidencialista. Depois disso ocorreu um plebiscito no qual venceu o presidencialismo e só então Jango tornou-se presidente com plenos poderes.

Mas, era tarde. Jango e sua equipe não conseguiram implantar um plano de governo confiável e eficiente. Em tal situação os militares encontraram campo aberto para o golpe, instalando-se no governo do qual só sairiam em 1985.

Que se diga tratou-se de golpe sem nenhuma resistência. Jango foi para o Rio Grande do Sul e de lá refugiou-se no Uruguai. Nenhuma força se levantou contra o golpe militar. Na época eu cursava o hoje chamado Ensino Médio na cidade de Itu onde há um quartel. Dado o golpe os soldados foram enviados ao Rio de Janeiro, participando de um movimento de tropas para o caso de alguma resistência. Consta que não lograram chegar ao Rio dado os caminhões em que viajavam terem quebrado na Via Dutra. Além do que carregavam armas cujo funcionamento seria duvidoso em caso de ação. Voltaram poucos dias depois e foram recebidos com festas pela população, heróis que se tornaram por participar de um movimento que restauraria o bom andamento das coisas no país.

Não sei dizer se em sua totalidade, mas o Golpe de 64 foi recebido pelo menos com alguma esperança pelo povo que desejava melhoria na qualidade de vida. E ninguém esperava que a ocupação do governo pelos militares fosse para durar. Em pouco tempo, com a casa em ordem, seriam convocadas novas eleições. Infelizmente não foi o que aconteceu.

Nunca me esquecerei de um professor que, já na década de 1970, nos avisou de que a nossa geração estava irreversivelmente perdida. A repressão e o silêncio imposto pela ditadura sufocaria possíveis futuras lideranças dado o risco de qualquer pessoa em aparecer publicamente e chamar a atenção dos órgãos repressivos. Ao observar a classe política atualmente em atividade no país penso na sentença pronunciada por aquele professor. Era ele um idealista, homem de princípios, que se dizia fora de época dado que os valores que professava, essencialmente democráticos, pouco ou nada valiam naqueles difíceis anos.

Avião desaparecido

escreva o seu comentário

Nesta segunda-feira o premiê da Malásia finalmente declarou que o Boeing que realizava o voo MH 370 caíra nas águas do Oceano Índico e nenhuma das 239 pessoas a bordo haviam sobrevivido. Colocava-se um ponto final nas dúvidas e esperanças de que a tripulação e passageiros pudessem, ainda, estar vivos.

Desaparecido há mais de 15 dias o Boeing provocou grande esforço de buscas nas quais se envolveram vários países. O fato de não se ter ideia sobre o rumo que o avião tomara depois do último contato e a ausência de sinais de radares que ajudassem na investigação fez do desparecimento mistério difícil de resolver.

Paralelamente, surgiram hipóteses sobre o que teria acontecido para que o avião mudasse de rumo e voasse durante horas seguidas até aquele que hoje foi revelado o seu trágico fim. Investigações envolvendo o piloto e o copiloto, possíveis terroristas a bordo, possibilidades de sequestro e outras até agora em nada resultaram.  De modo que apenas parte do mistério se resolve com a divulgação da notícia da queda do avião e morte de seus ocupantes. Continuam em aberto, sujeitos a especulações, os acontecimentos ocorridos no interior da aeronave que motivaram o desvio da rota e a queda em águas oceânicas.

Destaque-se o indescritível sofrimento de familiares dos desparecidos em tão trágico acidente. Viveram essas pessoas momentos terríveis, aguardando notícias e mantendo esperanças de um quase impossível final feliz. Reunidos em hotéis familiares dos passageiros enfrentaram o dia-a-dia de uma tragédia que a cada hora se desenhava concretizada. Por fim, a notícia e agora os protestos contra o governo da Malásia, a companhia aérea e outros responsáveis.

Do que não se fala é de como teriam sido os momentos finais dos passageiros presos a um avião que viajava sem rumo definido. Trata-se de assunto constrangedor sobre o qual o melhor é não imaginar nada embora se queiram conhecer as razões que levaram o avião a mudar de rota.

Os acidentes aéreos são situações que nos dizem respeito daí nos irmanarmos ao sofrimento das vítimas e seus familiares. Hoje em dia o transporte aéreo tornou-se meio mais acessível para viagens de longa distância e milhares de pessoas embarcam e desembaraçam em aeroportos do mundo diariamente. Ao afivelarmos o cinto na poltrona de um avião nem de longe podemos imaginar um desfecho fatal para a viagem que realizaremos. Terá sido assim com os passageiros que embarcaram em Kuala Lumpur com destino a Pequim. Para muita gente uma viagem rotineira num percurso de algumas horas até o destino final. Mas, infelizmente, não foi o que aconteceu e agora todas aquelas pessoas estão mortas, restando àqueles que as amavam dor e sofrimento.

Mars One

escreva o seu comentário

Em andamento o projeto Mars One para colonização de Marte. Cerca de 200 mil pessoas inscreveram-se para serem os primeiros colonizadores de Marte, mas apenas 1058 passaram à segunda fase, entre eles uma brasileira.

Está prevista para o ano que vem uma fase de treinamento dos futuros habitantes de Marte. Em 2020 um jipe-robô será enviado com a missão de descobrir a melhor região do planeta vermelho para obtenção de água e energia solar. Já a construção de módulos habitáveis acontecerá em 2022. Finalmente, em 2024, os primeiros terráqueos a deixarem o planeta para morar em Marte partirão, lá chegando em 2025 após 210 dias de viagem.

Que se diga: trata-se de uma viagem só de ida porque não existe volta prevista. Os terráqueos estarão deixando sua terra nativa para se transformarem em imigrantes marcianos.

Segundo os entendidos as coisas não são tão simples. Para começar considera-se que o Mars One está sendo projetado com custos mais baixos do que os que serão necessários. Quanto aos primeiros 24 colonizadores que serão enviados sabe-se que enfrentarão problemas como a perda de massa óssea a atrofia muscular. Isso fora terem que enfrentar altos índices de radiação ao longo de seus 210 dias de viagem. Além disso, adverte-se que o pior problema a considerar é o psicológico, resultante do confinamento.

Nessa história toda o que impressiona é a decisão tomada por algumas pessoas que pretendem abandonar definitivamente a Terra. Isso representa despedir-se para sempre de nossa civilização e, mais que isso, de todos familiares e conhecidos.  Não seria o caso de se investigar mais profundamente as razões de tão radical escolha?

Imagino que em cada um dos futuros colonizadores de Marte exista um arraigado espírito de aventura. Talvez sejam pessoas que preferem viver isoladas e à margem de injunções sociais a que estão obrigadas no dia-a-dia. Entretanto, na Terra viver isoladamente é opção. Estando em Marte o isolamento torna-se obrigatório e sem saída o que pode rapidamente levar ao desespero.

Mars One tem tudo para não passar de mais uma ficção. Talvez seja mesmo roteiro de filme que estão por rodar. Descobrir os segredos do planeta vermelho excita a curiosidade humana. Seria emocionante uma aventura espacial com a finalidade de investigar Marte. Mas, viagem sem volta…

Bellini

escreva o seu comentário

Morreu Hideraldo Luis Bellini, capitão da memorável seleção brasileira campeã mundial em 1958. Para nós brasileiros a Copa da Suécia funcionou como desforra contra tudo que nos apoquentava naquele Brasil terceiro-mundista de 58. Mas, em primeiro lugar, a seleção sanava dívida com a torcida do país jamais conformada como Maracanaço de 50. Na imaginação dos brasileiros a seleção uruguaia foi e talvez ainda seja um fantasma a assombrá-los. As mais de duzentas mil pessoas que saíram em silêncio do Maracanã depois daquele inacreditável 2 a 1 do Uruguai frente ao Brasil certamente sabiam que haviam assistido a uma das páginas mais tristes da história do país.

E veio a seleção e 58 que sucedeu ao bom time de 54 que também não logrou vencer a Copa. Naquele time de 58 Bellini destacava-se como zagueiro vigoroso e eficiente na marcação. Não por acaso era o capitão do time, dadas suas qualidades de liderança. Bellini era um esteio. Firme, seu futebol não tinha a beleza do jogado por Mauro, seu reserva em 58 e titular no bicampeonato de 62. Mas, se tecnicamente não se destacava compensava pela raça e vigor que lograram a ele lugar de destaque na história do futebol do país.

A morte de Bellini faz voltar à memória a Copa de 58 quando nossa seleção foi à Suécia apenas para competir sem que imaginássemos poder alcançar o título. Os jogos eram transmitidos pelo rádio destacando-se, para os paulistas, as narrações de Pedro Luís e Edson Leite com os comentários de Mário de Moraes. Foi na Suécia que surgiu para o mundo Pelé e Garrincha se destacou. Lembro-me da surpresa com que se falava do então desconhecido Pelé que da noite para o dia encantava o mundo. O jovem Pelé, aos 17 anos de idade, arrasava as defesas adversárias, marcando gols memoráveis. Na final contra a Suécia Pelé fez um gol de tal beleza que ainda hoje perdura na lembrança dos torcedores brasileiros.

Lá atrás, segurando, estava Bellini, formando com jogadores como De Sordi, Djalma Santos, Nilton Santos, Zito e Orlando. Atrás do zagueiro ficava o goleiro Gilmar com suas defesas espetaculares. Grande seleção. Orgulho do país que os recebeu de braços abertos e com festas quando aqui chegaram trazendo a Taça Jules Rimet.

Para nós Bellini será sempre o moço alto e elegante, zaqueiro raçudo e vigoroso, que ergueu pela primeira vez a taça do mundo, gesto a partir daí imitado por todos os capitães de equipes que venceram copas.

Dizem que um homem se torna realmente completo quando logra alcançar na sua vida as vitórias pelas quais lutou e sonhou. Sendo assim Bellini terá sido um desses homens completos.

Deixa saudades.

A questão da maioridade penal

escreva o seu comentário

Nesta semana um crime abalou a opinião. Um rapaz vendeu um rádio e mais algumas coisas para arranjar o dinheiro com o qual comprou um revólver. Feito isso encontrou-se com a namorada e matou-a com um tiro na face. Primeiro detalhe: a cena do assassinato foi filmada por ele e o vídeo publicado na internet. Segundo detalhe: o rapaz tinha pressa em matar a namorada porque dois dias depois seria o seu aniversário de 18 anos de idade e passaria a ser responsável pelo crime na condição de pessoa adulta. Isso ele mesmo confessou à polícia.

Pesquisa divulgada sobre a redução da idade de maioridade penal mostrou que 92% dos entrevistados são favoráveis a ela. Estatísticas mostram que nos últimos anos tem havido substancial crescimento de crimes praticados por jovens abaixo dos 18 anos de idade. Tais e tantos são os casos que a impunidade determinada pela faixa etária vem despertando crescente clamor público.

Mas, reduzir a idade de maioridade penal resolverá o problema? Ninguém sabe dizer. Nos EUA onde a legislação chega punir até crianças de 12 anos desde que provado o entendimento delas sobre a ação criminosa que praticaram não se verificou redução da criminalidade. Por outro lado existe consenso de que algo precisa ser feito e com urgência para coibir a crescente massa de crimes praticados por jovens que simplesmente matam por matar, muitas vezes vangloriando-se de seus atos.

Depois do terrível caso de assassinato e divulgação do filme finalmente o Congresso Nacional avisa que o projeto de redução da maioridade será colocado em votação. A proposta é a de que alguns tipos de crime como assassinatos, torturas e outros sejam punidos quando praticados por menores entre os 16 e os 18 anos de idade. Entretanto, a punição dependeria de análises realizadas por especialistas sobre o perfil dos criminosos. Contra o projeto existe a interpretação de que uma mudança dessa natureza não poderia ser realizada apenas num artigo da Constituição Federal: a mudança exigiria a aprovação de uma nova Constituição.

O fato é que a situação atual se tornou insustentável. Menores são utilizados por bandidos para cometer crimes pelos quais não serão punidos. Menores se sentem livres para praticar atos hediondos dado que a responsabilidade sobre eles se reduz a uma internação por um período de no máximo três anos. Trocam-se vidas de pessoas assassinadas pela possibilidade de um estágio de três anos numa fundação cuja missão é a recuperação de menores.

Se os políticos tiverem seus interesses voltados para as próximas eleições é provável que sejam mais sensíveis aos apelos do público que não concorda e nem suporta mais tanta criminalidade.

A ver como se portarão os políticos cuja credibilidade não anda, infelizmente, em bons patamares.

Na sintonia dos tarados

escreva o seu comentário

Tempos atrás ouvi de uma amiga que o tempo dela já tinha passado. Que ”tempo” é esse? –perguntei. Ela sorriu e me disse que eu sabia muito bem do que ela estava falando. Acrescentou que tivera prova definitiva disso ao passar perto de um prédio em construção e os operários a terem ignorado. Nenhum assovio e eu estava toda arrumada - completou.

Todo mundo sabe - ou imagina saber - como funciona a cabeça de homem. O tal “lobo do homem” está sempre alerta e os olhos masculinos parecem já ter nascido treinados para vasculhar o ambiente. Mulher de mais ou menos para cima atrai a atenção. Mas, diga-se, há níveis nessa história. Respeito é bom e faz bem aos dentes, já dizia a minha mãe.

Daí que é de se imaginar o que verdadeiramente se passa na cabeça de um sujeito que agride moralmente uma mulher, aproveitando-se do aperto dentro de um vagão do metrô. Os casos têm acontecido e consta existirem sites que estimulam homens a agirem desse modo. E saem os tarados à rua em busca de uma oportunidade, talvez achando que a mulher em cujo corpo tocarem gostará de ser apalpada por um estranho.

Se você não sabia os “encoxadores” estão agindo no metrô de São Paulo. Nesta manhã um tarado agarrou por duas vezes uma mulher. Na segunda passou a mão na parte de dentro da coxa dela. Ao ver isso as mulheres presentes no vagão gritaram: tarado! E ele saiu correndo quando a porta se abriu com a vítima atrás dele. Ao ser pego pelos seguranças ele sorriu para a mulher a quem tinha “encoxado”. E dizer que esse tarado é um técnico de informática. A ele se juntou, com ação semelhante, na mesma manhã, um engenheiro eletricista que abusou de mulheres. E o delegado que conduz esses casos fala sobre outro no qual o tarado chegou a ejacular sobre a mulher que atacou.

O tipo de prazer que um sujeito encontra durante uma abordagem dessas serve como diagnóstico para a classificação dele como “tarado”. O tarado é um cara que ignora riscos e parece ter prazer em ser reconhecido como tal. Trata-se uma figura ao mesmo tempo patética e perigosa. Age em público porque precisa de olhos que o vejam em ação. Na satisfação sexual do tarado que se aproveita do aperto na condução também conta o perigo que corre de vir a apanhar ou ser preso.

Conheci um sujeito que não era de forma alguma um tarado. Certa ocasião ele fez viagem de ônibus de São Paulo ao Rio para visitar parentes que viviam naquela capital. Aconteceu a ele sentar-se no mesmo banco com uma mulher muito simpática. Viagens longas oferecem oportunidades para conversas. Pois, papo vai, papo vem, não é que os dois se engraçaram? Contou-me ele que ao desembarcarem no Rio foram direto a um hotel onde passaram a noite. O mais interessante é que o sujeito a quem me refiro de tal maneira foi enfeitiçado pela companheira de viagem que acabou se casando com ela.

Essa história me veio à cabeça ao procurar razões para as atitudes dos tarados do metrô. Não será que se trata de solitários buscando parceiras pela pior maneira possível? Ah, não, isso é bobagem.

Favores

escreva o seu comentário

Hoje em dia, talvez pela correria do dia-a-dia, pouca gente se inclina a prestar favores. Mas, há quem nos peça isso ou aquilo, muitas vezes colocando-nos em situação nem sempre agradável.

De que o brasileiro de hoje é diferente daquele do passado não restam dúvidas. Consequência do capitalismo selvagem? Talvez. Acontece que situações que mexem com o bolso da gente acabam sendo muito difíceis de aceitar. Mas, creio ter havido tempo no qual as pessoas se sentiam mais inclinadas à ajuda ao próximo. Ao longo da minha vida, por exemplo, encontrei pessoas medularmente boas que me ajudaram em momentos difíceis.

Confesso que acho constrangedoras essas situações a que ficamos expostos ao parar o carro em faróis fechados. Existe aquele rapaz vendendo balas, a moça que faz mágicas com uma bolinha de tênis, a mãe maltrapilha que carrega uma criança no colo, o deficiente físico que se arrasta pedindo ajuda, a idosa que traz na face impresso o desespero de uma vida miserável. Todos eles suplicam por uma moeda, uma só moedinha que, no fim das contas, não nos fará nenhuma falta. E essa moeda poderá servir para comprar um pão, matar a fome de um nosso semelhante a quem a sorte não ajudou. Isso é o que se passa na nossa cabeça enquanto torcemos para que o sinal finalmente se abra e aceleremos o carro, deixando para traz aquela situação que nos constrange.

Para falar a verdade quase nunca atendo aos pedidos das pessoas que me pedem ajuda ao parar nos sinais. O meu maior problema é o receio de abrir o vidro dado que, em geral, fica-se cercado por motos e todo mundo sabe a quanta anda a violência nas nossas cidades. Por outro lado sei das campanhas que pedem aos cidadãos que não deem esse tipo de esmola e dos avisos sobre crianças exploradas por marginais que arrecadam dinheiro nas ruas. Mas fica a sensação de desconforto, a humanidade que nos impele a ajuda ao próximo.

Dias trás me aconteceu ajudar a uma mulher acompanhada de duas crianças que a seguiam segurando-a pelo vestido. Como eu não tinha trocados passei a ela uma nota de valor um pouco mais alto. Ao receber o dinheiro os olhos da mulher encheram-se de lágrimas. Depois ela se foi, levando atrás de si a prole faminta. Desde então aquele rosto, a face agradecida e comovida, não me saem da memória.