2020 novembro at Blog Ayrton Marcondes

Arquivo para novembro, 2020

Morre Maradona

escreva o seu comentário

Há pouco tempo, em um almoço, falavam sobre Pelé. Gente mais nova que conhecera Pelé através de vídeos sobre seus gols. A certa altura entrei na conversa e disse que vira Pelé jogar. Uma moça perguntou: ao vivo, no campo?

Sim, eu vira Pelé jogar. No Pacaembu, em três inesquecíveis ocasiões. Então as pessoas me olharam com espanto. Era como se seu tivesse o privilégio de um encontro com Deus. Aliás, em termos de futebol, foi isso mesmo.

Diego Armando Maradona morreu hoje. Confesso que já cheguei a odiar o maldito Maradona. Ele era o inferno em campo naquele tempo em que a rivalidade com a Argentina era bem maior que nos dias de hoje. Houve o jogo do Brasil contra a Argentina, na Copa do Mundo de 1990. O Brasil jogou melhor no primeiro tempo que terminou empatado em zero a zero. Maradona não estava bem fisicamente, permanecendo meio parado na região mediana do campo. Mas, bastou a ele um único instante de genialidade. Recebeu abola, livrou-se de vários defensores brasileiros e colocou Caniggia de frente para o gol. Gol da Argentina que venceu por um a zero. Jogada genial de um gênio do futebol.

O silêncio que em seguida se abateu sobre São Paulo - e o Brasil - foi impressionante. Talvez maior tristeza só mesmo com a derrota da Copa de 50 à qual não assisti. Há um programa de TV no qual o entrevistador pergunta sobre qual a primeira impressão de sua vida que o entrevistado guardou na memória. Pois, se me perguntassem, responderia que era a da sala de minha casa no dia da derrota para o Uruguai. Eu tinha três anos e me lembro das pessoas em torno do rádio e dos lamentos no momento do segundo gol do Uruguai. Vi minha mãe, que nunca gostou de futebol, dizer que o Brasil ainda ia virar. Não virou e até hoje fala-se sobre o trauma nacional provocado pela derrota de 50.

Maradona exterminou-nos com aquela jogada que resultou no gol da Argentina em 90. Mas, ele foi muito mais que isso. Com olvidar aquela absoluta atuação contra Inglaterra em que ele fez o fabuloso gol “Mano de Deus”? E dos seus tempos áureos no Napoli?

Maradona foi um ser de exceção. Mais que artista foi um feiticeiro. Maravilhoso com a bola nos pés. Infernal. Elegeram-no Deus ao que ele dizia ser apenas Diego. Afirmava ter linha direta com o “Barba” apelido que atribuía a Deus.

O mundo se comove diante do esquife de Maradona. A escassa galeria de ídolos a quem veneramos perde um grande ícone. Restam-nos suas imagens que nos acompanharão para sempre.

Escrito por Ayrton Marcondes

25 novembro, 2020 às 8:34 pm

escreva o seu comentário

Quando chega a hora

escreva o seu comentário

Não sei se ainda se fala, mas, no passado, comentava-se que cada um tem a sua hora marcada e, quando ela chega, babau.

Há casos em que o dito popular se aplica sem retoques. Trata-se de mortes inesperadas, aparentemente absurdas. Trata-se de situações sobre as quais pergunta-se por que, justamente, aquela pessoa estaria naquele lugar, naquele instante, quando algo absolutamente inesperado desencadeou-se e a atingiu. Seja o caso do cidadão que perde a vida atingido pelo tronco de uma árvore que caiu, do rapaz que dormia e recebeu na cabeça a bala perdida que roubou sua vida. Casos estranhos que fazem pensar que talvez aquela pessoa estivesse marcada para encontrar-se com a morte numa circunstância ocasional, inesperada. E fatal.

Dias trás um caso despertou grande atenção, sendo muito divulgado e comentado. Aconteceu a praia de Pipa, Rio Grande do Norte. Nessa praia existem falésias que chamam a atenção pela beleza de suas cores. Pois estavam na praia de Pipa um casal e sus criança de poucos meses. Devido ao Sol ficaram os três junto das falésias, abrigando-se na sombra. Eis que, inesperadamente, parte do morro ruiu, sendo os três soterrados e mortos.

O home que morreu tinha a história de ter abandonado um bom emprego para viajar pelo mundo. Ao voltar fixou-se em Pipa onde tornou-se proprietário de uma pousada. Casou-se e tiveram uma criança, justamente a que estava com eles no momento do acidente.

Eram ele e mulher ainda jovens e o desparecimento de ambos provocou grande comoção. Enfim, estavam no lugar errado, no instante errado, daí terem morrido. É como se a tragédia fora marcada com antecedência, para aquele lugar, naquele instante, para justamente aquelas pessoas.

O sentimento de horror despertado por tragédia de tal magnitude funciona como aviso para a fragilidade da existência humana e a falta de recursos diante de acidentes inesperados.

Há quem diga que se deve, sempre, estar preparado para a morte. Entretanto, enquanto vivos, viva a vida.

A imortalidade

escreva o seu comentário

No filme The Old Guard Charlize Teron interpreta Andy, mulher que chefia um pequeno grupo de pessoas que têm a virtude da vida eterna. O grupo se envolve em ações como mercenários, sendo pagos pelos seus serviços.

Andy afirma não se lembrar de sua idade. Fato é que, em seu longo passado, participou de fatos memoráveis na historiada humanidade. No começo ainda não conhecera os atuais integrantes do grupo. Em sua companhia havia um outra imortal, Quynh. Juntas agiram durante alguns séculos. Entretanto, por não morrerem e graças às suas extraordinárias habilidades muitas vezes foram consideradas como bruxas. Enforcadas ou queimadas vivas, ainda assim retornavam à vida. A situação perdurou até que Quynh foi aprisionada dentro de uma armadura de metal da qual seria impossível escapar. Feito isso foi jogada ao mar. Sendo imortal, não poderia morrer, nem escapar. Estava, pois, condenada a uma prisão na qual passaria os séculos subsequentes.

O horror da imortalidade reside, justamente, na impossibilidade de vir a morrer. Vampiros são seres malignos e infelizes porque dependem do sangue para se alimentar e são imortais. Na ficção os seres imortais são sempre infelizes porque vivem apartados da sociedade. Eles simplesmente não envelhecem. Por essa razão não contam com a vida em comum com as demais pessoas. Afinal enquanto o envelhecimento é normal para o comum dos mortais o mesmo não acontece com os imortais. Verdade que nas tramas vampirescas a necessidade da vitória do bem sobre o mal impõe a presença de perseguidores os quais dispõem de estacas de madeira e outros meios para encerrar a carreira e a existência dos vampiros.

Poucas pessoas logram passar dos 100 anos de idade, falecendo antes. Com a evolução da ciência e a abertura de novos campos de pesquisa na genética e produção de medicamentos muito tem se falado sobre meios de prolongamento da vida. Driblar a morte é impossível, mas dilatar o tempo de permanência no planeta é desejo de muita gente. Há que se levar em conta os perigos inerentes a esse tipo de desejo. De todo modo o homem não surgiu na Terra para tornar-se imortal. A imortalidade está aí para ser usada como tema em obras de ficção e divertir-nos ao acompanhá-las. Na mais que isso. Ainda bem.

Escrito por Ayrton Marcondes

20 novembro, 2020 às 11:24 am

escreva o seu comentário

Tempestade

escreva o seu comentário

Joe Biden foi eleito presidente dos EUA. Donald Trump, atual presidente, não foi reeleito e ainda esperneia, alegando fraudes na apuração dos votos. Mas, entregará o cargo em janeiro, a ele não restará outra opção.

Existem expectativas em reação a Biden. Uma delas é quanto à política ambiental que seu governo adotará. Trump pouco se lixava para a questão ambiental. Negou-se assinar acordos e pressionou países em relação à preservação do ambiente.

Não exatamente por conta de Trump, mas como resultado de progressiva e maciça agressão ambiental em todo o mundo tem-se verificado transformações perigosas para o futuro não só da humanidade como de toda a vida existente no planeta. Com frequência são citados problemas como o efeito estufa, a poluição, o degelo das calotas polares, chuvas ácidas etc. Mas, de certa forma tudo isso parece distante ao cidadão comum. Na complexa trama de problemas que cercam a luta pela sobrevivência questões ambientais ligadas ao que acontece em todo o planeta nem sempre merecem a atenção. É como assistir as cenas de um grande incêndio pela televisão. Se um prédio pega fogo na Índia vemos as imagens, ficamos impressionados, mas, convenhamos, o incêndio não é no quarteirão em que moramos.

Entretanto, tudo o que acontece nos afeta diretamente. Não importa achar que a elevação do nível dos mares um dia afetará apenas as populações que vivem nas orlas marítimas. Mas, se eu não moro no litoral que tenho a ver com isso, por que me preocupar?

Se há algo de muito ruim que governos como o de Trump devem ser responsabilizados é justamente o fato de negar problemas inegáveis, levando pessoas a desacreditarem naquilo que a ciência tem como certa.

Neste exato momento o Brasil está sob pressão mundial no tocante à preservação da Amazônia. Responde-se a isso alegando que países destruíram suas florestas e agora acusam o Brasil sem razão de ser. Em meio a isso tudo espera-se pela posse de Joe Biden que já tem avisado sobre a ratificação de acordos ambientais e mais dureza em relação à questão amazônica.

Vem tempestade aí, gente.

Depois da tempestade

escreva o seu comentário

Ainda em pauta o resultado das eleições norte-americanas. A incontida satisfação pela vitória de Joe Biden escancara-se no ambiente jornalístico. Obrigados à imparcialidade jornalistas fazem o que podem para disfarçar a alegria pela derrota de Trump. Mas, existem exceções. Jornalistas brasileiros em cobertura nos EUA mostram-se eufóricos, referindo-se ao fim de prolongado período no qual tinham coisas entaladas nas gargantas.

Manchetes de jornais destacam o fim da era Trump. Uma das manchetes de primeira página refere-se ao “fim da escuridão”. Celebra-se por toda parte. Mas, Trump afirma não ter sido derrotado e apela para a Justiça, alegando fraudes na apuração dos votos.

Nesses dias respira-se clima de alívio pela vitória da democracia. Fala-se muito que, no fim das contas, o bom senso prevaleceu. Mas, estaria mesmo a democracia ameaçada?

Sempre citada a declaração de Churchil afirma que a democracia é o pior dos regimes políticos, mas não há nenhum sistema melhor que ela. De fato. Quem viveu sob regimes ditatoriais, extremismos etc. conhece perfeitamente a relação entre democracia e liberdade. Não se tem liberdade fora da democracia e a vida torna-se muito difícil quando cessam os direitos individuais. Por mais que certas correntes procurem negar o período ditatorial no país só quem é por demais surdo e cego pode acreditar em tal versão. Lembrai-vos daqueles dias ó incautos e negacionistas.

Fato é que nos últimos tempos viu-se o renascimento de ideologias que se supunha presas ao passado. Tendências fascistóides e ditatoriais emergiram como se a humanidade desconhecesse os perigos a elas inerentes. O surgimento de políticos causadores de perigosas polarizações, dividindo populações e proporcionando o erguimento de extremismos veio à luz sem nenhum disfarce. Talvez por essa razão a derrota de Trump tenha sido tão comemorada. É ele um expoente de práticas das quais se tem medo e cujas consequências podem afetar a vida de pessoas em todo o planeta.

Não há como negar de que o ar parece mais leve nos dias que correm.

Ainda as eleições

escreva o seu comentário

Impossível ser isento diante da massificadora onda de notícias sobre as eleições americanas. Donald Trump esmera-se num jogo considerado sujo, proclamando fraudes na apuração. Mas, aparentemente, não existem indícios de fraudes. A atuação do presidente gera reações perigosas. Seus seguidores acreditam, incondicionalmente, no que ele diz. E reagem. Não se sabe o que acontecerá quando a já prevista vitória de Biden se consolidar.

A polarização norte-americana é endêmica no mundo. Repete-se aqui, entre nós. Entretanto, a quase certa vitória de Biden joga um pote de água fria na atual política externa brasileira. Com Biden no governo do país mais poderoso do mundo manter a atual política externa poderá resultar num completo isolamento do Brasil.

Mas, o que tem a ver o cidadão de um país emergente, como o Brasil, com o resultado de eleições em outro país? Fato é que pessoas não se dão ao trabalho de ponderar que esse jogo, entre cachorros grandes, tem consequências enormes sobre o prato de comida de milhares e milhares de pessoas. Os reflexos sobre a economia global - e do país - são grandes e imediatos. Vejam-se, por exemplo, as oscilações no valor do dólar, na Bolsa de Valores e na retirada de investimentos estrangeiros no país.

Confúcio afirmou que ao examinarmos os erros de um homem conhecemos o se caráter. Nos tempos atuais não será difícil termos ideia sobre o caráter de muita gente que concorre a cargos públicos em eleições.

Eleições americanas

escreva o seu comentário

Seguem as notícias sobre as eleições americanas. Joe Biden e Donald Trump até agora têm chances de vitória. As urnas trazem resultados favoráveis a Biden, mas nem tanto. Nos EUA um presidente é eleito se conseguir 270 cadeiras no colégio eleitoral. Diferente do que acontece entre nós: no Brasil o presidente é eleito pela maioria de votos.

No filme “Vassalos da Ambição” (The best man), de 1964, tem-se ótima encenação do processo de escolha de candidatos pelos partidos à presidência da República. O filme é dirigido por Franklin J Shaffner e conta com os atores Henry Fonda e Cliff Robertson como adversários na indicação. O texto e diálogos são de autoria do grande romancista Gore Vidal.

Henry Fonda é Willian Russel, homem que coloca seus princípios acima de tudo. Esconde ser ateu, o que é grave eleitoralmente, e tem, no seu passado, histórico de traições à sua mulher. Entretanto, ela acaba concordando em aparecer ao lado do marido para não atrapalhar seu projeto político. Cliff Robertson é Joe Cantweel, prático e mais agressivo.

A trama se desenrola em torno dessa disputa. As coisas parecem ser mais favoráveis a Russel que dispõe de informação capaz de acabar com as pretensões de seu adversário. Trata-se de casos de homossexualismo do candidato. Os membros da equipe de Russel insistem para que ele divulgue o fato e consiga a indicação. A partir daí será preciso assistir o filme para saber o final.

Em “Vassalos da ambição” tem-se um quadro bastante real das estratégias de ação dos políticos norte-americanos. A tal “ficha limpa”, tão relevante, parece não fazer parte do perfil dos candidatos. É o que estamos a ver, hoje, no noticiário em que o presidente Trump parece disposto a tudo para continuar na presidência. Embora com chances reais de poder vencer ele ameaça parar a apuração e apelar da a Suprema Corte. Interesses bem distantes dos professados pelos eleitores de ambos candidatos afloram num momento em que o que vale é apenas a vitória.

No Brasil acompanha-se com preocupação o desenrolar das apurações. A torcida do atual presidente brasileiro por Trump é conhecida. Mas, pergunta-se, sobre o que se seguirá no país, e na América Latina, caso Biden, o democrata, vença.