Do Uruguai at Blog Ayrton Marcondes

Do Uruguai

deixe aqui o seu comentário

Para quem vive no atordoamento das grandes cidades brasileiras Montevideo surpreende. Não que não tenha trânsito: têm e nem sempre os motoristas uruguaios dirigem sem correr riscos. Mas, em tudo se percebe outro modo de ver as coisas, a começar por algo tão esquecido entre nós que se chama educação. De fato, o povo uruguaio é simpático e prima pela educação no trato com as pessoas. A cordialidade com os visitantes, em geral turistas, é digna de nota e não sei dizer se a encontraremos em nível semelhante em outro país.

Verdade que no Uruguai o índice de analfabetismo é inferior a 4% e o ensino, gratuito em todos os níveis de escolaridade, é reconhecido pela excelente qualidade. Aqui se recomenda cuidado com a violência, mas, ao que se constata, nem de longe estamos diante de um quadro igual ao que se observa nos dias de hoje em São Paulo ou no Rio. O que se diz é que o êxodo rural trouxe muita gente para Montevideo e essas pessoas vivem em condições de pobreza. Mas isso é coisa que não se percebe ao circular pelas ruas de Montevideo, capital na qual vive metade da população do país.

Em todo caso é bom ter cuidado. Estava eu tirando fotos na Praça Independência quando uma senhora mudou o rumo de sua caminhada e veio na minha direção. De repente parou na minha frente e me recomendou que ficasse atento com a máquina porque a Montevideo de hoje não é a de antes.

Montevideo me faz lembrar o modo de vida de algumas cidades brasileiras de anos atrás. Os uruguaios admiram e gostam do Brasil “país hermoso” como dizem. Vale a pena visitar o Uruguai, terra de amigos, cheia de atrativos e de muito boa mesa onde se comem carnes das melhores.

Se você está em busca de alguns dias de descanso, sem agitação, mas com muito que fazer o Uruguai é uma ótima opção.

Escrito por Ayrton Marcondes

13 agosto, 2012 às 8:45 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta