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Qualidade de ensino

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Começa a época do ano em que os pais decidem em que escola matricularão seus filhos. Verdadeira feira de oportunidades se abre, dificultando a escolha. O que se quer para os filhos é sempre o melhor que, em termos de ensino, se traduz em qualidade.

Mas, o que vem a ser qualidade de ensino, que critérios utilizar para caracterizar uma escola como de boa qualidade? É bom que se diga, como premissa, que hoje em dia a noção de qualidade tornou-se diferente da do passado. De fato, os jovens de hoje parecem já nascer plugados em componentes tecnológicos e dispõem de formas antes não imaginadas de contatos através de redes sociais às quais pertencem. Afora isso, o mundo mudou demais, sendo impressionante a carga de informações disponíveis ao simples toque de um mouse ou através de inúmeros canais de televisão. A massificação da informação, as possibilidades praticamente ilimitadas disponibilizadas pela internet e o acesso a toda sorte de engenhocas eletrônicas, jogos etc. tornaram a antiga sala-de-aula verdadeira peça de museu, muitas vezes chefiada por professores que não acompanham o modo de ser das novas gerações.

Então, como escolher? O primeiro fator a ser levado em consideração é justamente o bom nível dos professores, ainda que estes não se mostrem perfeitamente adaptados às novidades disponíveis. O fator humano é essencial, sempre o será, situando-se acima de todos os outros. Mas há que se verificar se a escola possui meios de utilização dos novos recursos para compor, juntamente com os professores, o quadro essencial que caracteriza a boa qualidade de ensino. Obviamente não se descartam costumes da velha escola como a educação, a disciplina, o ambiente saudável, a preservação de valores morais e o respeito entre todos.

Entretanto é sempre importante lembrar que não basta a disponibilização de recursos avançados quando não se observa preparo e capacitação de pessoal para utilizá-lo. Há escolas que investem em computadores e outros recursos tecnológicos que na verdade são subutilizados ou nem mesmo usados. Servem tais equipamentos como atrativo em épocas de matrículas, mas permanecem sem práticas durante o curso.

Como se sabe infelizmente o nível do ensino no Brasil deixa a desejar fato preocupante e importante na hora de escolher o lugar de matrícula das crianças. Hoje mesmo divulgam-se dados do Ideb (índice de desenvolvimento da educação básica), mostrando que houve redução das notas do Ensino Médio em nove dos estados brasileiros: Acre, Maranhão, Espírito Santo, Pará, Alagoas, Paraná, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Sul. 

A escolha de uma boa escola para os filhos exige pesquisa e muita atenção em relação a efetivos avanços na área de ensino.



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