O inferno pode ser aqui at Blog Ayrton Marcondes

O inferno pode ser aqui

deixe aqui o seu comentário

“O inferno são os outros” - disse Sartre.  Do que se conclui que as relações entre seres humanos são complexas demais, mesmo entre aqueles cuja convivência pode ser considerada boa.

Há muito anos conheci um senhor que vivia com a mulher numa casa situada nas imediações da Av. Brigadeiro Luís Antônio Antônio, em São Paulo. Por razões que não vêm ao caso acabei morando nessa casa por uns bons três meses. Eu chegava tarde da noite e saia muito cedo de modo que não privei de intimidade com o casal. Ainda assim, certa ocasião cruzei com o dono da casa no momento em que chegava. Era ele então um homem de seus 70 anos de idade e estava sentado na varanda, tomando a fresca da noite. Na ocasião conversamos um pouco e ele, sem que eu perguntasse, passou a falar sobre o seu casamento, confessando que deveria ter-se separado da mulher há uns 30 anos. Concluiu dizendo que por não ter tomado a atitude sua vida fora terrível. Agora estavam, ele e a mulher, velhos e não se suportavam.

Mas, as convivências difíceis não são restritas a casais que vivem juntos. Acontece em toda parte, sendo comum em ambientes de trabalho. Há sempre alguém, um chefe, um chefete, um encarregado, a pessoa vizinha da mesa de trabalho, enfim um homem ou uma mulher que para você se tornam insuportáveis. A coisa fica pior quando por razões financeiras ou contratuais você fica obrigatoriamente ligado a alguém de natureza diversa da sua com a qual é impossível o estabelecimento de qualquer sintonia.

Quando menino aprendi que a vida não termina com a morte. Bons recebem como prêmio a eternidade no paraíso sendo que aos maus destinam-se os horrores do inferno. Existe, ainda, uma instância intermediária, chamada purgatório, onde muitas almas cumprem penas até purificar-se e receber a benção de entrada no paraíso. Crianças quem morrem sem o batismo enfrentam as trevas do limbo, lugar que não sei bem como funciona. Disso tudo discordam os que acham que a vida termina com a morte, os espíritas para quem a reencarnação é um fato e fieis de outras religiões que creem em coisas diferentes.

A esta altura do campeonato sinceramente não sei bem no que acreditar. Daí que diante de tanta coisa errada e distorcida prefiro ficar com o dizer de uma tia minha, já falecida. Mulher sofrida para quem a vida não passava de período de purgação neste mundo ela repetia: o inferno é aqui mesmo.

Os fatos que presencio  no dia-a-dia me levam a supor que talvez a minha tia estivesse mesmo certa.

Escrito por Ayrton Marcondes

9 agosto, 2012 às 2:27 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta