Da Presidência do Senado para você at Blog Ayrton Marcondes

Da Presidência do Senado para você

deixe aqui o seu comentário

Manchetes do Jornal “Folha de São Paulo” de sexta-feira, 17 de julho:

Página A1: “Diálogos indicam tráfico de influência de filho de Sarney”.

Página A2: “É puro deboche” – artigo de Clóvis Rossi referindo-se às manobras em favor de um mandato mais longo ao tempo de Sarney na presidência da República; “Ultima sessão” – artigo de Fernando Gabeira referindo-se ao comportamento de Sarney no Senado.

Página A4: “Diálogos mostram ação de filho de Sarney na Eletrobrás”; “Nora de Senador e funcionária são indiciadas pela PF”.

Pg A6: “Sarney aposta em recesso e CPI para sair da berlinda”.

Pg A7: “Atos beneficiaram membros de conselho” – referindo-se a quatro dos senadores do órgão que julgará Sarney.

ATENÇÃO: tudo isso num só dia e num só jornal.

E mais: no mesmo dia, na página A2, no mesmo jornal, é publicada a coluna semanal escrita por José Sarney. Título: “Guerra Virtual”. O assunto? Não, não se trata de política. Sarney escreve sobre os mais recentes avanços tecnológicos atualmente disponíveis e dá ênfase à guerra entre a Microsoft e o Google em torno de sistemas operacionais de computadores. Termina dizendo:

“Agora estou com medo dos livros. Querem que eles saiam do papel para a telinha. Estão surgindo pra ler livros e jornais aparelhos como o Kindle, da Amazon, a maior livraria do mundo. Mas eu ainda continuarei com os meus velhos amigos, aprendendo sobre tudo isso nos jornais e nos livros de papel. E aos vencedores as batatas”.

Não sei se o meu espanto é justificado, mas me pergunto: como alguém ligado a constantes denúncias divulgadas pela mídia tem tempo e atenção para a competição entre duas empresas de software? Não é que o espaço de que dispõe o senador num dos jornais de maior circulação no país poderia lhe servir para algumas explicações sobre tudo o que é dito a seu respeito? 

Já que se aprende lendo jornais – como diz o senador articulista - a lição de hoje fica por conta da tecnologia (você torce pra a Microsoft ou para o Google?) e de uma coisa chamada “tanto faz”. E a frase final está errada, não deve ser a machadiana “aos vencedores as batatas. Deveria ser:

- Ao público as batatas.

Escrito por Ayrton Marcondes

18 julho, 2009 às 12:23 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta