Sob o calor da sauna at Blog Ayrton Marcondes

Sob o calor da sauna

deixe aqui o seu comentário

Somos dois. Ele um senhor que mora no interior de São Paulo, certamente aposentado. Veio ao nordeste, está há dois dias no Ceará e depois seguirá para Petrolina. A filha mora lá, vai visitá-la

Pergunto sobre Petrolina. Ele responde:

- Petrolina, em Pernambuco, é pólo produtor de frutas e segundo centro vinícola do país. De lá a produção escoa para todo o Brasil e é exportada. Tudo isso se tornou possível devido à irrigação. A irrigação é a solução para as áreas secas.

Pelo que o senhor me diz há esperança para a seca nordestina, mesmo em áreas de caatinga:

- É preciso levar a água para o interior. A transposição do São Francisco é vital para as regiões de seca.

O resto da conversa gira sobre comparações entre o Brasil e outros países. Para o meu companheiro de sauna vivemos num paraíso, basta comparar a vida em outros países com a que temos aqui.

A certa altura o calor se torna insuportável e eu me despeço. Não dizemos os nossos nomes e certamente jamais voltaremos a nos encontrar.

O fato é que estive com um brasileiro que ama o seu país e orgulha-se das coisas boas que temos. Já idoso, confia no futuro e orgulha-se da terra onde nasceu. É desses homens que acredita no poder do trabalho e no esforço coletivo que impulsiona as grandes nações. São coisas boas de ouvir numa época marcada pelo desânimo com a classe política, com a corrupção e a violência cotidiana, fatores esses que geram pessimismo e nos fazem pensar que o Brasil não tem mais jeito.

Escrito por Ayrton Marcondes

25 maio, 2009 às 5:55 pm

deixe aqui o seu comentário

Postado em Cotidiano



Deixe uma resposta