O recado da Terra at Blog Ayrton Marcondes

O recado da Terra

deixe aqui o seu comentário

Enchentes na Flórida. Norte e nordeste do Brasil sob chuvas constantes. Seca no sul do país. A velha e boa Terra está cansada: o ar contaminado, florestas em galopante destruição, geleiras derretendo e o mais sobre deterioração ambiental que todo mundo ouve e lê diariamente.

Dá pena ver o guia receber turistas em cidade do nordeste e sorrir amarelo dizendo: “bem-vindos à terra do Sol”. Fora do aeroporto nuvens negras e dias inteiros de chuva. Através da televisão e do rádio divulgam-se apelos para doações em prol dos flagelados, desta vez não pela seca, mas por inundações.  

Imagens de rios com águas metros acima do normal, casas submersas e pessoas que perderam tudo compõem um quadro de profunda tristeza. A natureza se revolta e parece apontar o indicador em nossa direção dizendo: este é o meu último aviso.

Tardiamente – mas talvez em tempo – o presidente dos EUA exige a redução de gases lançados na atmosfera. Automóveis menores e com redução de consumo de combustíveis fósseis serão a norma para o futuro. A China está na mira do mundo: sua fenomenal industrialização é acompanhada por grandes emissões de poluentes atmosféricos que precisam ser controladas.

Tudo isso me vem à cabeça em meio a um atoleiro no Ceará. Em pé na beira de uma estrada intransitável, converso com um motorista local. Ele me conta sobre a chuva:

- O índice pluviométrico esperado para o mês de maio é o de 115 mm. Em doze dias tivemos 145 mmm.

 Chuvas, enchentes, mudanças climáticas, atoleiros, ar por vezes irrespirável: os recados da Terra chegam a cada pessoa em circunstâncias diferentes. É preciso ouvi-la. Urgentemente.

Escrito por Ayrton Marcondes

24 maio, 2009 às 6:45 pm

deixe aqui o seu comentário

Postado em Biologia, Cotidiano



Deixe uma resposta