A linguagem da sua tribo at Blog Ayrton Marcondes

A linguagem da sua tribo

deixe aqui o seu comentário

É preciso estar ligado à linguagem da sua tribo. Esse é um princípio de integração. Sem atenção à linguagem tribal você está fora.

“Vai Carlos, vai ser gauche na vida” dizia Drummond numa de suas poesias. Pois não é difícil ser um permanente “gauche”: basta não estar em acordo com a linguagem da sua tribo.

Linguagem é um termo vago quando se refere a várias coisas. A primeira delas é a própria língua, melhor dizendo o papo utilizado pela tribo em que você momentaneamente está. Nesse caso as variações são enormes oscilando do famoso papo cabeça às conversas mais degradantes. Não dá certo usar a gíria de uma tribo quando se fala com outra e assim por diante. Fala-se de um jeito no mundo do trabalho, no mundo dos esportes, no mundo da família, no mundo dos bares etc.

Entretanto, nesse mundo absolutamente tribal é preciso que você defina com exatidão a tribo a que você pertence. Isso é muito importante porque dessa definição depende o seu modo de ser, o tipo de roupa que veste, a língua que fala, os contatos que faz, enfim a sua sociabilidade. Nada pior que um carinha achar-se descolado, falar como intelectual, usar roupa de punks e ser vegetariano, isso para ficar num só exemplo.

O restante dessa linha de raciocínio cada um pode deduzir através de atos simples, olhando-se no espelho, por exemplo.

Somos tribais? Somos, sim, índios, bons índios, metidos em ternos e gravatas, acredite cara-pálida.

Escrito por Ayrton Marcondes

23 maio, 2009 às 10:29 am

deixe aqui o seu comentário

Postado em Cotidiano



Deixe uma resposta