Governo paralelo at Blog Ayrton Marcondes

Governo paralelo

deixe aqui o seu comentário

Afirma-se que o atual caso de corrupção no Brasil é o maior na história da humanidade. Deve mesmo ser. As cifras de desvios são de fato inacreditáveis.

Tanto que ao ouví-las corre-se o risco de tomá-las como peça de ficção. Aliás, não creio que nem o mais inventivo dramaturgo se arriscaria a escrever peça cujo enredo seria semelhante ao desdobramento da crise brasileira. O público provavelmente sairia do teatro antes do fim do primeiro ato: excesso de invenção, ficção exagerada?

Mas, infelizmente, eis ai um caso em que a realidade ultrapassa os moldes ficcionais. Depoimentos de conteúdo inacreditáveis deixam-nos estarrecidos. Para o homem comum cujas despesas mensais a custo são quitadas os números da ladroagem soam inacreditáveis. No exercício da ladroagem a unidade é o milhão.

Estabeleceu-se no país o culto pelo desvio de grandes dinheiros. Os atores desse crime não se locupletam com pouco. Por detrás dessa orgia criminosa funciona uma bem montada organização reguladora de todas as ações. Tão organizada que nos faz perguntar: afinal quem corrompe quem nesse mar de lama?

A impressão que fica é a de que a grande empreiteira comprou todo mundo. Inudando o meio político com haveres ilícitos pode executar manobras segundo seus interesses. Financiando campanhas eleitorais e dando dinheiro a rodo a importantes personagens da vida pública manteve-os sob controle. Tão alta a hieraquia dos políticos mancomunados com a empreiteira que não é demais falar-se em governo paralelo. A empreiteira fez-se governo.

Por outro lado há que se considerar a atuação dos políticos envolvidos ao exigir sempre mais da empreiteira. A via de mão dupla resultou no desvio de milhões compartilhados através do pagamento de propinas.

Ficam as imagens dos diretores e funcionários da empreiteira em suas delações. Entram em nossas casas exposições claras dos mecanismos de corrupção sempre ditas com enorme naturalidade. Desnuda-se um mundo de falcatruas. Pouco importa se as montanhas de dinheiro público roubados serviriam para melhorar a vida de milhões de brasileiros. A todos eles o que importa é apenas o grande jogo, doa a quem doer.

Escrito por Ayrton Marcondes

15 abril, 2017 às 9:23 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta