A imagem da mulher at Blog Ayrton Marcondes

A imagem da mulher

deixe aqui o seu comentário

Gosto não se discute, mas muda. Se fosse possível entrar num cemitério e perguntar aos rapazes de 1900 sobre o que realmente os atraía nas mulheres, talvez tivéssemos muitas surpresas.

As mulheres dos livros de Machado de Assis provocam com braços, tornozelos e colos. Palha, o safado do Palha de “Quincas Borba” é do tipo que gosta de exibir sua mulher. Mas Sofia, a mulher do Palha,  passou ao futuro como uma promessa de algo que só podemos imaginar pois o máximo que Machado permite revelar, além da estonteante beleza de Sofia, são os decotes um tanto exagerados.

Se você folhear as revistas da década de 50 como “O Cruzeiro” e a “Manchete”, verá que as mulheres, como as certinhas do Lalau, hoje não nos parecem tão certinhas assim: estão mais para gordinhas. Gloriosa exceção é Marta Rocha, espécie de símbolo de mulher no Brasil, mito que revive toda vez que o assunto é mulher bonita. Até hoje se fala sobre os tais dois centímetros que tiraram dela o título de Miss Universo.

De que o estilo de mulher norte-americana, mais para magra, nunca foi bem aceito no Brasil não existem dúvidas. A preferência nacional, nos dias de hoje,  pode variar, mas, no geral, a turma do bar da esquina é mesmo chegada nuns tipos mais vistosos, digamos assim.

Mas, por que esse assunto agora? Porque não deixa de ser intrigante a utilização da imagem da mulher em nosso país. Mulheres seminuas e de corpo escultural aparecem em tudo, de propaganda de cerveja à venda de automóveis e em programas de televisão. A coisa é tanta que, às vezes, assistimos a um anúncio e temos que forçar o raciocínio para estabelecer a relação entre o produto veiculado e as mulheres que posam ao seu lado, muitas vezes decorativamente. Tá bom que a beleza cutuque o inconsciente, mas haja espaço para tanta sugestão.

Por fim, tem-se essa história de mulheres sendo ligadas à imagem do Brasil. Refiro-me a situações nas quais a presença da mulher realmente aparece como verdadeiro corpo estranho em relação ao que está acontecendo. É o caso de visitas de estrangeiros, às vezes reuniões com mandatários de países que se quer agradar ou, ainda, estabelecer relações comerciais. De repente, no meio de uma recepção, surgem mulheres, sambando, rebolando, insinuando as belezas naturais do país e o jeito do brasileiro através das generosas curvas de seus corpos.

A imagem do Brasil tem mudado positivamente, deixando de ser apenas samba e tudo que o batuque e o carnaval podem sugerir. Já a imagem da mulher veiculada pela mídia precisa ser revista.

Escrevi isso depois de ouvir comentários de algumas mulheres após assistirem a um comercial na TV. Tentei resistir, dialoguei, mas tive que concordar com elas.

Escrito por Ayrton Marcondes

9 maio, 2009 às 12:04 pm

deixe aqui o seu comentário

Postado em Cotidiano



Deixe uma resposta