Depois do ENEM at Blog Ayrton Marcondes

Depois do ENEM

deixe aqui o seu comentário

A divulgação dos resultados do ENEM reacendeu a discussão sobre as falhas do ensino no Brasil. De repente e como se fosse pela primeira vez constata-se que é preciso fazer algo e com extrema urgência. O Ministério da Educação sai na frente com proposta de alterar a carga horária e o currículo do ensino médio. A idéia é trocar as atuais 12 matérias do ensino médio por quatro áreas temáticas.

Não é possível saber se a proposta é boa ou ruim ainda mais quando sugerida de afogadilho e com a intenção de demonstrar que o governo está atento e não dorme no ponto. A verdade é que os resultados agora divulgados refletem uma situação que vem de longe e pode ser atribuída a vários fatores. Entre eles destacam-se a condição social dos participantes, o acesso a boas escolas, dificuldades primárias com a alimentação e serviços básicos como saúde etc, empenho e possibilidade dos pais no acompanhamento dos alunos, estratégias adequadas de ensino, formação de professores, salários do pessoal que atua área da educação, uso de materiais didáticos acessíveis e pertinentes, investimentos na área da educação, segurança etc.

Cada um desses fatores – e outros – precisa ser valorizado para que não se corra o risco da implantação medidas apressadas e provavelmente ineficientes. A verdade é que o ensino de má qualidade tornou-se uma epidemia no país e talvez não baste uma vacina de mudança de currículo para saná-la ou minorar os seus efeitos coletivos.

Escrito por Ayrton Marcondes

6 maio, 2009 às 11:04 am

deixe aqui o seu comentário

Postado em Cotidiano



Deixe uma resposta