Durante o breaking at Blog Ayrton Marcondes

Durante o breaking

deixe aqui o seu comentário

Converso com um homem no intervalo de encontro de negócios. Ele tem pouco mais de 50 anos, boa aparência, veste-se bem e fala com fluência. Pergunta-me sobre as minhas atividades e apresenta-se como consultor de negócios, atuando na área da Educação e serviços ligados a ela.

Impressionam-me o seu conhecimento, a atualidade de suas observações e visão de mercado. Discreto mas firme, parece-me pessoa adaptada a esses novos tempos globalizados e de crise, antenado com o que acontece no setor em que atua de modo a influir positivamente nas decisões das pessoas e grupos que assessora ou participa.

A conversa dura o tempo exato do breaking.  Despedimo-nos trocando cartões e ele me promete uma visita para tratarmos assuntos de interesse comum.

Horas depois, em conversa com amigos, fico sabendo que o homem com quem troquei idéias está desempregado já há dois anos e não encontra lugar no mercado de trabalho. Entretanto, ele não perde a esperança de ser reaproveitado. Para isso, mantém as aparências: freqüenta eventos e busca causar sempre boa impressão. Esse é o seu modo de se manter vivo e expectante sobre novas oportunidades

A idade certamente pesa na hora de conseguir uma nova colocação. No caso do homem sobre quem falo penso que, além da idade, pese sobre ele o fato das pessoas do ramo saberem da sua real condição.  Fios de cabelos brancos associados ao desemprego talvez contribuam para a imagem de fracasso e confiram a uma pessoa o estigma de perdedor. Nesse caso, as oportunidades de retorno ao trabalho dependerão do delicado equilíbrio entre a boa imagem que se quer transmitir e agravantes como o preconceito contra a velhice.

Escrito por Ayrton Marcondes

5 maio, 2009 às 12:08 pm

deixe aqui o seu comentário

Postado em Cotidiano



Deixe uma resposta