Experiências com humanos at Blog Ayrton Marcondes

Experiências com humanos

deixe aqui o seu comentário

Um museu universitário do Japão mostra como soldados americanos reféns na Segunda Guerra serviram como cobaias para experiências “científicas”. As experiências eram realizadas em seus corpos enquanto eles estavam vivos. Trata-se de experiências cruéis como o citado caso de um soldado que teve o cérebro dissecado para se estudar o tratamento de ataques epilépticos.

A dissecação de pessoas vivas infelizmente não é novidade. Durante a Segunda Guerra médicos alemães tiveram à disposição milhares de “cobaias” presas nos campos de concentração. Joseph Mengele, médico alemão, notabilizou-se por terríveis experiências realizadas com gêmeos, tornando-se conhecido como “O Anjo da Morte”. Mengele promoveu estudos para esterilização em massa e utilizou judeus e ciganos portadores de doenças hereditárias. Com o fim da guerra o “Anjo da Morte” refugiou-se na Argentina para, mais tarde, vir a morrer afogado na praia de Bertioga, litoral de São Paulo.

Os alemães especializaram-se em pesquisas com seres humanos vivos. Submeter pessoas a infecções com bactérias, infectá-las com o protozoário causador da malária, colocar pessoas em água gelada por mais de três horas para estudos de hipotermia, obrigá-las a ingerir venenos, submetê-las a experimentos cirúrgicos e outras atrocidades fizeram parte de um vasto arsenal de atitudes inconcebíveis.

Num mundo em que guerras prosseguem sem que se possa prever o seu término os horrores praticados nos períodos de exceção devem sempre ser lembrados para que não sejam repetidos. Diariamente somos avisados sobre os massacres cometidos contra etnias e grupos religiosos. Movimentos terroristas matam impiedosamente centenas de pessoas sob a justificativas pretensamente religiosas. Semana passada 140 cristãos foram assassinados por terroristas numa universidade do Quênia. Refugiados vivem em campos improvisados para fugir a combates intermináveis como acontece nesse momento na Síria.

Não é difícil para o homem tornar-se carrasco quando a ele é concedido o poder de agir sobre semelhantes indefesos. A notícia que chega do Japão sobre o sacrifício de pessoas em experiências soa como mais um alerta em relação aos perigos de guerras que a todo custo devem ser evitadas.



Deixe uma resposta