A Coreia do Norte at Blog Ayrton Marcondes

A Coreia do Norte

deixe aqui o seu comentário

Tantas são as ficções a que estamos expostos diariamente que não há como não considerar as ameaças da Coreia do Norte como uma formidável peça ficcional. Tanto é verdade que mesmo em Seul a população parece não se abalar apesar do governo norte-coreano avisar que a cidade será afundada no mar depois de receber um ataque de mísseis nucleares.

Eis aí uma crise que cresce diariamente, mas sobre a qual não se acredita que venha a ter desfecho ruim. De nada valeram as recomendações do governo norte-coreano para que estrangeiros que moram no país saiam de lá. A recomendação não foi seguida pelas embaixadas de países estrangeiros que mantiveram o seu pessoal trabalhando normalmente.

Mas, por que se duvida de que a Coréia do Norte entre em guerra com a Coreia do Sul e os EUA? Na verdade se aposta na vitória do bom-senso. A guerra prometida é absurda demais e injustificável. Quebrar a paz, promover a guerra com suas terríveis consequências não faz parte do catálogo de ações esperadas por pessoas responsáveis.

O que há de errado nessa história toda é a figura do ditador norte-coreano, o jovem Kim Jong Un. Ele aparece nas fotos como alguém empenhado em manobras militares, detendo em suas mãos um poder para o qual certamente não está preparado. Nesse fato mora o grande perigo de que o ditador leve adiante suas ambiciosas ações guerreiras. Ele surge como um daqueles sujeitos que não tem noção do tamanho da encrenca a que pode levar o seu povo e país.

Kim Jong Un faz lembrar os terríveis inimigos da humanidade dos primeiros filmes de 007. Parece ser necessária a ação de um espião com licença para matar que possa interferir nos rumos da Coreia do Norte, impedindo o governo de iniciar uma guerra inaceitável.

Entretanto, dada a inexistência de um 007 no mundo real e sendo, infelizmente, Kim Jong Un um ser muito real o que há a fazer é cercar-se de todo tipo de precauções para responder a um ataque da Coreia do Norte caso venha a ocorrer. É bom lembrar que nos dias atuais a ideia de guerra abarca o uso de armas atômicas, daí o grande perigo de que esse rapaz ditador cumpra as promessas e avisos que vem dando ao mundo.

Se fosse possível fazer apostas com as opções de sim ou não para o acontecimento da guerra, em que você apostaria?



Deixe uma resposta