Altos e baixos at Blog Ayrton Marcondes

Altos e baixos

deixe aqui o seu comentário

Dirão que mais cedo ou mais tarde a verdade aparece o que não passa de lugar-comum nem sempre verificado. Em todo caso o episódio envolvendo o Strauss-Kahn, o ex-poderoso chefão do FMI, dá o que pensar. O fato é por demais conhecido e escandalizou o mundo: Strauss-Kahn abusou sexualmente de uma camareira do hotel onde estava hospedado. Denunciado o chefão foi preso e sobre ele se abateu toda sorte de reprovações. Da noite para o dia surgiram na imprensa mulheres para atestar os maus antecedentes de Strauss-Kahn, relatando terem sido assediadas por ele e mais que isso. A circunstância de Kahn ter saído muito depressa do hotel esquecendo-se de pertences pessoais, a prisão dele quando já embarcado num voo para a Europa, a eficiência da polícia norte-americana, as imagens de homem tão poderoso conduzido por policiais, tudo isso acrescentou à torpeza da violência sexual contra a pobre camareira um colorido especial. Aos quatro ventos indagava-se: por que homem tão importante deixou-se vencer pelos instintos bestiais que a civilidade reprime, entregando-se à caça e posse de uma fêmea e isso a qualquer custo?

De repente, ao fato sedimentado acrescentam-se novas cores: a camareira cai em contradição e muda o seu depoimento. Com isso a justiça norte-americana decide libertar Strauss-Kahn embora mantenha a acusação de ataque sexual. De imediato passa-se a falar em armação contra Strauss-Kahn que seria vítima de bandidos ou de inimigos políticos, tese que no princípio era considerada improvável.

O caso Strauss-Kahn ilustra bem a manipulação de opinião a que estamos expostos.  Entre os fatos e a interpretação deles interpõe-se toda uma cadeia de intermediários. Os fatos contundentes inicialmente apresentados nos levaram a supor que o abuso sexual tenha ocorrido. Agora surge a possibilidade de que tudo não tenha passado de um bem arranjado meio de incriminar Kahn, com consequências para as ações do FMI e a próximas eleições presidenciais francesas. Resta saber se a atual versão é verdadeira e não haverá surpresa caso novos ingredientes sejam acrescentados a essa mal cozida sopa de infortúnios.

No mais, o episódio envolvendo Strauss-Kahn e a camareira do hotel ilustra exemplarmente os altos e baixos dessa louca vida. Há não muitas horas a reputação de Kahn estava destruída; agora já se fala na possibilidade de ele candidatar-se à presidência da República na França. Do topo ao fundo, dele ao topo.

Escrito por Ayrton Marcondes

2 julho, 2011 às 6:00 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta