A imagem do Brasil at Blog Ayrton Marcondes

A imagem do Brasil

deixe aqui o seu comentário

O jornal “La Nation” de Buenos Aires dedicou ao Brasil a sua revista dominical com o título “Ecos de Brasil”. Uma matéria assinada pelo economista Lucas Llach intitulada “No somos o Brasil” destacou o progresso do país e estimulou a reflexão dos leitores argentinos que, dias depois, escreveram ao “La Nation”.

Não deixa de ser interessante a opinião dos leitores argentinos que, em linhas gerais, enfatizam comparações entre os doIs países com evidente reprovação ao que atualmente acontece na Argentina.  Uma médica geneticista aponta o fato de no Brasil existir um grande desenvolvimento científico, investigando-se com tecnologia de primeira linha e em alto nível. Segundo ela isso acontece porque durante décadas o Brasil enviou cientistas para se formarem no exterior. O estímulo dado a cientistas brasileiros era bem maior que o oferecido aos cientistas argentinos. Ela termina dizendo que na Argentina o progresso científico está parado, não sendo produzidos trabalhos de alto nível, exceto quando realizados em colaboração com centros mais adiantados.

Outro leitor sugeriu mudança no título “No somos o Brasil” para “No somos o Brasil, por suerte”, acrescentando ser “por suerte do Brasil”. Segundo o leitor, os brasileiros durante décadas trabalharam e continuam trabalhando pela prosperidade do Brasil enquanto que os argentinos tentam implodir o seu próprio país. “Os brasileiros enfrentam os seus problemas e os superam; os argentinos criam mais problemas do que deveriam”, assim termina o leitor.

Uma terceira leitora elogia o Brasil por sustentar políticas de Estado por longo prazo. Isso, segundo ela, demonstra maturidade política e institucional que falta à Argentina. Acrescenta: temos muito a aprender com eles.

Não se pode negar que a imagem de carnaval, mulheres seminuas rebolando e samba, muito samba, vai sendo substituída pela de um país sério que trabalha e se desenvolve.

É obvio que as opiniões dos leitores, emitidas à distância e à margem da realidade interna do Brasil, não são totalmente apropriadas ao que vemos em nosso dia-a-dia. Mas dá certo orgulho observar que outros povos já não nos olham com o costumeiro descaso, quando não ares de superioridade.

O Brasil cresce, sua economia atravessou bem a crise econômica mundial. É bom lembrar que trata-se do resultado de um esforço coletivo e não de proprietários de última hora que se arrogam detentores de todo o progresso verificado no país nas últimas décadas.

Escrito por Ayrton Marcondes

16 novembro, 2009 às 8:56 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta