A visita de Shimon Peres at Blog Ayrton Marcondes

A visita de Shimon Peres

com 2 comentários

Shimon Peres, prêmio Nobel da paz em 1994 e atual presidente de Israel, veio ao Brasil e criticou a próxima visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. A visita de Perez foi a primeira de um chefe de Estado israelense ao país em 40 anos.

O povo palestino de São Paulo protestou contra a visita de Peres a quem alcunhou de “Senhor da Guerra”.

Hoje, domingo, Shimon Peres chega à Argentina, país onde vive uma colônia israelense de cerca de 300.000 pessoas. Em protesto contra a sua visita, organizações árabes, partidos de esquerda e movimentos sociais convocaram para segunda-feira uma marcha de repúdio. A passeata sairia da frente do Congresso argentino e chegaria até a Embaixada de Israel.

O que chama a atenção em Buenos Aires é que, à diferença do que ocorre no Brasil, a reação pública a acontecimentos políticos é via de regra mais intensa e não acompanhada do costumeiro desinteresse do povo por assuntos dessa natureza.

Quem anda pelas ruas de Buenos Aires neste domingo encontra vários cartazes colados em pontos de ônibus e nas proximidades das bancas de jornal. São cartazes de organizações palestinas e muçulmanas com dizeres violentos contra a chegada de Peres.  “Shimon Peres – Prêmio Nobel de La Muerte” é um cartaz que acusa Peres por transformar Israel em potência nuclear, responsabiliza-o por massacres e acusa-o de ser terrorista.

O cartaz está nas grandes avenidas como a Corrientes, a de Mayo, a Córdoba e outras. Para os brasileiros, desacostumados a críticas públicas tão virulentas, o cartaz é muito impactante. Mas é assim na Argentina, faz parte do temperamento local: as críticas não usam meias tintas e talvez seja melhor assim em termos de apelos públicos, favoráveis ou não àquilo que se acusa e critica.



2 Respostas para 'A visita de Shimon Peres'

Subscreva aos comentários com RSS ou TrackBack to 'A visita de Shimon Peres'.

  1. gostei muito ficou muito bom

    joao victor

    16, 16America/Recife novembro 16America/Recife 2009 às 8:27

  2. Veja que tem gente que defende a vinda deste terrorista. Absurdo. Leia. Este presidente do Irã não pode ser bemvindo no Brasil ou em qualquer democracia. Que ele vá direto para Caracas.
    E tem gente que defende a visita deste maluco , leia e veja o absurdo:
    http://www.gutograca.blogspot.com
    Obrigado
    Gustavo Cohen

    Gustavo Cohen

    26, 26America/Recife novembro 26America/Recife 2009 às 13:33

Deixe uma resposta