Em nome da fé at Blog Ayrton Marcondes

Em nome da fé

deixe aqui o seu comentário

Encontro um amigo que não vejo há algum tempo e reparo que ele emagreceu bastante. Pergunto se fez regime alimentar ou ficou doente. Ele ri e responde:

- Você não acreditaria.

Passamos a tratar dos assuntos profissionais que motivaram o nosso encontro. Fazemos escolhas, analisamos cifras e discutimos descontos. Enquanto conversamos, não consigo deixar de observar o quanto o meu amigo está mais magro, embora aparente boa saúde.

Não demora a que eu renove a pergunta sobre o emagrecimento dele. Desta vez ele muda o “você não acreditaria” pela pergunta:

- Você quer mesmo saber?

Respondo que sim e ele passa a me narrar as circunstâncias de um período de 100 dias exclusivamente à base de água, pão e suco de uvas. Pergunto como conseguiu manter-se assim por tanto tempo e ele fala sobre um jejum em grupo, realizado por pessoas de uma mesma religião. Não fez regime, portanto. Conta-me sobre o processo de purificação com resultados palpáveis na vida cotidiana: o ato de fé, a confiança em Deus e o sacrifício em nome d’ Ele manifestam-se em graças recebidas que incluem progressos materiais. É assim que fico sabendo sobre a ascensão do meu amigo a cargos mais importantes na empresa onde trabalha, de seu salário triplicado e o recebimento de prêmios que incluem férias no exterior.

Nem tenho tempo para maldosamente pensar no bom negócio que é fazer o jejum grupal de 100 dias: o meu amigo interrompe as minhas idéias mundanas dizendo que não fez nada visando lucros ou recompensas. Ao contrário, a única razão para realizar o jejum é a fé e a busca da purificação. Cabe a Deus a decisão de ajudar ou não aqueles que o distinguem com o seu amor. Entretanto avisa: Deus não falta.

Pergunto, ainda, sobre o desgaste físico e as consequências de um regime no qual o organismo é privado de nutrientes essenciais. Ele responde que a água contém tudo, trata-se de algo que eu não poderia entender porque ligado à fé e á interação com Deus.

Ao nos despedirmos, o meu amigo fala-me de sua vida feliz, da ajuda ao próximo e a necessidade de levar a palavra àqueles que dela necessitam. Relata ele os progressos conseguidos no trabalho corpo-a-corpo com pessoas alijadas da sociedade, drogados, moradores de rua etc.

Por fim, ele me diz que em dois meses passará por nova fase de purificação: 100 dias exclusivamente à base de legumes. Insisto sobre os cuidados com a saúde e as necessidades de vitaminas, sais etc. Ele sorri, abraça-me e parte.

Não sei o que dizer sobre tudo isso exceto que fiquei muito impressionado. O progresso material e a óbvia felicidade do meu interlocutor pelas escolhas físicas e espirituais bem sucedidas que fez, escapam aos precários métodos de análise que utilizo.

Escrito por Ayrton Marcondes

7 agosto, 2009 às 8:23 am

deixe aqui o seu comentário

Postado em Cotidiano

Marcado com , ,



Deixe uma resposta