O dia do alemão at Blog Ayrton Marcondes

O dia do alemão

deixe aqui o seu comentário

Só se fala no alemão. Melhor dizendo: nos alemães. Há o caso do complexo do Alemão do Rio no qual a UPP passa por crise. Um menino, morador do Alemão, aos 10 anos de idade foi morto por um policial. O complexo vive, há 90 dias, sequência de tiroteios entre policiais e traficantes. Foi numa dessas ações que o menino recebeu um tiro de fuzil.

O Alemão do Rio é o próprio inferno. O governador Pezão declarou que nem 15 anos levam paz ao complexo do Alemão. Com a reformulação das UPPs a segurança vai melhorar, afinal PMs, cabines blindas e trincheiras terão efeito positivo. Talvez temporário, mas que fazer?

Outro Alemão na verdade chama-se Alemoa. O fogo em tonéis do depósito de combustíveis obriga autoridades a restringir a entrada de caminhões no porto de Santos. O problema é que pelo porto se faz grande parte do escoamento da produção industrial e agrícola do país. Na cidade olha-se com temor a fumaça ali na região da Alemoa. Peixes e camarões aparecem mortos, indicando o comprometimento ambiental. E há a imensa nuvem de fumaça que contamina o ar. Poluição danada.

O terceiro alemão do dia é a própria Alemanha. Na crise grega a Alemanha é o país europeu que mais cobra austeridade. Recentes eleições gregas colocaram no governo políticos que se mostram cansados do arrocho. A Alemanha cobra dos gregos? Bem, eles dizem que pagam, mas sob uma condição: de que a Alemanha pague à Grécia dívida de mais de 200 bilhões por conta da ocupação do pais na Segunda Guerra. Afora os roubos de tesouros artísticos gregos dos quais se exige devolução ou compensação financeira.

Assim rola o mundo nesta terça-feira chuvosa. Alemão é alemão, cara. Não é fácil negociar com tanta encrenca.



Deixe uma resposta