Brasileiros em ação at Blog Ayrton Marcondes

Brasileiros em ação

deixe aqui o seu comentário

Ontem eu me lembrei do que ouvia quando menino sobre a Copa de 1954. No Brasil crucificava-se o juiz do jogo entre o Brasil e a Hungria, o 4 X 2 que desclassificou a equipe brasileira. O juiz, um certo Mr Ellis, teria roubado escandalosamente para Hungria, prejudicando o time brasileiro. De tal forma divulgou-se isso que quando alguém surrupiava alguma coisa dizia-se que dera uma de Mr Ellis.

Naquela época a opinião nacional era mediada pelo que os locutores de rádio diziam. Na falta de transmissões televisivas ficava-se na dependência dos narradores e comentaristas esportivos que interpretavam ao seu modo, quase sempre apaixonadamente, os lances dos jogos e a arbitragem. Acontece que em 54 o Brasil tivera que enfrentar uma fantástica geração de jogadores húngaros liderados pelo grande Puskas. Até hoje não se entende bem como aquela seleção da Hungria acabou sendo derrotada na final pela Alemanha que se sagrou campeã mundial. Além do que o videoteipe do jogo dos brasileiros contra os húngaros não mostrou exatamente que a derrota pudesse ser atribuída aos erros do juiz. A seleção brasileira tinha bons jogadores, mas naquele momento a Hungria era mesmo um rolo compressor.

A lembrança do jogo de 54 me veio ontem por conta da lesão de Neymar. Desta vez tivemos oportunidade de ver, ao vivo e a cores, a entrada do jogador colombiano que resultou na quebra de uma vértebra de Neymar, afastando-o dos jogos finais da Copa. Obviamente, a gravidade da lesão provocada pela violência da entrada do colombiano está dando o que falar. Discute-se sobre a intenção maldosa do jogador colombiano que atacou Neymar metendo-lhe o joelho nas costas irresponsavelmente. Atingido, Neymar não mais se levantou e saiu do campo numa maca, sendo levado diretamente ao hospital.

Mas, foi intencional ou não o lance proporcionado pelo jogador da Colômbia? Houve maldade? Eis aí uma discussão que apaixona os torcedores. Ainda que o lance seja repetido à exaustão na televisão, encontram-se opiniões divergentes mesmo entre pessoas diretamente ligadas ao futebol. Para que se tenha ideia entre ex-jogadores predomina a certeza de que a agressão foi proposital embora existam os que consideram que tudo não passou de um lance normal do jogo com consequência não prevista. Posições antagônicas como essas rolam por aí, embora a maioria considere que o lance foi proposital.

Futebol é paixão e os brasileiros são apaixonados por esse esporte. A comemoração da vitória da seleção foi empanada pela triste contusão de Neymar. Mas, o tempo passa depressa e já na terça-feira a seleção estará em campo para o grande jogo contra a Alemanha. E os brasileiros estarão, todos, em ação. Nos estádios, nas praças públicas, nos bares, nos clubes, nas casas, em todos os lugares brasileiros estarão irmanados, torcendo loucamente por mais uma vitória, desta vez sem Neymar.

Escrito por Ayrton Marcondes

5 julho, 2014 às 1:01 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta