Biografias censuradas at Blog Ayrton Marcondes

Biografias censuradas

deixe aqui o seu comentário

Você gostaria de ser biografado? Essa pergunta pode ser irrelevante caso você seja uma celebridade. O fato é que certas pessoas se destacam em suas atividades, tornando-se conhecidas a ponto de suas trajetórias despertarem interesse. Atores, cantores e compositores despertam atenção e podem amealhar legiões de fãs. No caso de artistas famosos acontece de não poderem sair à rua dado o assédio de seus fãs. As pessoas se identificam com seus ídolos, vestem-se como eles, passam noites inteiras em filas em busca do ingresso para shows, compram CDs, etc. Verdadeira religião se estabelece em torno de personalidades públicas que são elevadas a patamares diferenciados, acima do comum dos mortais. Escritores, políticos, esportistas, profissionais de televisão, modelos, enfim toda sorte de gente que é notícia não escapa à verdadeira fome por novidades a respeito de suas vidas.

É grande o interesse do público em relação a tudo o que acontece com seus ídolos. Revistas que trazem notícias e fotos de pessoas famosas, programas de TV, enfim tudo o que diz respeito às celebridades é consumido com avidez. Biografias que prometem trazer detalhes sobre a vida das mesmas celebridades são sempre bem vindas dado o interesse que despertam.

Nos países democráticos a liberdade de expressão é garantida subentendendo-se que biografias possam ser livremente publicadas. As leis em vigor protegem o biografado nos casos em que se sinta ofendido ou caluniado. Cabe aos biógrafos o compromisso com a verdade e  a seriedade em seus trabalhos. De todo modo gozam os biógrafos de liberdade de expressão, obviamente estando cientes de suas responsabilidades em relação aos trabalhos que produzem e publicam.

De tudo o  que  se disse acima pode-se concluir que nada impede ao biógrafo que trabalha em países onde existe  liberdade de expressão de escrever e publicar biografias sobre pessoas que a seu ver merecem a sua atenção. Entretanto, verifica-se no Brasil o estabelecimento de polêmica em relação a publicação de biografias: só podem ser publicadas aquelas que tiverem prévia autorização das pessoas biografadas.

A partir desse fato destacam-se dois grupos cujos interesses são opostos. De um lado os escritores que propugnam pela liberdade de expressão, ou seja, entendendo que a publicação de biografias não carece do consentimento das pessoas biografadas. De outro as celebridades que se movimentam no sentido de proteção de suas imagens, exigindo que só venham a público biografias autorizadas.

Nos últimos dias personalidades importantes do mundo da música divulgaram suas adesões em favor de biografias autorizadas. O fato não deixa de ser interessante num país que até 1985 enfrentou a censura que tolhia completamente a liberdade de expressão. Mais curiso ainda o fato de que alguns do que hoje se colocam a favor da autorização terem sido no passado justamente censurados por suas obras,  sendo alguns deles  verdadeiros baluartes na luta contra a ditadura.

Alguém me lembra de que os homens são assim mesmo, navegam sempre em acordo com seus interesses. Talvez seja demais dizer isso em relação  aos famosos que exigem a autorização, mas que não deixa de ser estranha a posição deles isso não se  discute.



Deixe uma resposta