Violência no futebol at Blog Ayrton Marcondes

Violência no futebol

deixe aqui o seu comentário

Está dando o que falar a violência no futebol. A morte de um menino de 14 anos, atingido por sinalizador durante jogo na Bolívia ainda impressiona. Torcedores corintianos estão presos naquele país,  acusados de provocar ou participar do infausto acontecimento. Um rapaz de 17 anos, menor de idade, apresentou-se à polícia brasileira declarando-se culpado. Entretando, supeita-se que ele esteja mentindo para salvar a pele da turma presa na Bolivia. Como se vê  as coisas estão mal paradas e indefinidas.

Era de se esperar que  a morte do menino contribuisse para a reflexão dos torcedores acerca da prática de atos violentos  que nada tem a ver como o futebol. Entretanto, o que se tem visto é a continuidade da violência: brigas entre torcidas em jogo pela Libertadores na Argentina, novos lançamentos de sinalizadores etc.

A Comebol puniu o Corinthians com a proibição da presença de torcedores em jogos de mando do time. Na quarta-feira o Corinthians jogou no Pacaembu sem torcedores. Entretanto, quatro torcedores assistiram ao jogo dado terem conseguido uma liminar na Justiça. Pelo que não estão sendo perdoados por parte dos comentaristas que  não os tem poupado.  E o Corinthians se apressa a explicar para a Comebol dizendo não ter desrespeitado a punição dado que nada pode fazer em relação aos quatro torcedores por tratar-se de liminar.

Tudo o que está escrito acima é de conhecimento geral. Nenhuma novidade, portanto. Mas, não há como não ver nesse arrazoado algo que sugere que os tempos são outros e o modo de agir das pessoas difere substancialmente do passado. O amor pelo time pelo qual se torce na verdade simula uma paixao doentia, inexplicavel.

Desse assunto restam perguntas inquietantes. Uma dela é sobre o porquê de pessoas se comportarem tão mal após fazerem uma longa viagem internacional com a única finalidade de ver jogar o time do coração. O que as move? Afinal, o que se passa nas cabecas dessa turma

Escrito por Ayrton Marcondes

1 março, 2013 às 4:28 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta