Os perigos do álcool at Blog Ayrton Marcondes

Os perigos do álcool

deixe aqui o seu comentário

Não sei se você já teve contato próximo com pessoa alcoólatra. Privei do convívio de alguns, a maioria deles nunca admitindo sua condição em relação ao alcoolismo. Obviamente o hábito de ingerir bebidas alcoólicas gerou problemas não só a eles como a seus familiares. Creio que todo mundo sabe de histórias ligadas aso alcoolismo, algumas delas com finais trágicos.

Fui muito amigo de um camarada, bem mais velho que eu na época, hoje já falecido. Bebia para valer. O negócio dele era cerveja. Ao meio-dia já tinha mandado goela abaixo umas  três garrafas. No período da tarde a coisa engrenava e só terminava tarde da noite após muitas cervejas.

Ele era um ótimo sujeito que jamais se teve por alcoólatra. Tinha um bom negócio que dava bem para o sustento da família. Entretanto, a bebida fez com que ele deixasse o negócio em segundo plano e as coisas se complicaram. Ladeira abaixo é difícil recuperar a vida. Aconteceu a esse meu amigo ganhar dinheiro grande na loteria. Foi receber o dinheiro em São Paulo, saiu com muita grana no bolso e… bebeu. Terminou numa boate, assaltado e sem nenhum dinheiro para contar a história. Isso sem contar que os espertalhões que o roubaram bateram muito nele.

Nem assim deixou de lado o vício. Tinha pouco mais de 60 anos de idade quando os filhos deram-lhe um xeque-mate: parava de beber ou parava de beber. Milagrosamente parou. Eu o vi depois disso. Perdera a alegria de viver. Para ele o mundo sem cerveja não era mundo. Mas seguiu sem álcool até o fim da vida.

O assunto do momento é o jogador Adriano. Até pouco tempo atrás se omitia, mas agora se fala abertamente sobre o alcoolismo dele: Adriano está doente e não se da conta disso; Adriano precisa de tratamento; Adriano deve ser internado a força… Ouvi essas opiniões e outras no rádio. Nos jornais fala-se sobreo ex-jogador, etc.

Adriano tem 30 anos de idade e está sendo dado como acabado para o futebol. Nenhum time se arriscaria a contratá-lo porque não depende mais dele cumprir o contrato tal a imposição do vício à sua vontade. Perde o futebol. Não há como evitar a tristeza de assistir ao que se passa com aquele que já foi chamado de imperador. Fica a imagem do emocionante fim de jogo contra a Argentina no qual Adriano brilhou intensamente. Que raça! Que oportunismo! Que categoria! Quem sabe a mesma raça ainda prevaleça e Adriano volte a ser o artilheiro que admiramos tanto.

Escrito por Ayrton Marcondes

7 novembro, 2012 às 2:25 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta