Quantos filhos? at Blog Ayrton Marcondes

Quantos filhos?

deixe aqui o seu comentário

Leio nos jornais que cada vez mais homens acima dos 60 anos de idade estão se tornado pais. Em geral trata-se de homens separados anteriormente que iniciaram nova vida com mulheres mais novas. Aliás, casais formados por cinquentões ou sexagenários e mulheres mais novas deixaram de ser surpresa. As revistas femininas com frequência publicam pesquisas perguntando às moças se preferem homens mais jovens ou aqueles “já rodados” que têm mais experiência e, talvez, paciência.

Conheço um homem de 50 anos de idade que se casou há pouco tempo com mulher na faixa dos 30. A premissa é que não teriam filhos, ela dizia
não querer engravidar de jeito nenhum. Sabem como é, corpinho atlético de academia, manter a forma sem nem um grama a mais de gordura etc. Pois aconteceu a esse casal o inesperado: ela engravidou e já trouxe à luz um menino. Ambos estão felizes, mas outro dia o pai novo - que já tem filhos de outro relacionamento - me dizia que quando o menino tiver 15 anos ele terá 65, daí se perguntar como jogará bola com o filho.

Também conheço pessoas que acham barbaridade ter filhos para viverem nesse mundo convulso que está aí. Chegam a falar em irresponsabilidade dado que já existe gente demais no mundo e está na hora dos casais repensarem essa história de por filhos no mundo.

Como se vê, o assunto é palpitante. Espera-se aumento do número de pais em idade mais avançada com filhos recém-nascidos  dada a elevação da expectativa de vida. Hoje em dia a velhice vai ganhando status diferente do que tinha há alguns anos. Quando eu era menino um homem de 50 anos de idade era considerado velho, hoje o encontramos malhando em academias e dando um jeito nos fios de cabelo branco que insistem em aparecer.

Agora, você acha possível um homem ser pai de mais de cinco, dez ou vinte filhos?  Pois se noticia que no Reino Unido um homem pode ser pai de cerca de 600 pessoas. Trata-se de um biólogo, morto em 1972, que era dono de uma clínica de fertilidade. Consta que o tal sujeito fazia uso de seus próprios espermatozoides para fertilizar os óvulos das mulheres que procuravam a clínica para engravidar. Até agora foram realizados testes de DNA em 18 pessoas geradas entre 1943 e 1962 e descobriu-se que dois terços delas são filhos do tal biólogo. Então esse homem de nome Bertold Wiesner pode mesmo ser pai de 600 filhos, já pensou?

A notícia relaciona outros casos como o de um doador americano que gerou ao menos 150 meio-irmãos. Situações de doação de esperma para muitas fertilizações são proibidas porque existe o risco de meio-irmãos se conhecerem ao acaso e se casarem. No Brasil permitem-se duas gestações de sexos diferentes numa área de 1 milhão de habitantes.

O nome do filme estrelado por Rock Hudson, Elizabeth Taylor e James Dean é um ótimo fecho para essa história toda escrita acima:

- Assim caminha a humanidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escrito por Ayrton Marcondes

12 abril, 2012 às 11:48 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta