O Papa se pronuncia sobre a pedofilia na igreja at Blog Ayrton Marcondes

O Papa se pronuncia sobre a pedofilia na igreja

deixe aqui o seu comentário

É surpreendente o número de acusações de casos de pedofilia no seio da igreja. Mesmo não tendo à mão estatísticas concretas tem-se a impressão de que, em décadas passadas, não se falava tanto sobre o assunto. Não existiriam casos ou eram simplesmente abafados, não chegando ao conhecimento do público?

O fato é que se fala demais sobre o tema que, aliás, tem rendido bons filmes ao cinema norte-americano. Um deles é o polêmico “Dúvida” no qual a atriz, Meryl Streep interpreta a irmã Aluysius Beauvier, diretora da escola católica, que acusa de pedofilia o padre Flynn, vivido por Philip Seymour.  Para quem nunca parou para pensar sobre o assunto, o filme é uma boa iniciação.

Existem muitas ponderações sobre o assunto. Estudiosos lembram que na base dos casos de pedofilia estão o celibato, o ambiente masculino dos padres e mesmo a possibilidade de que homossexuais se ordenem padres atraídos pela idéia de celibato. A isso devem ser acrescentadas inclinações pessoais inconfessáveis que eclodem em pedofília dado, nesses casos, a fé se mostrar insuficiente para deter os apelos da carne.

Não é assunto sobre o qual se fale sem excessivos cuidados. Quem conheceu de perto o ambiente dos colégios internos do passado, mantidos por ordens religiosas, sabe muito bem a que temperaturas se elevava a vigilância não só sobre os meninos, mas sobre alguns dos responsáveis por eles. O celibato é talvez a mais dura contenção imposta à natureza do homem, daí considerar-se muito possível a ocorrência de deslizes por parte de pessoas cujos votos não são tão firmes.

Até agora a igreja vinha silenciando em relação aos casos de pedofilia em meio ao clero. Entretanto e já com atraso, o Papa Bento 16 expressou, em carta os irlandeses, a sua vergonha pelos crimes de pedofilia no seio da igreja. Além disso, o papa criticou abertamente a igreja da Irlanda, acusando as autoridades eclesiásticas do país pela resposta inadequada diante da gravidade dos crimes.

Nos últimos tempos tem-se sabido da existência de um grande número de casos de pedofilia praticados por membros do clero católico. É de 2002 a informação de 14000 abusos sexuais de crianças praticados por padres nos Estados Unidos. O problema existe em vários países daí o Papa dirigir-se, em sua carta, duramente aos pedófilos reiterando que devem responder pelos seus crimes perante Deus e frente aos tribunais constituídos.

Do outro lado ficam as crianças com o grande sofrimento por terem sido abusadas sexualmente e as inevitáveis consequências do ato, marcadamente de ordem psicológica.

É de se perguntar como se pode sanar um problema tão terrível que tem em sua base o celibato.

Escrito por Ayrton Marcondes

20 março, 2010 às 4:35 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta