Os melhores do mundo at Blog Ayrton Marcondes

Os melhores do mundo

deixe aqui o seu comentário

Lionel Messi e Marta são os melhores do mundo no futebol. Marta é unanimidade: nenhuma mulher neste vasto mundo joga bola como ela, daí receber o prêmio pela quarta vez consecutiva. Messi é grande no Barcelona, mas deixa a desejar quando veste a camisa da seleção argentina. Não se trata de opinião isolada: a maioria dos torcedores argentinos parece concordar com isso e cobra de Messi mais empenho e melhores atuações pela seleção.

Quem acompanha o futebol sabe que há jogadores de clube e jogadores de seleção. Outros atuam do mesmo modo em clubes e selecionados. A história do futebol é rica em casos de jogadores que atuam bem em clubes, mas não na seleção e vice-versa. No Brasil há casos de craques que eram reservas em seus clubes, mas titulares da seleção brasileira, pelo menos durante alguns períodos.

Ser o melhor do mundo no futebol deve ser complicado tal a cobrança gerada pela alta posição conquistada. Se por um lado o prêmio recompensa o esforço e conquista do atleta, por outro não existe nada mais efêmero que o título recebido. De fato, futebol é paixão e paixões podem fugir ao controle. Uma sequência de derrotas e um só grande erro de um ídolo podem mudar a opinião da torcida. Fica o prêmio, vai a fama ou, pelo menos, a boa fama é substituída pela ruim. Lembram-se do Roberto Baggio?  O grande jogador italiano foi considerado o melhor da FIFA,em 1993. Pois até hoje a televisão mostra a imagem de Baggio errando o pênalti no jogo final da Copa do Mundo de 1994, dando o título mundial ao Brasil.

Futebol é jogo coletivo de modo que os melhores do mundo sempre devem, ainda que um pouco, aos seus companheiros de equipe. Não é como no boxe, esporte do eu sozinho cujos resultados dependem apenas do desempenho do lutador dentro dos ringues. Um campeão mundial de boxe chega ao título sozinho, excluindo-se o esforço de treinadores etc. Mas dentro do ringue é ele, só ele.

No futebol a discordância alimenta as paixões, gerando discussões nem sempre resolvidas.  Ontem o jogador Cristiano Ronaldo recebeu prêmio por ter feito o mais bonito gol de 2009. O gol mais bonito tem que ser também importante: o de Cristiano Ronaldo serviu à classificação de seu time. Foi de fato um golaço, mas seguramente não o mais belo. Viram? Ai está estabelecida a divergência de opiniões. Quem duvida que reveja aquele gol do Nilmar contra o Corinthians bem no começo do Campeonato Nacional deste ano. Gol belíssimo. Ou não?

Assim é o futebol. Você se aborrece com o seu time, sofre com as derrotas, não acredita que um título tenha escapado por tão pouco. Então jura que chega disso, não vai mais acompanhar jogos, nenhuma força do mundo fará com que você ligue a televisão para assistir a jogos. Ir a estádios então…

Isso dura até que um novo campeonato começa. Você nem quer saber, mas de repente o seu time dispara na frente, desta vez vai dar e você resolve dar só uma olhadinha nuns dez minutos de um jogo para ver como os garotos estão jogando. Pronto. Isso é a mesma coisa que fumar só um cigarrinho após ter largado o vício: começa tudo de novo, os dez minutos viram noventa de alegria e sofrimento, aí está você com o coração aos saltos, olhando fixamente para a telinha, pulando, gritando, xingando, mostrando aquilo que você nunca deixou de ser: um torcedor.

Vida longa aos melhores do mundo.

Vida longa a essa maravilha que se chama futebol.

Escrito por Ayrton Marcondes

22 dezembro, 2009 às 10:56 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta