Pelo telefone at Blog Ayrton Marcondes

Pelo telefone

deixe aqui o seu comentário

Não se trata do maravilhoso samba sobre cuja autoria ainda hoje existem dúvidas embora o compositor Donga (Ernesto Joaquim Maria dos Santos) o tenha registrado como seu. “Pelo Telefone” foi a primeira composição classificada como samba a ter sucesso. A gravação original, de 1917, é considerada o marco inicial da história fonográfica do samba.

Mas, infelizmente o assunto não é samba. O título se refere às ligações telefônicas nas quais um bandido avisa sobre sequestro e exige pagamento pelo resgate. Do outro lado da linha está alguém que, temendo o sequestro de um familiar, apavora-se e se dispõe a fazer o que é exigido pelo bandido.

O que impressiona nesse tipo de golpe são as circunstâncias em que ocorre. Em primeiro lugar está o fato de que, em geral, não há sequestro; segue que o marginal ao telefone na maioria das vezes está preso e tem um cúmplice encarregado de pegar o dinheiro; finalmente que, apesar de tratar-se de um golpe “manjado”, os envolvidos apavoram-se e se dispõem a fazer o que é exigido pelo marginal.

O que é revoltante: em primeiro lugar o fato de um preso em cadeia de segurança máxima conseguir praticar crimes via telefone; e a maldade com que o crime é praticado pela violência verbal utilizada.

O que escandaliza: o modo como os bandidos tratam esse tipo de extorsão,  aparentemente um simples negócio a ser realizado o mais depressa possível; e o caráter de uma operação que pode-se dizer vitoriosa porque continua a acontecer.

Tem-se, assim, um quadro deprimente sobre o qual ouvimos falar constantemente. Histórias de idosos que passam mal, de pessoas desesperadas que correm a bancos para retirar o pouco dinheiro que possuem e assim por diante.

Nos dois últimos dias um canal de televisão reproduziu em seus telejornais gravações nas quais presos intimidavam pessoas exigindo dinheiro. Num dos casos destacou-se a crueldade contra uma idosa que se sentiu muito mal durante a ligação do criminoso.

As gravações foram reproduzidas porque os criminosos responsáveis pelas ligações foram localizados. Eram três e já estavam encarcerados em presídio de segurança máxima. Um aparelho celular e um artefato para furar o bloqueio de ligações foram usados para a prática dos crimes.

Uma câmera de televisão deu um close na face dos três homens. Mostravam-se calmos, frios e insensíveis. Vendo-os, pincei da letra do samba “Pelo Telefone” apenas duas frases:

Tomara que tu apanhes

 Pra nunca mais fazer isso

Se o “apanhes” puder ser substituído por “fiques eternamente na prisão” a letra será perfeita.

Escrito por Ayrton Marcondes

28 julho, 2009 às 1:03 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta