O Dia do Homem at Blog Ayrton Marcondes

O Dia do Homem

com um comentário

Hoje, 15 de julho, comemora-se, no Brasil, o Dia do Homem. A homenagem ao homem foi proposta pelo ex-presidente russo Mikchail Gorbachev e apoiada pela ONU. A idéia era a de uma comemoração internacional no mesmo dia, mas cada país acabou escolhendo uma data.

Note bem: não se trata do Dia do Homem – espécie humana: é o Dia do Homem mesmo, o que exclui as mulheres que já têm o seu Dia Internacional da Mulher,comemorado em 8 de março.

Rejubilai-vos, portanto, ó homens, porque este é o vosso dia!

Finalmente e oficialmente reconhecidos, resta-nos perguntar: afinal o que é que se comemora? A masculinidade? A virilidade?

Uma rápida consulta na internet digitando as palavras “Dia do Homem” nos devolve várias referências, a maioria delas com piadas a respeito do papel do homem. Numa delas, machista, pergunta-se: quem é que levanta os pés quando ela varre a sala? E vai-se por aí afora.

No Dia do Homem vale lembrar que o papel do homem tem mudado ao logo dos anos, tanto na família como na sociedade. Ainda bem! Descontados os espíritos mais apegados à posição dominadora do homem na família, a verdade é que a libertação das mulheres devagar vai retirando dos ombros masculinos o peso de enormes responsabilidades. A palavra “divisão” passou a soar bem aos ouvidos masculinos ainda que, às vezes, provoque recaídas por ofensa à vaidade dos machos. É desse modo que estatutos milenares de dominação vão sendo minados e a mulher passa a repartir espaços antes só pertencentes a pessoas de sexo masculino.

Mas, homem é homem e todo mundo sabe disso, inclusive das obrigações inalienáveis ao sexo de Adão. Um barulho dentro de casa na madrugada, quem deve se levantar e enfrentar o perigo? Ratos, aranhas, baratas, de quem é o papel de exterminador? E quanto àquelas malas pesadas? E a quem cabe cuidar dos carros? Se o chuveiro queimar, se a pia entupir, se houver um vazamento, se houver bronca com o vizinho… E a quem cabe esperar, já vestido, prontinho, naquela meia-hora de atraso para a festa dos amigos? E por aí afora. Vida de homem é dura, não custa lembrar.

Brincadeiras à parte, convenhamos que esse tal Dia do Homem é muito bem-vindo. Há muita coisa para ser lembrada na data que o bom Gorbachev, aquele que derrubou o muro, inventou. Creio que neste dia os órgãos públicos deveriam aproveitar a oportunidade para lembrar aos homens que eles têm próstata e que eles precisam cuidar dela, isso pra ficar num só exemplo. Também não seria mau se as pessoas se lembrassem que o machão da família não é tão machão e fortão assim e vive dando um duro danado para manter as coisas nos lugares e as pessoas felizes. E, também, que apesar do jeitão às vezes meio arisco e auto-suficiente, esses caras chamados de homens não passam de uns crianções que gostam muito de receber um carinho. Aliás, hoje é um bom, um excelente dia para presenteá-los com um abraço, daqueles bem apertados e, se o tempo estiver bom, uma montanha de beijos.

A congregação masculina agradece.

Escrito por Ayrton Marcondes

15 julho, 2009 às 9:39 am

com um comentário



Uma Resposta para 'O Dia do Homem'

Subscreva aos comentários com RSS ou TrackBack to 'O Dia do Homem'.

  1. Com o sal do bom humor, Ayrton diz coisas positivas
    e irrefutáveis na matéria sobre o Dia do Homem.
    É um prazer ler seus textos sobre coisas sérias, mas
    tão bem temperadas com sal e especiarias.
    Parabens.
    Gilberto M. Kujawski

    Gilberto Kujawski

    15, 15America/Recife julho 15America/Recife 2009 às 12:03

Deixe uma resposta