Os dinheiros da Copa at Blog Ayrton Marcondes

Os dinheiros da Copa

deixe aqui o seu comentário

moneyEstá no noticiário: segundo relatório entregue ao presidente Lula pelos presidentes da FIFA e da CBF, os gastos previstos para a realização da Copa de 2014, no Brasil, são da ordem de 35 bilhões de reais.  Esse custo é igual a duas vezes o orçamento anual do governo com a Educação do país.

Absurdo? Pois é. A mídia faz o seu papel dizendo que num país onde existe pobreza e falta infra-estrutura em vários setores esse gasto é não só superfluo como injustificável. Não há como negar razão a quem raciocina desse modo. Entretanto, existem outros meios de analisar a questão. Compreendi isso assistindo a um noticiário na televisão. Acontece que a FIFA não abre mão da região do Pantanal para sediar a Copa. Diante desse fato, imediatamente as cidades de Campo Grande e Cuiabá se candidataram havendo mobilização da população.

Não se pode negar, ser uma das sedes da Copa do Mundo é motivo de orgulho para a população. Isso nos faz pensar sobre o preço a pagar pela alegria, a satisfação e a paixão pelo futebol. A vida passa e a história da Copa fica. Os que viverão a Copa de 2014 terão em seus currículos a história de momentos inesquecíveis, de pausa na dura rotina de suas vidas.

Analisando os dois lados e acrescentando pitadas de movimento e lucro nos comércios locais mais a projeção mundial por sediar a Copa, fica a pergunta: é certo gastar os tais 35 bilhões?

Escrito por Ayrton Marcondes

4 fevereiro, 2009 às 1:17 pm

deixe aqui o seu comentário

Postado em Cotidiano



Deixe uma resposta