Exercícios at Blog Ayrton Marcondes

Exercícios

deixe aqui o seu comentário

Ouço, diariamente, reclamações quanto à preguiça e consequente inatividade física. O tempo é curto, muito trabalho, enormes responsabilidades etc. Daí que não sobram nem uns poucos minutinhos para frequentar academia, trazer um personal para atividades em casa, caminhar etc.

Tenho que essa história de fazer ou não exercícios depende de fatores ligados à personalidade de cada pessoa. Tem gente que adora praticar, outros nem pensar. Esses últimos, entretanto, deixam-se entregar à repetição da lamúria sobre estarem parados e as consequências advindas dessa condição. Fato é que não se encaixam nas atividades físicas programadas. Acontece, mesmo, inscreverem-se em academias, pagar mensalidades e aparecer muito de vez em quando até, simplesmente, desistirem.

Em relação a esse assunto recordo a máxima atribuída a Neuzinha Brizola, filha do grande político Leonel Brizola, já desaparecido. Dizia ela: “quando tenho vontade de fazer ginástica eu me deito e espero passar”.

Até os meus 30 anos de idade não pratiquei nenhum esporte. Então comecei a correr num parque. Foi progressivo. Vencidos os primeiros quinhentos metros, cheguei aos mil, aos dois mil, até os quinze ou vinte. Adorava correr. Parei quando a minha coluna vertebral discordou da intensidade das corridas. Restaram as caminhadas.

Conheço gente que acorda de madrugada para exercitar-se. Um grupo de ciclistas se reúne às 4:30 da madrugada para seguir trajetos de vários quilômetros. Entre eles está um advogado, meu conhecido, que afirma fazer isso porque seu dia é de trabalho intenso. Ele adora pedalar…

Atletas profissionais de todo o mundo empenham-se em treinamentos, visando competições nas quais só os melhores se sobressaem. Mas, a maioria das pessoas pratica algum tipo de esporte ou atividade física por esporte ou, como se diz, para manter a forma. A prática regular traz benefícios à saúde. De modo que para quem se nega aos exercícios fica a dúvida quanto à disposição e bem-estar que seriam, talvez, melhores caso se dedicassem a praticá-los.

Escrito por Ayrton Marcondes

18 março, 2022 às 12:41 pm

deixe aqui o seu comentário

Postado em Cotidiano

Marcado com



Deixe uma resposta