Tragédias at Blog Ayrton Marcondes

Tragédias

deixe aqui o seu comentário

A forte chuva provocou verdadeira hecatombe em Petrópolis. As imagens divulgadas assemelham-se às de lugares em guerra, captadas após bombardeios. Tragédia imensa com expressivo número de mortes e desaparecidos afora grande destruição de imóveis e outros bens.

No passado recebíamos as notícias através de relatos ou pela mídia impressa. A profusão de meios de captação de imagens transfere-nos o que acontece em tempo real. As pessoas do lugar produzem vídeos impactantes e os divulgam pela internet. Assim, passamos a fazer parte quase instantânea do quadro de aflição geral que cerca os acontecimentos.

Como sempre acontece após tragédias surgem comentários, acusações etc. Em Petrópolis tem sido destacada a ocupação irregular de terrenos, a falta de planejamento urbano e mesmo a ausência de medidas que possam vir a diminuir os efeitos de possíveis deslizamentos de terra. Vai daí que a chuva inesperada e muito forte leva um morro a vir abaixo, soterrando pessoas e tudo o que encontra pela frente. Toneladas de terra passaram a cobrir corpos de mortos já identificados e de pessoas desaparecidas.

Mostra a experiência que daqui a algum tempo a tragédia de Petrópolis será gradualmente esquecida. A cidade será reconstruída, áreas de destruição renovadas e tudo parecerá em ordem porque o tempo passa, as pessoas mudam e o mundo continuará a girar como sempre. De tudo o que poderia e pode ainda ser feito certamente restará algo a fazer isso por conta de prioridades, ausência de recursos, compromissos políticos e toda a sorte de situações que envolvem a administração pública.

Entretanto, para nós ficam imagens dolorosas. Como esquecer a face da mãe de 22 anos que veio a falecer soterrada juntamente como seus dois pequenos filhos? Ela segue viva e sorridente na foto ao lado das crianças. Eles não precisariam ter suas vidas interrompidas tão precocemente acaso algo de relevância tivesse sido feito para pelo menos minorar os efeitos nocivos da grande tempestade.

Também ficam as imagens do esforço de pessoas do lugar irmanadas aos bombeiros na busca de desaparecidos e cadáveres. São imagens angustiantes aquelas nas quais vemos tantas pessoas, enxadas nas mãos, a buscar, em meio a imensa montanha de barro, possíveis sobreviventes.

Tragédias despertam atos de solidariedade e muita coragem fazendo-nos refletir sobre o fato de que afinal somos humanos e devemos aos nossos semelhantes.

Escrito por Ayrton Marcondes

18 fevereiro, 2022 às 12:13 pm

deixe aqui o seu comentário

Postado em Cotidiano

Marcado com



Deixe uma resposta