O São Paulo tem camisa at Blog Ayrton Marcondes

O São Paulo tem camisa

deixe aqui o seu comentário

O pior momento para fazer críticas é quando aquele a quem nos referimos está na pior. Mas, que fazer quando a paixão nos move e a tristeza se impõe?

Não é de hoje que o querido tricolor deixou de ser o que sempre foi: um grande e respeitado time de futebol. Para quem a décadas acompanha o São Paulo, para quem conhece a história pregressa do clube a situação atual é inaceitável. O São Paulo de hoje desonra a tradição de um clube que já foi, entre outros numerosos títulos, tricampeão mundial.

Quando menino acompanhei a conquista do título paulista de 1957 decidido na inesquecível vitória contra o sempre rival Corinthians. Entre outros, aquele notável time do São Paulo contava com o mestre Zizinho e o ponteiro esquerdo Canhoteiro. Era um time que tinha a responsabilidade de honrar a camisa anteriormente vestida por grandes ídolos como Friedenreich, Leônidas, Bauer e tantos outros. Mais tarde vieram muitos jogadores que entenderam a importância de fazer parte de uma equipe cuja trajetória sempre encheu de orgulho a comunidade tricolor. Jogadores como Raí, Waldir Peres, Mauro, Lugano, Bellini, Dario Pereira, Roberto Dias, Pedro Rocha, Rogerio Ceni, Serginho Chulapa, Careca… Cada um deles, em sua época contribuiu para o brilho da bandeira tricolor.

De lá para cá o mundo mudou e, com ele, o futebol. Negociações financeiras de vulto, altos salários, disputas políticas, tudo isso certamente contribuiu para que o futebol se tornasse, cada vez mais, apenas negócio. Acompanhando essa grande transformação a perda de amor ao clube agigantou-se. Já não se veste a camisa tricolor como o respeito que ela merece,

Talvez fosse o caso de uma ilustrativa visita ao memorial do São Paulo. Dirigentes e jogadores entrariam em contato com as memórias daqueles que os precederam e sentiriam na pele o peso da camisa que têm agora a honra de dirigir e defender em campo.

Alguém precisa avisar a dirigentes e jogadores que o clube é muito mais do que esse pobre time que tem desonrado a vitoriosa história que os precedeu. O São Paulo tem camisa e vesti-la é uma responsabilidade com o empenho em campo. É preciso ter em mente que do lado de cá, fora das quatro linhas, existe uma multidão que torce, desesperadamente, por um time que, no momento, infelizmente, tem sido para todos causa de muita vergonha.

Escrito por Ayrton Marcondes

1 outubro, 2020 às 11:50 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta