Naufrágios at Blog Ayrton Marcondes

Naufrágios

deixe aqui o seu comentário

Naufrágios sempre despertam atenção talvez por ser insondável o destino de embarcações que se acomodam nas grandes profundezas marítimas. Vidas e destinos de tripulantes e passageiros são incorporados a histórias de tempestades, mares agitados quando não a erros humanos que desencadearam catástrofes.

Entre todos o caso do RMS Titanic é seguramente o mais icônico, talvez pelas circunstâncias de lançamento ao mar de um navio considerado indestrutível ou, ainda, pelo fato da colisão com um iceberg ter desencadeado o naufrágio. O naufrágio aconteceu entre 23h40min - 2h20min de 14-15 de abril de 1912. 1514 pessoas morreram e 710 conseguiram se salvar. O acontecimento entrou par a história, sendo até hoje lembrado quando se fala de navios naufragados. O filme Titanic trouxe às telas imagens realistas dos acontecimentos daquela noite de 1912. O RMS Titanic encontra-se no fundo do mar e desperta o interesse de empresas e mergulhadores que dele se aproximam em incursões exploratórias.

Menos falado, mas sempre citado, foi o afundamento do vapor alemão MV Wilhelm Gustloff no qual morreram quase 5 mil pessoas. O vapor foi atingido por míssil enviado por submarino russo, em 30 de janeiro de 1945. Era um navio de cruzeiro transformado em navio hospital durante a guerra. Quando foi atingido nele viajavam 10582 pessoas entre tripulantes e passageiros.

Com alguma frequência fala-se sobre naufrágios. No momento o assunto tem aparecido na mídia por conta do naufrágio do MV Golden Ray, ocorrido em 8 de setembro de 2019 na costa da Georgia, EUA. Nesse cargueiro estavam 4 mil carros que foram parar nas águas marinhas. Agora divulga-se que o cargueiro naufragou devido à carga mal posicionada o que teria gerado instabilidade e deixado seu centro de gravidade muito alto.

Durante a Guerra das Malvinas, em 1982, um submarino nuclear britânico afundou o cruzador argentino General Belgrano provocando a morte de 323 marinheiros. A disparidade de forças disponíveis entre britânicos e argentinos era por demais conhecida. Entretanto, a ditadura argentina declarara guerra contra forças que não reuniam condições de enfrentar, sendo certa a derrota.

A conhecida rivalidade entre brasileiros e argentinos hoje em dia talvez esteja restrita ao futebol. Na ocasião da guerra era certamente maior. Entretanto o afundamento do cruzador argentino foi aqui recebido com espanto e tristeza. Naquele momento irmanamo-nos com sul-americanos agredidos.

Escrito por Ayrton Marcondes

30 setembro, 2020 às 12:40 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta