As grandes derrotas at Blog Ayrton Marcondes

As grandes derrotas

deixe aqui o seu comentário

Fingimos que não sabemos, mas é impossível ignorar a existência de certos baús incógnitos e fechados que nos acompanham ao longo da vida. Estão conosco, mas os ignoramos na esperança de que nunca se abram.

As grandes derrotas abrem baús dos quais são libertados fantasmas. No momento em que surgem instala-se o espanto. O impossível acaba de acontecer e deixa-nos atônitos, sem rumos. Nossas crenças são abaladas, tudo aquilo em que acreditávamos torna-se nada mais que poeira. A realidade nos atinge, frontalmente. Já não é possível ignorar o quanto até aí estávamos enganados, viajando dentro de um sonho que nada mais era que imagens que acalentávamos, alimentando nosso orgulho.

Foi assim na Copa do Mudo realizada no Brasil. No momento em que a seleção nacional se alinhou para o toque do hino éramos todos um só em nome da brasilidade e da herança futebolística acalentada por gerações vitoriosas. Aqueles onze homens, vestindo o uniforme da seleção nacional, não eram quaisquer uns: eram herdeiros e representantes de uma tradição arraigada nos corações de um povo sofrido que sobrevivera ao desastre de 1950 e acabara por se superar a partir de 1958.

Mas, os novos heróis fardados com as cores nacionais, não eram verdadeiros. Entregaram-se aos alemães que os humilharam pelo placar de 7 x 1. Abria-se o terrível baú, fantasmas libertos apregoavam aos quatro ventos a nossa vergonha. E, de lá para cá, nada mais fazemos que tentativas, infrutíferas, de recuperação. A pátria de chuteiras havia naufragado no jogo contra a Alemanha e ainda permanece submersa, esperando pelo milagre de nova vida e conquistas.

Hoje realizou-se, em Lisboa, jogo entre o Bayern de Munique e o Barcelona, da Espanha. A expectativa de que os espanhóis fizessem frente aos alemães viu-se fraudada através de um resultado de oito gols contra dois. Mas, entre os espanhóis humilhados havia um mestre, rei dos estádios, o argentino Lionel Messi. Tudo o que se escreva sobre Messi nada mais será que repetição de algo já gravado antes. A internet coloca à disposição de quem queira ver as maravilhas realizadas por Messi ao longo de sua carreira.

Mas, foi triste ver o grande Messi perdido em campo ao lado de seus companheiros que sucumbiram ao volume de jogo do Bayern. Acontece, ainda, que o grande Messi já chega aos 33 anos de idade e, diz-se, já não é o mesmo. Daí que após a derrota apressaram-se alguns jornalistas a decretar o fim da carreira desse grande mago que é Messi. Houve até que dissesse ser Messi merecedor de um fim de carreira mais digno.

Hoje foi o dia em que Lionel Messi viu abrir-se o baú do qual foram libertados os seus fantasmas. É possível que a essa hora o argentino esteja em luta contra eles. Mas, talvez se enganem aqueles que se apressam a decretar o fim de Messi. Magos são magos, é bom que ninguém se esqueça disso. Grandes derrotas abrem baús e libertam fantasmas, mas existem casos em que a força dos homens logra devolvê-los ao encarceramento. Daí que por tudo o que Lionel Messi já fez deva-se considerar não ser impossível o seu retorno e com a glória de sempre.

Escrito por Ayrton Marcondes

15 agosto, 2020 às 12:40 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta