Confinados at Blog Ayrton Marcondes

Confinados

deixe aqui o seu comentário

A certa altura da vida tem-se a impressão de que já se viu de tudo. Então nada mais nos surpreenderia. Mas, a vida é marota e proprietária de formidável arsenal de surpresas. Nesse contexto surge um vírus que nos impõe reclusão em nossas casas para evitar possíveis contágios.

Lugar comum repetir que o mundo parou. A toda hora se lê: “o dia em que a Terra parou”. Mas, é isso mesmo. Mundo afora tudo parado. Paris, Nova York, Londres, São Paulo, as grandes cidades exibem suas ruas desertas. As pessoas se recolhem. Noticiários só tem um assunto: a pandemia. Contabilizam-se novos casos e óbitos. A situação na Itália e na Espanha é desesperadora. A China, onde surgiu o vírus, vai se recuperando. Aqui está-se em fase de expansão da epidemia.

Em meio a tudo isso os homens e seus inadiáveis interesses pessoais. Em nosso país o Presidente e o Ministro da Saúde trocam farpas. O presidente defende o “isolamento vertical” que atinge pessoas com mais de 60 anos. Para o ministro trata-se de isolamento total.

Enquanto isso a natureza aproveita para se recuperar. A poluição do ar melhora na medida em que se reduzem-se atividades e transportes - já é possível ver-se o céu estrelado…. No ártico as baleias azuis reaparecem. Em Veneza a poluição das águas diminui e eis que surgem golfinhos na cidade. Golfinhos em Veneza… Em praias do nordeste, vazias, as tartarugas aproveitam para se reproduzir. A natureza se vinga, com exuberância, do homem que a destrói.

Mas, há medo. As pessoas se recolhem, temerosas. Famílias confinadas enfrentam a realidade da convivência forçada. Cresce, vagarosamente, o sentimento da solidão. É o apelo da vida social que deixa de existir.

Situação como essa nos leva a pensar sobre como seria se estivéssemos ameaçados por algo contra o que nada poderíamos fazer. Os sempre citados meteoros gigantes que poderiam colidir com a Terra são exemplo de situação incontornável. Queira-se ou não o Covid-19 encurrala a humanidade e faz-nos refletir sobre o nosso destino. A vida é breve. Mais curta ainda pode ser caso sejamos infectados por um vírus que vai fazendo milhares de vítimas em todo o mundo.

Há muito sobre o que se pensar.

Escrito por Ayrton Marcondes

7 abril, 2020 às 12:22 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta