Navegando at Blog Ayrton Marcondes

Navegando

deixe aqui o seu comentário

Não sei ao certo como chamamos aos membros de grupos que se formam nas redes sociais. Comunidades? É que tantos são os neologismos ligados às vertentes que hoje se integram via internet que é preciso muita atenção ao caracterizá-los. Todo mundo navega.

Existem grupos de variados tipos e interesses. Pessoas se ligam segundo afinidades ideológicas, comportamentais, interesses, amizades etc. Há grupos reunidos em torno de algum saudosismo. Trata-se de ex-colegas de bancos escolares, universidades e mesmo aqueles que conviveram em trabalho nas mesmas empresas. Nesses casos os membros em geral têm mais idade de modo que se trata de reencontros nos quais se valorizam amarras do passado. E daí? – perguntarão. Todo mundo sabe disso e nenhum mal há nisso. Muito bom o florescimento e manutenção da fraternidade.

Pois é. Se você faz parte de grupos dessa natureza talvez tenha se habituado à rotina de seus participantes. Não será demais dizer que em muitos casos predomina verdadeira febre de enviar e reenviar mensagens. Aliás, no mesmo dia, em grupos diferentes e de pessoas que não se conhecem, encontram-se as mesmas mensagens. Alguém, em algum lugar do país ou do mundo, dispara um vídeo e esse mesmo vídeo passa ser repetido quase que universalmente. Assim, recebemos em nossos Whats uma enormidade de fotos, vídeos, textos etc, contendo informações que, na maioria das vezes, não oferecem o menor interesse. Isso quando não somos expostos a golpes bancários, anúncios publicitários, vírus de computador e mesmo correntes de fake news.

Por outro lado, há que se lembrar da existência de pessoas que parecem nada mais terem a fazer que passar horas de seus dias conectados, recebendo e enviando mensagens. Conheço gente que já ao amanhecer dispara seus bons dias, e-mojis etc. Mas há o lado pertinente da coisa que é o carinho entre velhos amigos, as saudações em datas como aniversários etc.

Acusam-se grupos de internet de fazerem muito mais mal que bem. De fato, são comuns participações nas quais uma só pessoa move todo um grupo contra alguma coisa, sendo que nem sempre a causa é verdadeira. Isso sem falar nos casos de difamação e inverdades com consequências morais e profissionais.

Há poucos anos não contávamos com a eficiência dos meios de comunicação hoje ao alcance da população. Impossível prever o futuro disso tudo num momento em que a tecnologia se desenvolve rapidamente e emergem novas propostas como veículos independentes e avançados robôs criados com auxílio da inteligência artificial.

Escrito por Ayrton Marcondes

23 janeiro, 2020 às 8:15 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta