Agonia de Baleias at Blog Ayrton Marcondes

Agonia de Baleias

deixe aqui o seu comentário

Está acontecendo na África do Sul, perto da Cidade do Cabo. Eram 55 baleias; 20 delas foram devolvidas ao mar, uma morreu e para as 34 restantes não há remédio: serão sacrificadas.

Há pessoas que sofrem pela dor do mundo, tomam por suas desgraças alheias de qualquer tipo. Não pertenço a esse grupo, mas desde sempre fui capaz de sentir a dor das baleias. Fotografias desses animais encalhados chegam a mim impregnadas dos caminhos por eles percorridos. Imagino a força descomunal desses seres que percorrem longitudes e desafiam as correntes marítimas, poderosos, absolutos, régulos em um mundo de barbárie competitiva.

De que latitudes vieram os animais estupendos que agonizam nas praias da África do Sul? Que desafios terão conhecido e que força os subjugou? Por que o destino da liberdade nas águas lhes foi subitamente negado? Por que a morte inglória numa prisão de areias, pequena demais ante a colossal imensidão dos mares tão próximos e que as fariam viver?

Especialistas terão respostas práticas para tais perguntas. Identificarão a origem das baleias e suas rotas até chegarem ao local onde agora agonizam. Também as sacrificarão em nome da humanidade de evitar-lhes maior sofrimento. Mas não poderão deter essa dor que vem de tão longe e me atinge, a dor da espera do sacrifício, a dor da potência que deixará de ser, a dor terrível da morte num cárcere sem água junto ao oceano.

Escrito por Ayrton Marcondes

31 maio, 2009 às 10:34 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta