A democracia at Blog Ayrton Marcondes

A democracia

deixe aqui o seu comentário

Nos meios de comunicação dois assuntos predominam: o comportamento do presidente e perigos à democracia. Do presidente registre-se o crescimento da insatisfação com ele e seu governo conforme nos informam as pesquisas. Sobre a democracia são alinhavados comentários que, no fundo, dizem a mesma coisa: o regime democrático segue firme, mas tem sofrido abalos.

Churchill dizia que a democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras que foram tentadas. Os brasileiros que viveram sob o regime ditatorial haverão de concordar com isso, excetuando-se alguns, naturalmente. Regimes autoritários impostos e mantidos pela força são pródigos em arbitrariedades. Despertam ódios e reações extremadas. Reprimem de forma violenta. Não aceitam o pensar diferente. As regras são impostas, cabe ao povo segui-las.

Seja como for o melhor é viver sob regimes democráticos, embora suas contradições. Nenhum outro sistema experimentado até hoje proporciona liberdades comparáveis às oferecidas pela democracia. Vejam-se os países que eram obrigados ao comando comunista russo. Regimes totalitários nos quais as liberdades individuais eram tolhidas. Isso sem falar nos transtornos econômicos que afetam todas as áreas. Enfim, a democracia é imperfeita, mas o melhor que se tem para o momento.

A Guerra Fria foi-se embora com a queda do muro de Berlin. Por aqui tem-se tentado ressuscitá-la. De repente a polarização entre direita e esquerda retorna ao dia-a-dia o que nos mostra que certas ideologias estão insepultas. Reaparece o radicalismo. Não só aqui, mas em outras partes do mundo surgem sinais ou realizações de governos totalitários. Daí falar-se em perigo à democracia.

O Brasil atravessa fase complexa com seu perfil econômico abalado. A insatisfação se dissemina, perigosamente. No caldeirão os ingredientes de uma sopa cujo aroma é perverso. Mas, não se acredita no pior. Pior que está não fica. Daqui para a frente vamos melhoras, não é assim que se manifestam as boas almas?

É preciso abrir os olhos. Permanecer de olhos bem abertos.

Escrito por Ayrton Marcondes

2 setembro, 2019 às 3:41 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta