Bicho Boca Aberta at Blog Ayrton Marcondes

Bicho Boca Aberta

deixe aqui o seu comentário

ladofacefrenteAí está o Bicho Boca Aberta conforme o vi e fotografei. Produzido pela Associação dos Artesãos do Padre Cícero, o Bicho apresenta-se como híbrido entre humano e animal. Seu aspecto é a um só tempo intrigante e desconcertante. As crianças o temem; as mulheres vêem nele indícios de mau agouro; os homens aproximam-se, escrutinando-o por todos os lados, mas não se animam a adquiri-lo; o especialista busca na forma esdrúxula as componentes mentais das mãos que lhe deram a grotesca forma.

Nele existe a face desumanizada que se torce na boca aberta prometendo imersões no desconhecido. Há malícia e intriga nos grandes lábios que simulam o sorriso dos desgraçados, dos bêbados para sempre perdidos, dos afrontados por toda sorte de infâmias. Se o observamos por trás, somos tomados pelo espanto diante do cabelo/crina de mulher animalesca que se consubstancia no vasto traseiro de quadrúpede mesclado com nádegas femininas das quais pende um longo rabo.

O Bicho Boca Aberta é uma criação do bem feita para o mal, o homem com pés de burro. Será intruso em qualquer casa posto que testemunhe sempre a possibilidade do insólito e da desgraça.  

O Bicho Boca Aberta é o agreste, a súmula da caatinga, o produto da seca, o resultado da natureza retorcida, a cópia infiel de homens trajados com vestes de couro que vagam pelas solidões desérticas do nordeste.  
O Bicho Boca Aberta  é a caricatura assombrada do nordestino sofrido, seu grito contra a fome, explanação visual e absurda da miséria.

Escrito por Ayrton Marcondes

30 maio, 2009 às 5:01 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta