John Updike at Blog Ayrton Marcondes

John Updike

deixe aqui o seu comentário

John UpdikeMorreu nesta semana o escritor norte-americano John Updike, autor de muitos livros traduzidos entre nós. Entre eles, destaca-se a série “Coelho Cai”, “Coelho Corre”, Coelho cresce” e “Coelho em crise”.

Updike pertence a uma geração que sucedeu outra à qual pertenceram grandes nomes da literatura norte-americana: Ernest Hemingway, William Faulkner e Scott Fitzgerald.  Este último tem sido lembrado ultimamente graças a um pequeno conto que escreveu e que faz parte do livro “Seis contos da era do jazz”. Um desses contos é  “O Curioso Caso de Benjamin Button”, agora transformado em filme e em cartaz nos cinemas.

Livro interessante de Updike é uma coletânea de ensaios intitulada “Bem perto da costa”. No livro, Updike situa os ensaios como escritos menos perigosos, realizados bem perto da costa; na mesma linha, os textos técnicos são os escritos de terra firme;  já os romances pertecem ao universo das vastidões oceânicas onde o escritor está só em seu pequeno barco e à mercê de toda sorte de perigos. Quem já se aventurou pelos caminhos da elaboração de textos concordará essa opinião de Updike.

Escrito por Ayrton Marcondes

29 janeiro, 2009 às 4:48 pm

deixe aqui o seu comentário

Postado em Cotidiano, Literatura



Deixe uma resposta