Imigração at Blog Ayrton Marcondes

Imigração

deixe aqui o seu comentário

Toda sorte de problemas relacionados à precariedade das condições de vida leva milhares de pessoas a atravessar a fronteira entre EUA e México. A busca pela vida em um país rico no qual oportunidades de trabalho existem é o motor da aventura à qual se arriscam os imigrantes.

No mês de fevereiro deste ano 76 mil pessoas atravessam a fronteira. É esse número elevado de imigrações que leva o presidente americano a exigir a construção de um muro. Além disso, Trump ameaça o México com sanções econômicas caso o governo mexicano não haja no sentido de impedir a imigração. Para responder a essa exigência o México deslocou para a região fronteiriça 15 mil soldados.

A fronteira entre México e EUA tem mais de 3 mil km. Nos EUA os democratas se opõem à construção do muro. Mas, enquanto se discute o movimento de imigração ilegal prossegue. Daí que crianças acabam sendo separadas de seus pais e recolhidas ao que muitos consideram como verdadeiros campos de concentração.

Quanto a esse assunto as opiniões são divididas entre os americanos. Há quem destaque que sem imigrantes o país não conta com gente para a realização de serviços básicos. Outros chamam a atenção para o fato de que com os imigrantes há elevação de taxas a pagar. Duas irmãs têm opiniões opostas sobre a imigração: para uma a pergunta sobre quem vai lavar o carro dela prevalece. Para a outra será ela a pagar mais pela imigração desenfreada.

A travessia da fronteira é, entretanto, perigosa. Pessoas desaparecem, muitas delas vítimas de coiotes enganosos que cobram para levá-las ao outro lado e não o fazem. Outras são presas e devolvidas aos seus países após serem recolhidas a prisões nos EUA.

A imigração é um problema de difícil solução. O risco à vida dos que se aventuram nas travessias é alto. Hoje está publicada foto de um pai e sua filha, mortos dentro de um rio. A menina tem o braço em torno do pescoço do pai. O sonho americano custou a eles a própria vida.



Deixe uma resposta