O Brasil dos brasileiros at Blog Ayrton Marcondes

O Brasil dos brasileiros

deixe aqui o seu comentário

Refiro-me ao Brasil consoante nosso entendimento enquanto filhos dessa terra. A famosa frase atribuída a Tom Jobim está muito em alta: o Brasil não é para principiantes. Talvez seja melhor acrescentar: nem para os veteranos.

Não é o caso de gastar tempo, cintando as incongruências às quais estamos habituados. Tanta disparidade acontece que vão se tornando “normais”, peças do cotidiano. Quem acompanhou, no dia de ontem, a efervescência ocorrida entre membros do Poder Judiciário sabe, perfeitamente, ao que nos referimos. Este é um país que sobrevive, heroicamente, a toda sorte de desastres.

A quem vive por aqui existe a certeza de que tudo é possível. Tudo pode acontecer, inclusive após autoridades estarem no quase recesso. Como afirmou um jornalista, aos 45 do segundo tempo…

O problema é que estamos cansados. A mesmice do noticiário avisando-nos sobe atos destemperados, violência, corrupção, esgota-nos. O brasileiro de hoje é um sujeito que não tem em quem confiar. Está-se no território da suspeita. Sobre tudo paira pelo menos uma ponta de desconfiança. Que dizer de um país no qual o presidente em exercício, prestes a deixar o governo, é acusado pelo Ministério Público de favorecer empresa portuária da qual suspeita-se seja ele mesmo o proprietário? Que dizer de uma corte superior na qual há muito desapareceu o colegiado e as diferenças de posicionamentos de seus membros escancara-se à opinião?

Eis que se aproxima o natal. Em pouco adentraremos o novo ano. Nesse período em que as pessoas buscam se encontrar resta-nos torcer para que se inaugure uma nova época de entendimento e paz. Desnecessário dizer que não se tem muita esperança nisso dado o permanente conflito de interesses reinante entre os que nos dirigem. Mas, não custa ter um pouco de fé no bom-senso dos homens.

Escrito por Ayrton Marcondes

20 dezembro, 2018 às 2:26 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta