Roy Hargrove at Blog Ayrton Marcondes

Roy Hargrove

deixe aqui o seu comentário

Então. A minha última visita a New York aconteceu em 2001, uma semana antes do ataque ao World Trade Center. Aliás, depois disso, não mais retornei aos EUA. Às vezes chego a sentir uma coceirinha de viajar para lá. Que tal uma ida a New Orleans para uma sapateada naquelas ruas onde o jazz corre solto?

Muita gente vai aos EUA e por motivos diferentes. Há quem viaje exclusivamente para fazer compras. Nesse sentido, o mercado norte-americano é sempre invejável. Quanto a mim a razão principal de visitar o grande país do norte sempre foi prioritária: o jazz.

Os clubes de jazz de New York são mesmo os melhores do mundo. Para mim o Village Vanguard e o Birdland são fantásticos. Aliás, tive o privilégio de ainda ver em ação grandes nomes do jazz, a maioria deles hoje desaparecidos, infelizmente. E não foi só em New York e outras cidades americanas. No primeiro festival de jazz realizado em São Paulo, em 1978, recebemos a visita e participação da nata do jazz naquela época. O festival aconteceu no Anhembi, em São Paulo.

Pudemos ouvir, ao vivo, Dizzy Gillespie, Zoot Simms, Benny Carter, Ray Brown, Chick Corea, Ahmad Jamal, Jimmy Rowles, Milt Jackson, Roy Eldridge e tantos outros. A nata do jazz viera a São Paulo e estava ao nosso alcance. Grandes nomes da música norte-americana circulavam pelo Anhembi naquela grande festa do jazz realizada no Brasil.

Mas, ao Roy Hargrove. Creio ter sido em 2001 que o vi, liderando um quarteto, no palco do Village Vanguard. Naquela noite o acaso nos proporcionou inesperado encontro. Estávamos, eu e minha mulher, posicionados para assistir Hargrove quando, ao nosso lado, acomodou-se justamente Barry White. O famoso cantor e músico, extremante gentil, de imediato mandou servir-nos uma dose de whisky. Inesquecível o tratamento carinhoso de Barry à mocinha que nos serviu na ocasião. Extasiada diante da presença do ídolo, ele a recebeu com levas toques de seus dedos nas pontas dos seios dela…

Daquela noite guardo o som puro do trompete de Hargrove. Descoberto por Winston Marsalis, Hargrove destacou-se no mundo do jazz, tendo tocado com grandes nomes desse gênero musical tais como Herbie Hancock e Joshua Redman.

Hargrove faleceu aos 49 anos de idade, vitimado por parada cardíaca após complicações de uma doença renal. Deixa-nos gravações nas quais se mantém vivo o seu talento.

Escrito por Ayrton Marcondes

5 novembro, 2018 às 12:07 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta